URUGUAI





Estamos no final de 2011. Depois de conhecer quase todos os países da América do Sul, decido que vou conhecer o Uruguai, mas como penso ser um país, sem grandes atrativos, resolvo que farei somente uma passada por lá, até para constar no currículo de turista.

A expectativa era tão baixa, que encaixei o Uruguai no final de uma grande viagem que fiz pelo sul da Argentina, então como já estaria finalizando “a grande viagem”, daria uma “passadinha” no Uruguai.

Eu entrei no Uruguai por Colônia do Sacramento, e o roteiro foi montado de modo a seguir para Punta del Leste e depois para Montevidéu. Isto distribuído em poucos dias.

Quão grande foi minha surpresa, já que no primeiro e único dia que passei em Colônia do Sacramento, me dei conta que estava apaixonado pelo país. Depois disto foi uma sequência de surpresas e admiração. O tempo programado foi mínimo, tanto que passado um tempo, retornei para conhecer um pouco mais daquele país e te digo que ainda voltarei outras trocentas vezes, pois a cada vez que leio ou vejo alguma reportagem sobre aquele país, descubro que quero voltar e voltar para conhecê-lo e desfrutar de sua hospitalidade.

Considerado um dos melhores países para se viver na América do Sul, com alto índice de qualidade de vida. Terra de gente tranquila e educada, onde nota-se a preocupação com o bem viver.

Recentemente no Globo Repórter, houve uma reportagem a respeito do Uruguai, onde se ressaltou muito o estilo de vida do povo uruguaio e as belezas e atrativos do país. Garanto que tudo o que mostraram é realmente daquela forma, eu revivi toda a experiência que tive no país durante minhas estadias. Se você tiver oportunidade, tente assistir por meio do site da Globo. clique aqui

Vou iniciar a narrativa falando de Montevidéu, que é por onde a maioria dos turistas adentra no país. Trata-se de uma capital com característica de cidade grande do interior, onde nota-se um modo de vida tranquilo.

MONTEVIDÉU

Comece o seu tour pela Plaza Independencia, na região central, que pode ser considerado o marco principal.

Trata-se de uma praça ampla e clean, já que possui somente alguns jardins rasos e um lindo monumento que retrata um dos heróis nacional, o General Artigas (um estadista da Revolução do Rio da Prata). Ao redor da praça, você pode ver:

• Palácio do Governo
• Palácio Salvo
• Teatro Solis
• Puerta de la Ciudadela que indica a entrada para a cidade velha, que de velha tem muito pouco.

Na praça também se inicia a Av. 18 de Julio, que é uma das principais avenidas de Montevidéu. É uma avenida larga composta por prédios com arquitetura de época, muitas lojas, calçada ampla, enfim é o local ideal para perambular no centro.

Falando de modo separado dos locais que compõe a Plaza Independencia, podemos dizer:

Teatro Solis : Trata-se do principal Teatro uruguaio, foi inaugurado em 1856, é uma edificação muito bonita, em minha opinião ( de leigo em matéria de arquitetura..rs.rs.rs..) é um construção de linhas simples, porém marcantes, ao estilo uruguaio. Noto que aqui as coisas não costumam ser ostentosas, mas são imponentes, demonstram força e estilo próprio. Você pode visitar o teatro internamente, por meio do programa de visitas guiadas, para isto dirija-se à recepção e obtenha informações a respeito dos horários. É pago, barato e você pode escolher o idioma, eles tem guias que fazem o tour em português. A decoração é belíssima, um dos teatros mais bonitos que já conheci. Recomendo.




Av. 18 de Julio – como comentado anteriormente, vale a pena dar uma volta nesta avenida, ao cruzar alguns quarteirões você terá acesso a praças interessantes, as principais são Plaza Cagancha e Plaza del Entrevero (encontrei duas identificações para esta praça, ou seja, também o nome de Plaza Fabini).


A Plaza del Entrevero é um local muito tradicional, possui jardins rasos, um lindo monumento e no final da tarde você notará a quantidade de uruguaios que se dirige até ali, sentam-se em grupos nos diversos bancos dispostos pela praça, levam sua cerveja que lá se toma em litros, isto mesmo, em garrafa de vidro contendo 1 litro do saboroso liquido. A cerveja uruguaia é encorpada e muito saborosa. Então recomendo que curta o momento e faça como eles, compre sua cerveja ou refrigerante ou mesmo água, sente-se por ali, desfrute o visual e sinta como é bacana o modo simples de viver do uruguaio.

 

Palácio Salvo – já foi considerado como o mais alto da América do Sul, possui uma arquitetura muito bonita e interessante. Foi construído em duas etapas, a primeira seguiu um estilo e depois de pronto, resolveu-se ampliá-lo na questão altura, então foi adotado outro estilo, porém a combinação de ambos, resultou em um edifício com fachada interessante e estilosa.

Puerta de la Ciudadela – quando você estiver rodeando a Plaza Independencia, identificará rapidamente este portal. Bem, é cidade velha no modo de falar, é por ali que você poderá seguir a pé e chegar ao Mercado del Puerto.



Aproveitando vamos falar sobre o:

Mercado del Puerto – O acesso a pé se dá pela Puerta de la Ciudadela.

Não consigo explicar de modo detalhado como seguir (siga xx ruas, vire a direita, vire a esquerda, blá, blá) pois são várias as “quebradas” de ruas, mas peça informação logo após passar pelo portal, e as pessoas te indicarão como fazer o roteiro. No caminho você verá várias lojas, restaurantes, algumas praças, uma linda igreja, enfim é um passeio agradável de fazer. É tranqüilo. Não recomendo ir ao final da tarde, já fui e não gostei da “atmosfera”, pois como há muito comercio, começam a fechar e vai ficando tudo meio deserto, e região de porto, já viu né ? Se você for em um dia de domingo, pelo fato do comercio estar fechado, há policiais por todo o caminho orientando como chegar até o mercado, é bastante tranqüilo.


Em minha opinião é um passeio imperdível, inclusive programe para almoçar ali. O local possui muitos restaurantes que servem o típico churrasco uruguaio, a famosa “parilla”. Você verá diversos “assaderos”, ou seja, churrasqueiras, muito coloridas, pois eles assam junto com as carnes, diversos tipos de legumes, é uma visão muito bonita. Eu fiquei pasmo com a quantidade e diversidade de produtos em um único assadero. Alias, ali ouvi um ditado bem interessante que traduzido significa “No Uruguai tudo que se move/caminha vai parar na churrasqueira”... prova disto são os assaderos...rs.rs.rs..

Aproveite e prove o drinque local que é o Medio Y Medio (vinho branco seco e espumante), segundo consta foi criado em um restaurante deste mercado, o Roldós.
 

Assistindo uma reportagem sobre o mercado, soube que há uma sobremesa feita nos restaurantes do mercado que é bastante recomendada, trata-se de bata doce assada, eu não consegui gravar o nome. Ainda não provei, pois soube disto depois que voltei de lá, mas quando retornar será uma das primeiras coisas que irei conhecer/provar. Quem sabe você se adianta e possa me dizer se realmente é boa ??

Também há várias lojinhas e uma feirinha onde se vende artesanato local, bastante coisa bonita, um artesanato diferenciado.

Ramblas
São largas avenidas que circulam parte da orla do rio de la Plata, que margeia parte de Montevidéu. Estas avenidas são muito largas tanto a parte para veículos como as calçadas para pedestres. Os uruguaios freqüentam muito estas ramblas, inclusive nos finais de semana. Você encontra pessoas correndo, caminhando, pedalando, pescando, tomando sol ou simplesmente sentadas observando a paisagem e tomando o seu mate, que por aqui você vê a todo o momento, desde executivos até jovens, com sua cuia e sua garrafa térmica, desfrutando esta bebida, que parece beberem mais que água.

No percurso das ramblas você encontrará diversas atrações, então dependendo do seu tempo disponível na cidade, poderá caminhar, caminhar e caminhar por elas.

Você encontrará várias praias (de água doce), com areia e tudo mais, onde poderá “veranear” caso queira, e isto, sempre na companhia de muitos uruguaios que a exemplo dos europeus, desfrutam a vida de modo simples e nas coisas mais básicas possíveis.

Quando estive em Montevidéu, reservei praticamente um dia para conhecer as ramblas e mesclei diversos tours com esta atividade, de modo, que na medida em que caminhava ia riscando de minha lista, vários pontos a serem conhecidos tais como sede do Mercosul, Parque Rodó, praia Ramirez, etc.

Se o seu tempo estiver curto, vale a pena pegar um táxi e pedir para o motorista, conduzi-lo pela rambla (da região central até Pocitos), pois visualmente é muito bonito o percurso.

Sede do Mercosul
Fica no inicio da Rambla Presidente Wilson, é um prédio de bonita arquitetura, inaugurado em 1909 e anteriormente ali funcionava um hotel. Esta localizado ao lado do parque Rodó e próximo à Playa Ramirez, então de uma tacada só você realiza três passeios.


Parque Rodó
De fácil acesso por meio da Rambla Presidente Wilson. É um local amplo, com amplos gramados, jardins e alguns monumentos, onde você desfrutará de momentos de paz e tranqüilidade. Possui pontos que oferecem a oportunidade de se fazer lindas fotos, eu quando estive ali, fotografei bastante.




Praias
Como já disse anteriormente você encontrará algumas praias durante o passeio pela ramblas, bem próximo do parque Rodó e Sede do Mercosul, há uma praia (com areia e tudo mais), bastante agradável, é a Playa Ramirez, ali você poderá curtir seu sol, bronzear-se, banhar-se, enfim ter o seu dia ou momento de praia, de forma plena. Nos finais de semana, os uruguaios chegam, inclusive, em família para desfrutar seu lugar ao sol. É muito interessante. E tudo isto sem cair no conceito “farofeiro”..rs.rs.rs...


Rio de la Plata
Durante o passeio pelas ramblas você terá o tempo todo o Rio de la Plata como destaque de fundo. É um rio de coloração marrom clara, e não é considerado poluído, você verá isto pela quantidade de pessoas que nadam em sua orla.

Sede do Congresso – Palácio Legislativo
A sede do Congresso uruguaio está instalada em um edifício belíssimo chamado de Palácio Legislativo. É um dos prédios que mais me encantou. A quantidade de detalhes e o trabalho em relevo é algo que impressiona. Ele fica fora do centro, porém eu notei que da Plaza del Entrevero, na Av. 18 de Julio, há uma avenida que sai em frente ao Congresso, portanto se você for do tipo de adora uma caminhada, poderá ir até lá. Quando notei isto, era inicio da noite, então não havia tempo para ir e mostrá-lo aos amigos que estavam comigo, mas farei isto da próxima vez que for a Montevidéu.



Dicas de hospedagem com base em minhas experiências.

Já fiquei hospedado no Hotel Ibis que é localizado na Calle la Cumparsita, de frente para a Rambla Republica Argentina clique aqui. Se você optar em hospedar-se ai, o único inconveniente é que ele fica fora do centro, mas o acesso em táxi é bem rápido e fácil. Para realizar o passeio pelas ramblas, Sede do Mercosul, Parque Rodó, Playa Ramirez, etc o acesso é facílimo, basta descer e caminhar para o lado esquerdo.

Também já me hospedei na região central, e da última vez, fiquei em um hotel moderno, novo e muito bem localizado, praticamente ao lado da Plaza Independencia. É o Hotel Orpheo Express (Calle Andes 1449 – Centro). Atendimento excelente, instalações novas e próximo das principais atrações. Você vai gostar. clique aqui

Outros locais para hospedagem são Pocitos e Punta Carretas, ficam fora do centro, porém o acesso é fácil. Estes bairros são modernos, com diversos bons hotéis, além de oferecerem uma infraestrutura excelente ao turista, no que diz respeito a restaurantes, lanchonetes, bares, lojas, bancos, shopping, etc. Estes bairros estão no caminho entre centro e aeroporto. Detalhe: você pode curtir várias praias (de água doce) tanto em Pocitos como em Punta Carretas.

City tour
Vários dos pontos citados, podem ser conhecidos de forma rápida no city tour oferecido pelas agências de turismo. Porém, há outros locais interessantes para se conhecer, fora do centro de Montevidéu que salvo engano não são de fácil acesso por meio de transporte público, já que a cidade não dispõe de metrô, então os trajetos tem que ser feitos em ônibus ou táxis.

Eu fiz o city tour, assim que cheguei à cidade pela primeira vez. Como já disse no primeiro Post, eu sempre recomendo fazer o city tour, para que se tenha uma idéia da localização dos pontos principais, a história local que sempre é dita pelos guias, enfim uma forma de começar a familiarizar-se com a cidade.

Recomendo fazer o city tour, pois você terá a oportunidade de visitar pontos interessantes, além dos citados neste post, posso citar os seguintes: antiga zona residencial do Prado com sua arquitetura peculiar, seus monumentos aos últimos “Charrúas" e a " La Diligencia”. Parque Batlle y Ordoñez, o monumento "La Carreta" e o Estádio Centenário, bairro residencial de Carrasco, etc


Mas estando com o tempo curto, sem possibilidade de encaixar um city tour no seu roteiro, faça o tour que descrevi aqui, e já poderá dizer que conheceu Montevidéu, pois optei em citar os pontos principais.

Dica de restaurante
Não vou falar sobre gastronomia, pois este não é o foco das postagens, mas apenas informar algumas dicas, isto quando conhecer locais e pratos interessantes.

Sobre locais, vou falar um pouco sobre o Rara Avis. É um restaurante que fica no prédio do teatro Solis (estando em frente do teatro fica do lado esquerdo). Pense em um local chique, elegante, sofisticado, com um atendimento de primeiríssima qualidade, pratos saborosos e por tudo o que oferece, cobra um preço justo.

Da última vez que estive no Uruguai, fui com amigos para mostrar a eles o que eu conhecia da cidade de Montevidéu e também comemorar meu aniversário. Então chegando ao hotel pedi orientação a respeito de um bom restaurante e me indicaram o Rara Avis. A indicação foi perfeita. Ao final saímos todos saciados e maravilhados com o atendimento recebido. Foi muito bom.

Se você aprecia um excelente jantar, durante sua viagem, não deixe de conhecer o Rara Avis,clique aqui, garanto que será uma experiência inesquecível. Sem querer fazer propaganda, mas fazendo...rs.rs.rs.. estou publicando algumas fotos para despertar interesse.


Doce de Leite
Você sabia que o doce de leite uruguaio é considerado como um dos ou o melhor do mundo ? Pois é, eu gosto demais deste tipo de doce, então sempre estou experimentando-o quando deparo com ele em outros países e também aqui no Brasil. Mas confesso que igual ao uruguaio, não encontrei nenhum. Você simplesmente tem que experimentar.

Inclusive, os famosos “panqueques de dulce de leche” (panquecas com doce de leite), que é um sobremesa típica da região (Uruguai e Argentina).

Sanduíche local : CHIVITO
O sanduíche local é o “chivito”, uma espécie de X-tudo. Muito bom, para dar conta de um chivito inteiro você tem que ser valente...rs.rs.rs.... Não deixe de experimentar.

Artigos de Couro
Se você gosta de artigos de couro, principalmente jaquetas, aproveite para conhecer os produtos uruguaios. Couro de excelente qualidade, macio, peças bem acabadas, modelos discretos e elegantes, enfim tudo de bom. O preço cobrado pelas peças é justo, levando-se em conta a qualidade dos produtos.
Tenho dica de uma loja de fabrica de artefatos de couro, principalmente jaquetas, em pleno centro da capital.

Você estando na Plaza Independência, de frente para Av 18 de Julio, tendo o Palácio Salvo à sua direita, siga sob a marquise do Palácio Salvo, e logo que completar o “L”, procure uma porta com identificação da loja de produtos de couros, ela fica no primeiro andar, basta subir a escada. Vale a pena dar uma olhada nos produtos e preços, o atendimento é excelente e em minha opinião os preços também, pois os produtos são de ótima qualidade. Caso queira algo especial, eles fazem peças sob encomenda, com entrega em dois dias. É claro que não consegui sair ileso dali, comprei uma jaqueta muito linda.

Resolvi que não farei Post muito grande, isto para não cansar o leitor, de modo que ainda tenho muito para falar sobre o Uruguai e será sobre Colônia do Sacramento e Punta del Leste.

Farei um Post – parte 2 onde abordarei estes dois locais.

Então vou ficando por aqui e torcendo para que você tenha apreciado as informações a respeito de Montevidéu.

Caso tenha dúvidas ou queira perguntar algo, não hesite, faça contato.

Um abraço

Benevide



Olá! Aqui estou novamente para dar continuidade ao post referente ao Uruguai, falarei sobre Colônia do Sacramento e Punta del Este.
Vamos começar por:

COLONIA DO SACRAMENTO

A história de Colônia do Sacramento é bastante conturbada, já que no passado pertenceu a Portugal e Espanha e, entre idas e vindas acabou por ficar anexada na parte da América Espanhola, passando a pertencer ao Uruguai.

Não vou ficar aqui falando de história, já que o nosso foco é o turismo. Mas caso você queira inteirar-se sobre o tema, antes de conhecer a cidade, no site da Wikipedia Clique aqui, você tem acesso a um resumo bem interessante.

Trata-se de uma cidade histórica, estilo colonial, muito graciosa, cuja arquitetura remete ao estilo português e espanhol. Notei que o estilo português predomina, pois as edificações em sua maioria são de linhas simples, formando um estilo de casario diferenciado, sendo este um dos motivos, pelo qual o bairro histórico de Colônia do Sacramento é considerado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade desde 1995.


















Colônia do Sacramento possui diversos pequeninos museus, abertos à visitação. Há um grupo de museus em que ao comprar o ingresso de um deles, você terá direito de visitar gratuitamente os demais, utilizando o mesmo ingresso.

Pelo fato de Colônia ser banhada pelo Rio de la Plata, você terá a oportunidade de conhecer as praias (de água doce) próximas da cidade.

O acesso à Colônia do Sacramento, pode ser de duas formas, em barco desde Buenos Aires ou de ônibus/carro desde Montevidéu. Devido à proximidade de Buenos Aires com Colônia, este é um tour muito vendido pelas agências de viagens portenhas, no entanto, você pode fazê-lo por conta própria tranquilamente.

Chegando via Buenos Aires – Em Buenos Aires, você se dirige à Buquebus ( Clique aqui ), que fica localizada em Puerto Madero e adquire sua passagem, é necessário apresentação de passaporte ou identidade. No próprio terminal da Buquebus, você recebe o visto para adentrar no Uruguai.

Embarca no ferryboat e dentro de 1 hora estará desembarcando em terras uruguaias, ou seja, direto em Colônia do Sacramento. O terminal da Buquebus, em Colônia, é ao lado da rodoviária, ali você procura o posto de informações turísticas, obtenha um mapa turístico e se informe a respeito de como chegar ao centrinho de Colônia.

Chegando via Montevidéu - No Terminal Rodoviário Três Cruces em Montevidéu, você compra passagem para Colônia e 2 horas após o embarque, chegará ao terminal rodoviário de Colônia. Ali, procure o posto de informações turísticas, obtenha um mapa turístico e se informe a respeito de como chegar ao centrinho de Colônia.

Daí é seguir o roteiro e apreciar/curtir a cidade.



Quando estive lá, resolvi dormir uma noite, pois no dia seguinte seguia para Punta del Este. Há um hotel bem próximo da rodoviária, que é simples, porém com um atendimento impecável. É o Hotel Ayres Colonia Clique aqui.

Como estava somente de passagem, este me pareceu a melhor opção, pois não tinha que fazer deslocamentos com a bagagem, já que estava muito próximo do terminal fluvial e rodoviário, além de estar no caminho para o centrinho.

Caso você queira se hospedar em Colônia, consulte a internet e verá que há muitos outros hotéis na cidade, inclusive próximo ou no centro histórico, onde é bacana hospedar-se, principalmente se você optar em ficar mais que um dia.

Vou falar sobre os pontos principais para se conhecer em Colônia do Sacramento, inclusive, tentar manter a ordem das atrações conforme você vai adentrando no centro histórico e arredores:

Basílica do Santíssimo Sacramento: Esta igreja é a sucessora da primeira construída no atual território uruguaio, que foi levantada em 1680. A atual igreja foi ampliada e restaurada no decorrer dos séculos, o que deu ao templo a forma atual. Em seu interior há obras de arte de estilo colonial.


Plaza 25 de Mayo: Também conhecida como Plaza Mayor, era usada para exercícios militares. Vários importantes edifícios históricos da zona antiga se concentram ao redor desta praça, são eles a Casa de Nacarello, o Farol, o Arquivo Regional, o Museu Municipal, a Casa de Lavalleja e o Museu Português.




Museus - são vários os museus existentes no centro histórico de Colônia, no entanto vale comentar que são pequeninos e caso você não aprecie museus, visite um ou dois para ter uma idéia do que há para se ver. Caso seja um apaixonado por museus, apreciará o material exposto. Eu entrei em todos os que estavam abertos, pois tinha tempo e queria ver o que realmente havia em exposição. São eles: Museu Espanhol, Museu Municipal, Museu Português, Arquivo Municipal, Casa de Lavalleja, Casa do Vice-Rei, Museu do Azulejo e Casa de Nacarello.

Farol - No local das ruínas do Convento de S. Francisco Xavier, em 1857 foi levantado um farol que ainda funciona e pode ser visitado por turistas. O acesso se dá por meio de uma escadinha bem esquisita, mas vale a pena encará-la. Do alto você poderá admirar a paisagem da cidade e do Rio de la Plata.



Calle de los Suspiros - Uma dos locais mais visitados em Colônia, é uma rua no centro histórico que corre paralela à muralha da Plaza Mayor (Plaza 25 de Mayo) em direção ao Rio de la Plata. Seu calçamento é feito de pedra e a paisagem é formada por várias casas antigas portuguesas, além de algumas espanholas. São varias as teorias sobre a origem do nome da rua.



Fortificações de Colônia - Caminhando na região do centro histórico você se deparará com vestígios das antigas fortificações de Colônia.



Orla - Durante seu passeio, em diversos pontos desembocará em uma orla margeada pelo Rio de la Plata. Local com vista bonita, alguns pontos para descansar e apreciar a paisagem, bebericar/pesticar algo, enfim, desfrutar o local/momento.




Restaurantes - Os pratos oferecidos são fartos e de composição/apresentação apetitosa, isto sem contar que você pode acompanhá-los com o maravilhoso vinho uruguaio, que eu amo, inclusive os vinhos feitos com uvas do tipo Tannat, que é grande uva adotada pelo Uruguai. O país possui extensa área de vinhedos dessa casta, a qual é originária do sul da França.

Noite - por ser uma cidadezinha pequena, com aspecto de vila, caminhar pelo centro histórico a noite é muito gostoso, inclusive aproveite para jantar em um dos vários restaurantes instalados em prédios antigos e localizados nas praças principais. A iluminação das ruas e prédios é amarelada, o que dá um toque especial à paisagem.

Mapa turístico – Segue um mapa turístico sobre o centro histórico de Colônia. Você também pode acessar um outro mapa por meio deste link: http://www.mapacolonia.com/ Clique aqui.




PUNTA DEL ESTE



Punta del Este é reconhecida como um dos dez balneários de luxo mais famosos do mundo e um dos mais importantes balneários da América do Sul. É frequentada por artistas, milionários e pessoal da alta sociedade de vários países. Mas fique tranqüilo, apesar de tudo isto você pode frequenta-la tranquilamente...rs.rs.rs..

Oferece praias oceânicas (Atlântico) e de rio (Rio de la Plata), então você escolhe: banho de água salgada ou doce. No verão (considerado alta temporada) atrai mais de 400.000 turistas.

Está distante de Montevidéu 130 km.

Em minha opinião, Punta del Este é uma coisa de louco. Muito bacana, chique, elegante, hospitaleira, tranquila, bonita, aconchegante, enfim um dos locais que quero retornar muitas vezes.



A partir de Montevidéu, o acesso de ônibus é por meio do Terminal Rodoviário Três Cruces e a empresa que faz esta linha é a COT – Compañia Oriental de Transporte. A viagem dura cerca de 2 horas. Para saber os horários clique aqui: Clique Aqui

Caso você esteja viajando em avião para Montevidéu e vá direto a Punta, informo que alguns ônibus da empresa COT que saem do Terminal Rodoviário Três Cruces em Montevidéu, passam pelo Aeroporto Internacional de Carrasco. De modo que ao desembarcar, basta você se informar sobre o local de parada dos mesmos, e ali embarcar direto para Punta. No retorno é a mesma coisa, não havendo necessidade de ir até o centro de Montevidéu. Você pode verificar os horários clicando aqui: Clique Aqui

Punta é pequena, porém com instalações de hotéis longe da rodoviária, então recomendo que ao chegar na rodoviária, utilize um dos táxis ali disponíveis e siga para seu hotel. Apesar do luxo da cidade, inclusive a aparência dos táxis, as corridas são baratas.

Tenho uma dica de hospedagem. Todas as vezes que estive na cidade fiquei hospedado no Hotel Bonne Etoile Clique aqui. É um hotel simples, porém muito limpo, atendimento sensacional, segurança total e a localização é M A R A V I L H O S A! Você faz praticamente todo o centro de Punta, a pé, pois o hotel está em um ponto central. Para você ter uma idéia basta descer um quarteirão e está na região do porto, ou melhor dizendo, MARINA, já que é o local é muito bonito, limpo e bem frequentado. Se subir um quarteirão, está na Av. Gorlero, que é onde acontece o movimento, inclusive noturno, já que é a rua onde estão localizados muitos restaurantes, lojas, bancos, cinema, etc. A rua em que o hotel esta localizado é a Calle 20. Ali ficam instaladas as lojas de luxo, com as principais griffes mundiais, a mulherada "pira na batatinha". Para se ter uma idéia, em frente ao hotel há uma loja da Valentino. Ta bom pra você ???



Então, se você busca uma hospedagem simples, barata, limpa, bem localizada, este é o local. Agora a exemplo do que eu disse na parte de Colônia, há uma relação sem fim de hotéis em Punta, cabe a você pesquisar e decidir sobre o que atendente seu desejo e necessidade.

Inicialmente, não vou ficar falando muito de pontos turísticos de Punta, pois já vou recomendar que faça o city tour oferecido pelas agências. A cidade possui muitos pontos interessantes e apesar de ser pequena ela é esparramada, de modo que se deslocar inicialmente não me pareceu fácil. Quando você faz o city tour, logo toma conhecimento de tudo, ou seja, do centro e dos arredores. O tour em geral é após o almoço onde você tem uma panorâmica da cidade, bairros residenciais, praias, Maldonado (cidade a que Punta é subordinada) e finaliza em Casapueblo, onde terá a oportunidade de assistir um pôr-do-sol belíssimo.


Então, antes de tudo, recomendo que faça o city tour, porque depois ficará muito fácil para você se deslocar em Punta, inclusive a pé, por todo o centro e praias próximas.

Agora vamos falar de cada local que há para se conhecer:

Porto - a cidade conta com um porto que possui grande infra-estrutura e capacidade de desembarque. Todos desfrutam o maravilhoso Porto de Punta del Este, pois é muito bonito, limpo e organizado, além de causar uma vista sensacional da orla. Um dos passeios clássicos é caminhar sobre o cais olhando o movimento dos barcos que chegam e partem. A região é uma das zonas com a melhor gastronomia. No entardecer, dependendo do dia, a natureza realiza um espetáculo muito bonito de se ver, pois dali você pode apreciar e fotografar o lindo colorido proporcionado pelo pôr-do-sol. Apesar de ser um porto, a noite também é um ótimo local para se passear. Se tiver sorte, poderá ver uma família de lobos e leões marinhos que vivem por ali.




















Península - quando você olha o mapa do centro de Punta verá que há uma ponta que finaliza a parte de terra da cidade, ali se encontra a península. De um lado o oceano Pacífico do outro o Rio de la Plata. Em determinado ponto, em um cruzamento de ruas, você avista ao mesmo tempo o rio e o mar, basta virar a cabeça para esquerda ou direita. Na península esta a Punta de la Salina que é o ponto mais ao sul do território uruguaio, que também marca a separação exata entre o Rio de la Plata e o Oceano Atlântico. Desde a Praça Gran Bretaña, que rodeia a ponta, você verá belas paisagens costeiras.




Farol – é chamado de Faro, trata-se da construção mais antiga de Punta del Este, instalado em 1860. Sua localização está na península. É muito bem conservado, no entanto não esta aberto a visitação. Próximo ao farol há uma praça bem conservada e uma igreja muito bonita, o local proporciona cenário para bonitas fotos.



Praia Brava - praia de localização central, banhada pelo oceano Atlântico. Suas águas são agitadas fazendo jus ao nome. Ali você terá a oportunidade de ver uma escultura linda e interessante, que é um dos cartões postais de Punta. É o Monumento Los Dedos. São os famosos dedos saindo da areia. Ela foi feita por um artista plástico chileno durante um concurso de esculturas que aconteceu na cidade na década de 80, ela foi a vencedora. Se você observar próximo desta escultura e distribuídas pela praia Brava você verá outras esculturas que participaram da competição, mas nenhuma chama tanto a atenção como o Monumento Los Dedos. Sempre muito cheia de turistas tirando fotos e posando "em cima" da mesma. Caso você queira uma foto sem gente “pendurada”, tente fotografar pela manhã, bem cedinho. O local fica vazio, eu consegui uma foto assim.



Praia Mansa - também localizada na região central, é banhada pelo Rio de la Plata, suas águas são calmas, o que torna bastante agradável banhar-se ali. O Cassino Conrad fica nesta praia. Há uma grande passarela de madeira, por onde as pessoas caminham ou simplesmente param e ficam apreciando o visual.



Avenida Gorlero - localizada no centro de Punta, faz ligação com muitos pontos turísticos da cidade. Por meio dela você pode ter acesso a praia Brava, praia Mansa, Porto, Península, Calle 20 ou Fashion Road, etc. Por ai você tem idéia do quanto ela é importante. Nela você encontra muitos restaurantes, lanchonetes, sorveterias, lojas, cinema e muitos estabelecimentos que farão mais agradável sua estadia na cidade. O movimento é constante, principalmente a noite, pois muitos turistas optam por jantar e zanzar por ali.



Feira de artesanato - Na Av. Gorlero, você poderá conhecer uma feira de artesanato, com produtos bem bacanas. Lá eles tem um artesanato local interessante, principalmente as luvas, gorros e pulseiras em couro. Como não sei onde você estará e a Av. Gorlero é grande, te digo que a feira fica em uma praça e está próxima ao início da região do Porto. Mas basta perguntar que te informarão.




Churros Manolo - com o passar do tempo a gente passa a desenvolver algumas manias e descobri que uma das minhas é experimentar churros, que é algo que adoro, por todos os países que passo, então no Uruguai não poderia ser diferente. Havia lido que em Punta havia o “melhor churro do mundo”, fui conferir. O local se chama Manolo e realmente o troço é bom, mas em minha opinião não é o melhor do mundo, conheço melhor. A churreria, vamos chamá-la assim, fica na Calle 29 com Gorlero, você pergunta e todo mundo pode te informar, já que é muito conhecida. Não deixe de experimentar. Para saber mais sobre o local Clique aqui


Cassino - Se você curte ou quer conhecer cassinos, a oportunidade é esta. Os mais famosos são o Conrad Punta del Este Resort & Casino, instalado em hotel de mesmo nome que fica na praia Mansa e o Mantra Resort Spa & Casino que fica no hotel de mesmo nome, localizado em La Barra.


Calle 20 ou Fashion Road – Nesta rua estão concentradas as lojas famosas e de marcas conhecidas ao redor do mundo. Vale a pena visitar, mesmo que seja somente para “olhar”.


Isla de Lobos e Isla Gorriti: Estas ilhas podem ser visitadas, por meio de excursões em barco, que podem ser contratadas no porto. A Isla Gorriti é famosa devido sua beleza natural e também pelas construções históricas. Na Isla de Lobos habita a maior colônia de lobos marinhos da América do Sul.

La Barra - a 20km da península, encontra-se a região de La Barra, que é famosa por ser o hot point na temporada. Várias discotecas muito concorridas estão instaladas nesta zona. Para chegar até lá você cruzará as pontes ondulantes, obra arquitetônica muito interessante e que chama a atenção, elas ficam sobre o Arroyo Maldonado, um tipo de riacho. Em La Barra está a praia de Manantiales, muito procurado pelos surfistas.


Punta Ballena - Um ponto turístico que conta com um grande mirante, de onde se tem uma vista distante, porém muito linda, da orla de Punta. Podemos dizer que é uma pequena península. Bem próximo dali está um local imperdível, que é a Casapueblo.


Casapueblo - passeio imperdível e de preferência no final da tarde, pois dali se aprecia o pôr-do-sol mais bonito de Punta. Casapueblo é a casa-oficina-hotel-museu do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, que a edificou. Está localizada em Punta Ballena, a 15 minutos do centro de Punta. A estrutura lembra pontos da Grécia, Tunísia e locais do Oriente Médio. Quando alguém vê fotos que tirei ali, sempre me perguntam se visitei um destes locais. Caso você faça o city tour, a finalização do passeio ocorre neste local. Do contrário, recomendo que se dirija até lá e não deixe de apreciar tão lindo espetáculo. Ao chegar ali, compre o ingresso e escolha um ponto entre os diversos terraços disponíveis e em determinado momento, todos silenciam e dos alto-falantes, se ouve a voz do artista Carlos Paez Vilaró, que por meio de uma gravação declama um de seus poemas, que enaltece o sol. É muito bonito, não sou dado a sentimentalismo, mas te digo que é um momento para refletirmos o quanto devemos ser gratos à vida.




















Clericot - é o drinque de Punta del Leste. A base dele pode ser champanhe ou vinho branco, com bastante frutas e outros trecos...hummmm.... coisa de louco. Graças a Deus, quando estivemos em Punta, como meus amigos não queriam beber, fui "obrigado" a tomar uma jarra de Clericot (a da foto) durante um almoço no restaurante La Guapa. Pensa no estrago!!! Ai vai um link onde você pode obter a receita desta saborosa bebida. Clique aqui


Gastronomia – Há uma grande quantidade e variedade de restaurantes, instalados em Punta del Este, sendo este mais um ponto de destaque. As especialidades são diversas, passando pela refinada culinária francesa, a italiana, a uruguaia, a japonesa e outras mais. Não faltarão opções para quem quer desfrutar de um bom almoço ou jantar.

Restaurante La Guapa – fomos muito bem recebidos e atendidos neste local, por isto vou recomendá-lo. Fica na orla, próximo ao Porto. Vista maravilhosa, atendimento de primeiríssima qualidade, os pratos são lindos e saborosos. Enfim..... só indo lá para conferir tudo. Clique aqui


Balneário Jose Ignacio

Praticamente um pequeno povoado, porém aconchegante e muito charmoso. Este pequeno balneário a exemplo de Punta também faz parte do departamento de Maldonado.

Ali há um farol belíssimo que fica na parte conhecida como Ponta de José Ignácio. Ele delimita a praia Brava e a Mansa, como os próprios nomes identificam uma é calma e tranqüila a outra mais agitada.

A praia tem ar de vila de pescadores, o que identifica o passado de José Ignácio. Possui vários restaurantes, hotéis e belíssimas casas de veraneio. É um lugar muito calmo, ideal para relaxar e curtir a natureza.

Se você tiver interesse em conhecer, assim que chegar a Punta solicite informações quanto ao transporte. Nós tivemos dificuldade para ajustar horários de ida e volta, então fretamos uma van e fizemos o passeio com guia particular. Não fica caro.





Além dos passeios citados, você encontrará muitas outras coisas para fazer, inclusive praias para visitar/conhecer. Aqui eu falei a respeito do que vivi, nas oportunidades que estive na cidade.

Em Punta del Este, as temporadas são divididas em três: baixa, média e alta temporada. Geralmente os hotéis utilizam esta escala:

Alta Temporada – Janeiro e Fevereiro
Média Temporada – Março e Abril / Outubro a Dezembro
Baixa Temporada – 20 de Abril a Setembro

As diferenças de preços são bastante consideráveis entre uma e outra. Todas as vezes que estive na cidade foi na média temporada, porém apesar dos preços serem altos, já decidi que a próxima vez que for a Punta del Este será na alta temporada, quero ver de perto tudo o que falam de bom sobre este período.

Bem, finalizo por aqui o que tinha para contar sobre o Uruguai, agora quero retornar ali para conhecer um pouco mais, inclusive explorar outras cidades como Carmelo, Rocha, etc.

Torço para que você tenha viajado um pouco durante a leitura deste Post e logo estaremos novamente por aqui falando sobre novos destinos.

Um abraço

Benevide

Nenhum comentário:

Postar um comentário