sexta-feira, 18 de maio de 2018

JAPÃO - parte 2 - QUIOTO, NARA e HIROSHIMA












JAPÃO - parte 2

QUIOTO

No sexto dia da viagem demos tchau para Tóquio e embarcamos no trem-bala rumo a Quioto. Eu tinha a maior preocupação de como seria embarcar pela primeira vez em uma estação de trem-bala no Japão, mas isto acabou sendo pior do que eu imaginava, pois no dia anterior tivemos que embarcar em Hakone rumo a Tóquio para finalizar o tour, assim no susto!! e foi ótimo, pois todas as apreensões sumiram devido ter sido muito tranquilo o embarque e desembarque com a sinalização muito bem detalhada. Então foi tranquilamente que seguimos para a Tóquio Station para embarcar e dentro de 3/4 horas estarmos desembarcando em Quioto, que no passado foi a capital imperial do Japão.

Toda a sinalização é em inglês/japonês e muito bem detalhada


Chegando a Quioto nos dirigimos a pé para o hotel que ficava ao lado da estação central de Quioto. Como disse anteriormente havíamos despachado as malas dois dias antes em Tóquio e ao chegarmos no hotel de Quioto, lá estavam elas nos esperando, intactas!!! O sistema funciona mesmo, e como funciona! Nos acomodamos no quarto e mesmo debaixo de uma leve chuva, de guarda chuva em punho lá fomos nós passear.

Quioto é uma cidade menor que Tóquio, mas é uma das maiores do Japão. Apesar da modernidade existente no país, ela é muito diferente de Tóquio, pois ali as pessoas procuram manter os costumes e tradições japoneses, pessoas com quimonos, tanto homens/mulheres/crianças, principalmente nos finais de semana, são muito comuns por ali, as pessoas estão fazendo suas atividades normais e vestidas como se estivessem no século passado. Os restaurantes em grande parte também seguem a linha da simplicidade e estilo japonês, as lojas fora da área central também têm algo diferenciado. As casas são simples e lindamente cuidadas, becos estreitos e tranquilos são comuns. Vasos com plantas na parte externa da casa enfeitam as casas, mesmo na área central, quando digo externa é na calçada mesmo. Vi uma parede lateral de uma casa, rente a rua, com uma treliça lotada de orquídeas a maioria floridas, literalmente na rua e ninguém mexe. Nossa gente uma lição de civilidade. Aliás depois que voltei do Japão, não consegui ser mais o mesmo, totalmente inconformado com nossa realidade..... mas fazer o que..... Enfim, a primeira impressão que tivemos de Quioto, mesmo debaixo de chuva, nos encheu de alegria e satisfação de estar naquele país.

Casal usando roupas tipicas, fazendo compras em uma loja de Quioto

Casal com roupas tipicas passeando no final de semana

Vasos nas calçadas das residências
Em Quioto há metrô, porém a maioria dos deslocamentos turísticos fizemos por meio de ônibus, já que o metrô não atinge estas áreas, mas é um sistema sensacional, com um mapa na mão você roda toda cidade sem dificuldade alguma. Como ficamos na área central, parte de nossos deslocamentos foram feitos a pé.

A cidade é simplesmente lotada de templos de todos os tamanhos, então é necessário definir antecipadamente quais você quer conhecer, já que me parece quase impossível a tarefa de conhecer todos.

Sendo assim, na tarde do primeiro dia visitamos dois complexos de templos que ficavam próximo do hotel, o HIGASHIN HONGAN-JI e o NISHI HONGAN-JI.

HIGASHIN HONGAN-JI - vários fatores contribuem para que este seja um dos principais templos a serem visitados na estadia em Quioto, pois além da localização próxima a estação central de Quioto, ele é o que há de mais recente em matéria de grandiosidade e ostentação, isto além da entrada gratuita.Sua estrutura externa é maravilhosa e os interiores deslumbrantes. Ele foi criado em 1602 e reconstruído em 1895 depois que um incêndio destruiu toda a estrutura original. Seu salão principal esta entre as maiores estruturas de madeira do mundo, com 38m de altura, 76m de comprimento e 58m de largura.


 Templo Higashin Hongan-JI

Templo Higashin Hongan-JI

Templo Higashin Hongan-JI

Templo Higashin Hongan-JI
NISHI HONGAN-JI - O templo budista foi construído em 1591 e conta com 5 construções que apresentam finos exemplos arquitetônicos. Alguns são decorados com pinturas, esculturas e ornamentações em metal suntuosas, isto sem contar nos entalhes ornamentais.

Templo Nishi Hogan-Ji

Templo Nishi Hogan-Ji

Templo Nishi Hogan-Ji

Templo Nishi Hogan-Ji
Após anoitecer voltamos para o hotel e após jantar fomos descansar pois o dia seguinte prometia muita novidade.

E eis que já vamos para o sétimo dia de nossa viagem e hoje iniciamos os passeios por um templo belíssimo o KINKAKU-JI, mais conhecido como o "templo dourado".

KINKAKU-JI - Imagine uma construção totalmente dourada rodeada de lindos jardins?....isto é o Kinkaku-ji!!... Este templo budista é o Pavilhão de Ouro de Quioto, o que sua própria imagem afirma, um dos pontos turísticos mais conhecidos do Japão. Ele foi construído em 1397 e inicialmente servia como palacete de retiro de um xógum, posteriormente o local foi transformado em templo por um filho deste xógum. Em 1950 o local foi incendiado e em 1955 foi reconstruído seguindo as formas do projeto original. Um local que fica lotado de visitantes o ano todo, portanto é recomendado visitá-lo o mais cedo possível. Além do lindo templo o local conta com belos jardins. Uma das vistas mais lindas que tivemos na viagem.

Tempo Kinkaku-Ji

Tempo Kinkaku-Ji

Tempo Kinkaku-Ji - jardins

Tempo Kinkaku-Ji - jardins
Depois desta linda visão dourada, seguimos para visitar o famoso Bambuzal de Arashiyama.

BAMBUZAL DE ARASHIYAMA - Um lugar mágico! uma floresta diferente de tudo que já vi neste mundo, com efeitos sensacionais. O barulho que o vento provoca e o movimento dos altos bambus cria uma sensação de tranquilidade que chega quase a te hipnotizar se ficar olhando atentamente para cima durante muito tempo. Os caminhos são lindos, pena que as fotografias não conseguem mostrar a beleza real do local, mas a gente tenta e re-tenta......rs.rs.rs.rs.... E tudo isto dentro de um bairro na cidade de Quioto, quando você desce no bairro de Arashiyama, em meio as lojas, restaurantes, comércios, etc. não consegui acreditar que basta pegar algumas ruazinhas e cairá neste labirinto mágico!!! Ah..... este Japão!!!

Bambuzal Arashiyama

Bambuzal Arashiyama

Bambuzal Arashiyama

Bambuzal Arashiyama

Bambuzal Arashiyama

Bambuzal Arashiyama

Depois que visitamos o bambuzal, saímos andando pela rua principal de Arashiyama sem rumo, encontramos um local legal para almoçar e depois seguimos caminhando a esmo, visitamos um templo, e não me pergunte qual é.....kkkkkk..... já estávamos no ponto que os templos começaram a ficar todos parecidos!!.. seguimos caminhando e fomos parar às margens de um rio que banha o bairro, um local com bonitas vistas. Enfim, nos demos o direito de sair caminhando sem destino e sem fazer registros de nada, somente vivendo e mentalizando aquela boa experiência.

Bairro de Arashiyama

Templo em Arashiyama

 Arashiyama

Arashiyama
Voltando para o centro de Quioto, aproveitamos para dar uma parada no bairro de Gion, o famoso distrito das gueixas, mas não vimos nenhuma.....rs.rs.rs..... Este bairro fica à margem do rio Kamo, circulamos pelas ruas principais onde você consegue ver locais diferentes, ou seja, dentro da tradição japonesa! Acabamos em um centro comercial enorme, um tipo de rua coberta que vendia de tudo e acabamos fazendo compras ao invés de procurar gueixas. Um bairro bacana para se visitar!

Gion - Rio Kamo

Gion

Gion

Centro Comercial em Gion
O oitavo dia de passeio começou de modo imperial, pois fomos visitar o Palácio Imperial de Quioto.

PALÁCIO IMPERIAL DE QUIOTO - O palácio imperial original teve sua construção em 794, sendo restaurado diversas vezes devido a problemas com incêndios. A construção atual data de 1855. Este palácio é utilizado na realização de cerimônias para entronização de um novo imperador e outras cerimoniais de estado. Para visitá-lo é necessário obter autorização e a mesma pode ser obtida na Agência da Casa Imperial que fica instalada em um edifício no Parque do Palácio Imperial de Quioto, ou seja, próximo ao palácio imperial. Esta autorização é concedida no mesmo dia, portanto chegue uns 30 minutos antes do horário de visita e dirija-se a Agência da Casa Imperial para obter a autorização. As visitas são guiadas, às vezes em inglês, nos horários das 10hs e das 14hs, de segunda a sexta-feira. Nós conseguimos autorização para visita às 10hs e com guia falando também em inglês.
Há um outro palácio imperial, o PALÁCIO IMPERIAL SENTÔ, que fica próximo ao Palácio Imperial de Quioto, e também requer autorização da Agência da Casa Imperial, se você quiser visitá-lo, deverá aproveitar e já pedir autorização. Nós visitamos somente o Palácio Imperial de Quioto.

Palácio Imperial de Quioto - entrada

Palácio Imperial de Quioto

Palácio Imperial de Quioto

Palácio Imperial de Quioto

Palácio Imperial de Quioto

Palácio Imperial de Quioto

Palácio Imperial de Quioto

Palácio Imperial de Quioto

PARQUE DO PALÁCIO IMPERIAL DE QUIOTO - Os dois palácios imperiais são cercados por jardins que formam este parque. Local próprio para piqueniques, passeios e prática de esportes. Há uma lagoa na extremidade sul onde se criam lindas carpas. O local é mais bonito na época de florescimento das ameixeiras e cerejeiras que são abundantes por ali.

Parque do Palácio Imperial de Quioto

Parque do Palácio Imperial de Quioto

Parque do Palácio Imperial de Quioto
Quando estava pesquisando as atrações de Quioto, vi a foto de um templo e imediatamente coloquei-o na lista de locais para visita, é o complexo DAIGO-JI.

DAIGO-JI - Esta foi a atração mais distante do centro de Quioto que visitamos, mas valeu muito a pena. Este templo budista foi fundado em 874, e no decorrer do tempo foi ampliado em um vasto complexo com dois níveis que são Daigo Inferior e Daigo Superior (já traduzidos). No século 15 as construções da parte inferior foram destruídas, exceto pelo pagode de 5 andares que permanece ali até os dias de hoje, este pagode foi construído em 951 e é o mais antigo do Japão e a construção mais antiga de Quioto. A construção que me chamou a atenção era a última do complexo, eu já estava achando que havia ido ao templo errado.....rs.rs.rs.... mas valeu o suspense, pois o prédio e a ponte são lindíssimos, na cor vermelha.



Daigo_Ji

Daigo_Ji

Daigo_Ji

Daigo_Ji

Daigo_Ji

Daigo_Ji

Daigo_Ji

Daigo_Ji
Nono dia de viagem fomos visitar a cidade de Nara que fica a 42 km de Quioto.

NARA

Esta cidade foi a primeira capital permanente do Japão no ano 710 e segue sendo um dos destinos mais atraentes daquele país. Considerada um dos legados culturas japoneses, incluindo-se ai patrimônios mundiais da UNESCO, só perde neste quesito para Quioto. Seu principal atrativo é o Daibutsu - o Grande Buda. Uma cidade bem pequena onde é possível ver todas as atrações principais em um único dia. O Parque Nara-koen abriga a maioria das atrações da cidade, isto devido a sua extensão.

Para conhecer Nara fizemos o esquema bate-volta, então bem cedo saímos de Quioto e em trem chegamos rapidamente na cidade.

Há um posto de apoio ao turista no interior da estação de trem JR, com atendimento em inglês, cujo as atendentes são muito simpáticas e pacientes nas explicações. Elas nos deram um mapa da cidade e com uma caneta marca-texto delinearam todo o trajeto que deveríamos fazer a partir da estação e foi com ele com rodamos toda Nara, a pé, muito tranquilo circular pela cidade.

Nara - Estação de trens JR

Nara - as floreiras nas ruas são simplesmente assim !!
Então nossa primeira parada foi no templo Kofuku-ji.

KOFUKU-JI - Em 710 este templo budista foi transferido de Quioto para Nara, seu complexo original contava com 175 edifícios, os quais foram sendo destruídos por incêndios e durante guerras. Hoje resta apenas uma dezena e dois pagodes, um com dois andares (1143) e outro com 5 andares (1426).

Templo Kofuku-Ji

Templo Kofuku-Ji
A uma curta distância estava uma das entradas para o Parque Nara-koen.

PARQUE NARA-KOEN - Como disse anteriormente nesta área estão as principais atrações da cidade, então além de desfrutar da bela paisagem do local, você vai visitando seus pontos turísticos. Algo que chama muito a atenção no parque são os cerca de 1.200 cervos que circulam livremente por todo o parque e são considerados Tesouro Nacional. E como não poderia deixar de ser, vivem procurando turistas com comida, então é necessário ter certo cuidado quando vai se comer ao ar livre e tenha algum cervo por perto....rs.rs.rs... Mas para alimentá-los são vendidos "shika-senbei", ou seja, biscoitos para cervos.

Parque Nara-Koen - uma das entradas

Parque Nara-Koen - os cervos

Parque Nara-Koen - museu

Parque Nara-Koen - os cervos

Parque Nara-Koen

Parque Nara-Koen

Parque Nara-Koen
Fomos circulando pelo parque mas tendo como destino o local onde está o Grande Buda, que é o templo TODAI-JI.

TODAI-JI - Este grande templo budista abriga a gigante estatua do Daibutsu - o Grande Buda, é a principal atração de Nara, então este local está sempre cheio de visitantes, porém isto não é problema, pois o local é muito grande e abriga todos com conforto.

Templo Todai-Ji - entrada

Templo Todai-Ji 
A visita nas dependências do templo são gratuitas, exceto o salão de Daibutsu-den, onde está o grande Buda.

DAIBUTSU-DEN HALL - o Salão do Grande Buda de Todai-Ji é a maior construção em madeira do mundo. A estrutura atual que foi erguida em 1709 é apenas dois terços do tamanho original. O Daibutsu é uma das maiores imagens de bronze do mundo, foi fundida em 746 e restaurada posteriormente, mede cerca de 15 metros de altura de material composto por 437 toneladas de bronze e 130 quilos de ouro. No decorrer do século devido a terremotos e incêndios a estatua perdeu sua cabeça algumas vezes, o que explica a diferença de cores entre a cabeça e o corpo.

Daibutsu Den-Hall

Daibutsu Den-Hall

Daibutsu Den-Hall

Daibutsu Den-Hall

Daibutsu Den-Hall

Daibutsu Den-Hall
Algo para observar e admirar por horas......... mais uma grande experiência neste lindo e encantador país!!!

O que não falta em Quioto, Nara e outras cidades japonesas são templos, então seguimos caminhando pelo parque e chegamos a um Santuário Xintoísta o KASUGA TAISHA.

KASUGA TAISHA - Este templo xintoísta foi fundado no século 8 e de acordo com a tradição, era totalmente reconstruído a cada 20 anos, isto durou até o final do século 19. Seguindo a linha de diversos santuários japoneses, há o santuário principal e ao redor dele diversos subsantuários. O caminho para o santuário é contornado por lanternas de alvenaria, deve ficar muito bonito no festival de lanternas que ocorre duas vezes por ano, quando todas elas são acessas.

Templo Kasuga Taisha - caminho rodeado de lanternas

Templo Kasuga Taisha - lanterna

Templo Kasuga Taisha

Templo Kasuga Taisha - lanternas
De volta a área central do parque tomamos o rumo para a estação JR onde embarcaríamos de volta a Quioto, e assim finalizamos nosso dia. Vale dizer que utilizamos as horas entre retorno e jantar para explorar o centro de Quioto, fazer compras e explorar a Estação Central de Quioto, já que estávamos hospedados ao lado, e ela além de estação é um verdadeiro big shopping center, inclusive nossas refeições noturnas em sua maioria foi feita ali. Saudades!!!!!

Décimo dia em terras japonesas e nosso penúltimo dia de viagem, e lá vamos nós bem cedo pegar o trem-bala e seguir para conhecer Hiroshima no esquema de bate-volta.

HIROSHIMA 

A distância entre Quioto e Hiroshima é de aproximadamente 360 quilômetros e em trem-bala levamos cerca de 1:30hs horas para chegar.

Esta cidade acaba sendo associada ao trágico dia do ano de 1945 quando foi o alvo do primeiro ataque à bomba atômica no mundo, Aliás suas principais atrações estão vinculadas a este trágico evento. No entanto o que se vê é uma cidade moderna, próspera, bonita e alegre.

Hiroshima

Hiroshima

Hiroshima
Sendo nosso tempo curto optamos em fazer o passeio por meio de um ônibus turístico estilo hop on - hop off cujo ponto inicial é na Estação Central de Hiroshima. Vale lembrar que se você possui o JAPAN RAIL PASS, ou seja, aquele passe de trem que falei no início da postagem que lhe dá direito de viajar em trem por todo o Japão, ele cobre a tarifa deste ônibus turístico, então passeamos gratuitamente.

Nossa primeira parada foi no Domo da Bomba Atômica.

DOMO DA BOMBA ATÔMICA - Está lá para lembrar a todos sobre a destruição de Hiroshima. Foi construído em 1915 e funcionou como Centro de Promoção Industrial, quando da explosão da bomba todos que estavam no edifício morreram, porém o edifício foi uma das únicas coisas que permaneceram de pé ao redor do epicentro. Apesar das opiniões da época decidiu-se preservar a estrutura e declará-la como memorial. Em 1996 foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco. Um triste símbolo do passado que serve de alerta para todos nós.

Domo da Bomba Atômica

Domo da Bomba Atômica
No mesmo local, bastando fazer uma curta caminhada chegamos ao PARQUE MEMORIAL DA PAZ.

Este parque é formado por diversos monumentos que homenageiam as vitimas da tragédia referente a bomba atômica, alguns deles são: Cenotáfio, Chama da Paz, Monumento das Crianças à Paz, Memorial Coreano da Bomba Atômica e Monte Memorial da Bomba Atômica.

CENOTÁFIO - Onde estão registrados o nome de todas as vitimas da bomba que foram identificados.

Cenotáfio

Cenotáfio
CHAMA DA PAZ - Esta chama será extinta somente quando a última arma nuclear do mundo for destruída.

Chama da Paz

Chama da Paz
MONUMENTO DAS CRIANÇAS À PAZ - Uma das vitimas da bomba Sadako Sasaki, estava com 11 anos quando em 1955 descobriu que estava com leucemia, foi quando decidiu criar mil garças de papel, os "tsuru", no Japão a garça é símbolo de longevidade e felicidade. Infelizmente a menina morreu antes de completar seu intento, mas seus colegas de classe terminaram a tarefa. Este ato gerou uma comoção nacional de "tsuru" que continua até o dia de hoje.

Monumento das Crianças à Paz

Monumento das Crianças à Paz - as milhares de "tsurus", as garças de papel

Monumento das Crianças à Paz - "tsurus" as garças de papel
MEMORIAL COREANO DA BOMBA ATÔMICA - está ali para lembrar os trabalhadores braçais coreanos que na época viviam ali e contabilizam um décimo das vitimas da bomba.

Memorial Coreano da Bomba Atômica
foto: www.madeinjapan.com.br
MONTE MEMORIAL DA BOMBA ATÔMICA - ali foram enterradas as cinzas das milhares de vítimas não identificadas.
MONTE MEMORIAL DA BOMBA ATÔMICA
foto: tijdgeest.wordpress.com
MUSEU MEMORIAL DA PAZ - Esta dividido em dois pisos, no andar térreo é exposta a história da cidade, descrevendo o modo de sobrevivência e sentimento das pessoas durante o período da guerra. No andar superior uma exibição do desenvolvimento de armas com poder de destruição maior que o da bomba, realizado nos anos seguintes. Também são expostos objetos pessoais e fotos horrorosas das vitimas. É muito triste e pesado este tour, mas achei importante conhecer e viver esta experiência, afinal mostra uma realidade da vida provocada pelo ser humano e que se não houver consciência da gravidade, poderemos ainda viver situações muito piores nos dias de hoje.

Museu Memorial da Paz
SALÃO DO MEMORIAL DA PAZ NACIONAL DE HIROSHIMA DAS VÍTIMAS DA BOMBA ATÔMICA - Este salão fica no subterrâneo cujo acesso se dá por meio de uma passarela que circunda o mesmo. No meio do salão há uma fonte no centro cujo formato representa a hora que a bomba foi lançada, as 8h15. Em uma sala ao lado os nomes, as fotos das vitimas e relatos dos sobreviventes ficam expostos.

Salão do Memorial da Paz Nacional de Hiroshima das Vitimas da Bomba Atômica

Salão do Memorial da Paz Nacional de Hiroshima das Vitimas da Bomba Atômica

Salão do Memorial da Paz Nacional de Hiroshima das Vitimas da Bomba Atômica

Salão do Memorial da Paz Nacional de Hiroshima das Vitimas da Bomba Atômica
Relógio marcando a hora em que a bomba foi lançada - 8h15
Gente, depois de ver tanto relato e foto de tragédia, fiquei sem pique para desfrutar outras atrações da cidade, e como no dia seguinte retornaríamos ao Brasil, resolvemos voltar para Quioto e desfrutar um pouco mais da área central da cidade.

E assim fomos explorar a Estação Central de Quioto.

ESTAÇÃO CENTRAL DE QUIOTO - Uma coisa que os guias não falam ou sugerem é visitar e explorar a estação central, que "até recebe trens/metrô"....rs.rs... Desde que chegamos em Quioto utilizamos bastante as instalações comerciais da estação, pois como disse anteriormente ela é como se fosse um grande Shopping, pois tem de tudo que você imaginar e precisar. Quase todos nossos problemas foram resolvidos em suas instalações, sem contar a variedade enorme de opções para alimentação, pois padarias, restaurantes, lanchonetes, docerias e outras coisas ligados ao ramo da alimentação é o que não falta. Porém apesar de todos os dias termos ido e circulado pela estação, não havíamos subido para ver uma outra parte onde há mirantes, passarelas de vidro entre um bloco e outro, praças, escritórios, lojas, etc. Gente ela é muito grande e alta, há umas escadarias ENORMES, que dá até medo de descer. A arquitetura é muito moderna e linda, enfim quando chegamos de Hiroshima fizemos um tour por tudo aquilo e assim fechamos nossa visita ao Japão com chave de diamante !!!

Estação Central de Quioto - uma das entradas


Adicionar legenda - pátios internos

Estação Central de Quioto - escadaria que dá acesso ao mirante e partes superiores

Estação Central de Quioto - passarelas de acesso interno



Estação Central de Quioto - mirante e vista de Quioto

Estação Central de Quioto - um dos pátios internos, são vários e cada um em estilo diferente

Estação Central de Quioto - áreas internas
TORRE DE QUIOTO - Para se ter uma panorâmica completa do planejamento da cidade, este é o local que deverá ser visitado. A torre em estilo retrô é como se fosse um foguete prestes a ser lançado a partir do topo do Kyoto Tower Hotel. Conseguimos vistas excelentes dela a partir do interior da Estação Central de Quioto que fica em frente. Por falta de tempo não conseguimos subir para dar uma espiada na cidade.

Torre de Quioto


Torre de Quioto

Nosso retorno ao Brasil foi por Tóquio, então nosso roteiro foi tomar o trem-bala de Quioto para Tóquio, de lá seguimos em trem para Narita onde está localizado o Aeroporto Internacional que serve Tóquio. Nossa bagagem seguiu via caminhão, um dia antes, por meio de despacho e quando chegamos no aeroporto, bastou procurar o local de retirada e fazer o check-in. Enfim tudo, tudo deu certo nesta longa viagem e recomendo a visita a todos tenham interesse em conhecer o Japão, vocês não irão se arrepender. Eu vou voltar !!!!

Um abraço,

Benevide

Se quiser acessar a primeira parte da viagem é só ir no post: JAPÃO - parte 1 - Informações Gerais e Tóquio ( clique aqui )



Nenhum comentário:

Postar um comentário