BRAGANÇA PAULISTA


Poderão questionar: “Por que um post falando sobre Bragança Paulista?”.

Minha resposta: “Porque é a cidade que adotei como minha, ou seja, sou paulistano de nascimento, porém bragantino de coração.”

Para quem não me conhece, vale esclarecer que moro em Bragança Paulista há 14 anos, apesar de que desde 2009 trabalho em Brasília, no entanto minha residência oficial continua sendo em Bragança Paulista, por este motivo sempre estou na região.

Minha idéia é falar sobre a região bragantina e cidades circunvizinhas, de modo que as informações terão sempre como ponto de partida a cidade de Bragança Paulista.

Estou montando as postagens por roteiros de cidades próximas, de modo a formar grupos, por exemplo: Socorro/Lindóia/Águas de Lindóia, Tuiuti/Amparo/Pedreira, Serra Negra/Monte Alegre do Sul, Atibaia/Piracaia/Joanopolis, etc. Vamos começar falando sobre Bragança.



Portal da cidade

BRAGANÇA PAULISTA
Bragança Paulista, oficialmente Estância Climática de Bragança Paulista, é uma cidade do estado de São Paulo, que se encontra localizada a cerca de 90 km da capital, e partindo dali o principal acesso se dá pela Rodovia Fernão Dias.

Em relação a acessos vale dizer que pela Rod. Fernão Dias há dois acessos. No sentido SP/BH, o primeiro é o melhor, no entanto, dependendo de como você marcar em seu GPS, o acesso sugerido poderá ser o segundo onde você entrara na cidade "pelos fundos". Não se preocupe, siga as placas de direção ao centro ou lago do Taboão e tudo dará certo.

A cidade é um dos 12 municípios paulistas que são considerados estâncias climáticas, por cumprir determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Por este motivo adquiriu o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática. A região bragantina está situada entre as estâncias climáticas conhecidas como Circuito das Águas.

Possui uma população de cerca de 146.000 mil habitantes, e oferece para a população a maioria dos recursos necessários à vida cotidiana, inclusive no quesito saúde.

Por este motivo, de certa forma centraliza os serviços, tornando-se uma cidade muito freqüentada pela população dos municípios circunvizinhos.

Também é conhecida como a terra da LINGUIÇA.

A história da famosa receita da linguiça bragantina começou no século passado com a colonização italiana no município, que se destacava pelo grande número de produtores de suíno na região. O modo de preparo continua o mesmo até os dias de hoje, onde a carne de pernil é trabalhada manualmente. Com o passar do tempo novos condimentos foram agregados ao seu preparo o que justifica o sucesso do produto, que ganhou fama e destacou a cidade de Bragança Paulista como a Terra da Lingüiça.

Em setembro de 2013 foi realizada a 3ª edição da Festa da Linguiça em Bragança Paulista, que contou com o apoio da Prefeitura e teve como local de realização o Jardim Público.


Em um raio de aproximadamente 70 km, há várias cidades turísticas, cujos acessos, de algumas, são feitos por meio de Bragança Paulista, são elas: Socorro, Lindóia, Águas de Lindóia, Serra Negra, Monte Alegre do Sul, Pedra Bela, Pinhalzinho, Atibaia, Pedreira, Amparo, etc.

Bragança e arredores possuem muitas chácaras, sendo um dos locais mais procurados pelos moradores da capital, quando se trata de comprar casas de campo ou mesmo alugar para finais de semana/temporadas. Sendo este um dos motivos que me levou a fixar os roteiros com a base em Bragança, assim facilito a vida de quem quer usufruir da chácara/casa de campo e aproveitar para conhecer as cidades circunvizinhas.

Como você pode ver é uma cidade "grande" quando se trata de interior, mas quando eu a atravesso em apenas 12/15 minutos (sem trânsito é claro!), eu sempre digo "Nossa, como ela é pequena!".

Eu costumo dizer que Bragança é uma cidade que oferece recursos de uma cidade grande, sem perder sua característica interiorana. Talvez seja isto que faça com que as pessoas escolham a cidade para residir.

Você pode começar a conhecê-la, pela área central ou pela região do Lago do Taboão, que em geral é o primeiro contato que os visitantes têm com a cidade, quando vem da capital.

Vou iniciar falando da região central, que é formada por ruas estreitas, com diversas construções antigas distribuídas por ladeiras, bastante inclinadas, tanto que algumas têm transito de veículos proibidos.

Basicamente são três ruas principais, cortadas por suas transversais que formam o "centro histórico". A historia antiga de Bragança está nos edifícios e locais instalados neste trecho. São elas:

• Rua Coronel Teófilo Leme – conhecida como “rua do Mercado”
• Rua Coronel João Leme – conhecida como “rua do comércio”
• Rua Dr. Candido Rodrigues – conhecida como “rua do Bradesco”

Elas fazem a ligação da Praça do Lavapés à Praça Central (Raul Leme e José Bonifácio), formando a região central. Segue um mapa onde assinalei citada região.



Destas três ruas a mais conhecida e movimentada é a apelidada de "rua do Mercado", como o próprio nome diz, nela se encontra o Mercado Municipal da cidade e as lojas principais.

As atrações turísticas instaladas nesta região são das descritas a seguir:

PRAÇA RAUL LEME e PRAÇA JOSÉ BONIFÁCIO (“Praça Central”) – Observe que a “Praça Central” compreende estas duas praças, tanto que algumas instalações localizadas ali, figuram com o endereço de Praça José Bonifácio e outras como Praça Raul Leme, a lógica é a seguinte: em frente a Catedral é a Raul Leme, atrás da Catedral é a José Bonifácio. Quando se vê o local, se tem a impressão de que é uma única praça. Interessante !!

É a típica praça de cidade do interior, local muito frequentado pela população local, onde famílias, jovens, terceira idade se reúnem para bater papo ou simplesmente estar por ali, já que ao seu redor reúne cafés, sorveterias, restaurantes, lojas, etc. Sua localização central serve de entroncamento para diversos pontos turísticos e comerciais da cidade.


Praça Raul Leme

Praça Raul Leme

Praça Raul Leme

Praça José Bonifacio

Praça Raul Leme

CATEDRAL – Possui estilo moderno fugindo totalmente da arquitetura tradicional das catedrais. Em seu interior destacam-se painéis da Via-Sacra. Está localizada na Praça Raul Leme.

Catedral

IGREJA DO ROSÁRIO – Igreja de estilo tradicional, com arquitetura muito linda, tem como destaque os vitrais artísticos e riqueza nos adornos internos. É a preferida para a celebração de casamentos e batizados. Localiza-se na Praça Princesa Isabel – Centro.
Igreja do Rosário


MUSEU DO TELEFONE – Está instalado na Praça José Bonifácio, 126 – Centro, em prédio datado de 1907, que pertenceu à Companhia Rede Telefônica Bragantina (1896 a 1916). Na época foi a maior companhia a operar em território brasileiro e teve papel fundamental na história da telefonia. Bragança foi uma das primeiras cidades a oferecer serviço telefônico no Brasil. O museu do telefone foi criado no ano de 1976, e é o primeiro museu do telefone instalado no Brasil. Ali você pode apreciar modelos e réplicas de telefones desde sua invenção até os dias atuais. Vale ressaltar que o prédio onde o museu está instalado, foi a primeira construção em cimento armado realizada em Bragança. Horário de funcionamento: 3ª a 6ª feiras das 10hs às 17hs. Sábado das 10hs às 15hs.

Museu do Telefone



MERCADO MUNICIPAL – Esta instalado na “rua do Mercado”e não foge do padrão de mercados municipais, onde são vendidos produtos hortifrutigranjeiros, frios, peixes, carnes, etc. Se você gosta de visitar mercados irá gostar deste passeio. Rua Coronel Teófilo Leme.
Mercado Municipal

MUSEU MUNICIPAL OSVALDO RUSSOMANO – Este museu encontra-se localizado na “rua do comércio”. Instalado em um edifício de época, cuja construção data de 1896, é muito bonito e bem conservado. Seu acervo histórico e cultural é composto por objetos que falam sobre a história de Bragança Paulista, os quais são dispostos e muito bem organizados, catalogados e distribuídos pelas diversas salas que compõe toda a estrutura do museu. Um local que deve ser visitado. Horário de funcionamento: 3ª a 6ª das 09hs às 12hs e das 13hs às 18hs. Sábados e domingos das 11hs às 16hs. Rua Coronel João Leme, 520 – Centro
Museu Municipal - fachada

Museu Municipal - área interna

Museu Municipal


Museu Municipal - entrada

Atrações próximas à região central:

JARDIM PÚBLICO – Nome oficial Parque Municipal Dr. Luiz Gonzaga da Silva Leme. É um parque antigo, que fica próximo a área central de Bragança. Possui coreto, playground, orquidário, um lindo edifício na parte central cujo acesso é por uma alameda rodeada de arvores, o que faz com que seja um local muito agradável para passear. Não é muito grande, mas oferece um espaço adequado para o lazer. Horário: 07hs às 19hs. Rua Albino Dantas, s/ nº - Centro.
Jardim Público - entrada principal

Jardim Público - playground

Jardim Público - área central

Jardim Público

Jardim Público - coreto

Jardim Público

Jardim Público

ESTADIO DO BRAGANTINO – Nome oficial é Estádio Nabi Abi Chedid, foi construído em 1949 e inaugurado em 1965. Atualmente pertence ao Bragantino (Clube Atlético Bragantino).

Fica próximo ao Jardim Público, na verdade nos fundos. Se você estiver no jardim publico e quiser ir a pé ao estádio, basta utilizar a portaria existente na parte dos fundos.

No estádio encontra-se instalado uma filial da ROSÁRIO LINGUIÇARIA, onde você pode apreciar a famosa lingüiça bragantina, tendo como fundo do salão principal do restaurante, o campo do estádio, além de apreciar uma exposição de fotos relativas ao Bragantino. Rua Emilio Coleta, s/nº. (www.bragantino.net)
Estádio


Vista do campo - área interna no restaurante

Vista do campo - área interna do restaurante

Estádio do Bragantino - vista externa

Atrações fora da região central:

LAGO DO TABOÃO – é o ponto turístico mais conhecido de Bragança Paulista. Trata-se do cartão postal da cidade, pois quando alguém fala de Bragança sempre diz “que lindo aquele lago hem?”. Realmente, o local é muito bonito, fica na entrada da cidade e é o primeiro contato que o visitante tem com a cidade.

Possui vegetação formada por lindas árvores e bonitos jardins o que torna o local um dos mais agradáveis para se estar/passear.

A sua volta há diversos restaurantes, bares e discoteca, muito freqüentados pela população local e dos arredores.

Ao redor do lago, é comum a prática de esportes (corrida/caminhada/jogos em quadras, ciclismo, etc.) durante todo o dia e inicio da noite.

Vale a pena conhecê-lo e fotografá-lo durante o dia e depois à noite, pois o visual é totalmente modificado em decorrência da iluminação.

Nos finais de semana é realizada uma feira de artesanato no espaço denominado Centro de Artesanato.
Lago do Taboão

Lago do Taboão

Lago do Taboão

Lago do Taboão

Lago do Taboão

Lago do Taboão

Lago do Taboão

Lago do Taboão - playground

AEROCLUBE DE BRAGANÇA PAULISTA – Trata-se de uma das escolas que mais forma pilotos, dentre os aeroclubes brasileiros. Promove diversos cursos práticos dentre eles os de Piloto Privado e Piloto Comercial. Caso você tenha interesse em fazer um voo panorâmico pela região, poderá contratar este serviço no aeroclube. O aeroclube fica aberto à visitação e sua localização é Rua Arthur Siqueira, 651 – Bairro Taboão, ou seja, próximo da região do Lago do Taboão. ( www.acbp.com.br )clique aqui
Aeroclube

Aeroclube

Aeroclube

AEROPORTO ARTHUR SIQUEIRA –É um terminal para recepcionar os passageiros que chegam ou partem de Bragança/região por meio de vôos particulares. Está instalado ao lado do Aeroclube.
Aeroporto

Aeroporto

REPRESA JAGUARI – É formada pelos rios Jaguary e Jacareí, seu espelho d’água é circundado por montanhas e lindas paisagens. Local procurado para praticas de esportes, realização de passeios náuticos e pesca. O acesso é pela Estrada de Piracaia, saída pela Rodovia Fernão Dias.
Uma opção para passar o dia ou hospedar-se na região é a MARINA ESTÂNCIA CONFIANÇA (clique aqui) que oferece passeios em lancha e outras opções de diversões. Há o sistema de "day use" onde você paga para passar somente o dia As informações sobre serviços e preços encontram-se no site, inclusive orientações para chegar até lá.
Represa


LINGUIÇARIAS – Como estamos na terra da lingüiça, o que não falta por aqui são locais para venda de tal produto. A lingüiça da região bragantina é muito saborosa e encontra-se presente em todos os locais, desde o simples lanche aos pratos sofisticados. É oferecida em diversas modalidades, tais como: tradicional, apimentada, com ervas, com queijo provolone, com azeitonas, etc. atraindo assim o interesse dos visitantes. Você encontrará linguiçarias na entrada da cidade próximo ao lago e em outros pontos da cidade, basta observar e se for o caso pedir informação.

RESTAURANTES – Aqui se come muito bem, imagine que em Bragança o que mais temos, são restaurantes com forte influência das culinárias italiana e mineira. A oferta é grande, no entanto, deixo aqui algumas dicas de locais que considero ótimos e imperdíveis. Caso você esteja visitando a cidade ou mesmo só de passagem, se tiver oportunidade de conhecê-los, aproveite, pois não se arrependerá. São eles:

Casa Santa RosaPraça José Bonifácio, 110 – Centro
(011) 4032-3514
Restaurante – buffet a quilo
Almoço: todos os dias
Jantar – Sopas e Caldos – somente no outono e inverno.
Obs: localizado na “Praça Central” está instalado em um casarão muito bem conservado. As refeições quentes ficam em um fogão de pedra instalado em uma “cozinha” à parte. Você escolhe em que sala do casarão quer fazer sua refeição. Muito interessante o local.

Pillatti Grill, Pães e DocesAv. José Gomes da Rocha Leal, 1247 – Centro
(011) 4034-0388
Restaurante e Padaria
Obs.: funciona até tarde (para os padrões bragantinos), de modo que meia-noite é possível fazer um lanche. A partir do inicio da noite servem uma excelente pizza em pedaços, que você pode comer no próprio balcão. Oferece uma linha de pães/salgados/doces sofisticados. Local ideal para fazer “aquela” parada, quando estiver de passagem por Bragança sentido circuito das águas (Socorro, Águas de Lindóia, etc.) já que fica no caminho entre a Fernão Dias e a estrada para Socorro.

Pizzaria JardinsR. José Domingues, 624 - Centro
(011) 4032-5929
Pizza
Obs.: funciona a noite e em minha opinião serve a melhor pizza de Bragança. O local é pequeno e agradável. Quando solicitado, fazem pizza com três sabores, de modo, que se você estiver em duas pessoas poderá experimentar duas salgadas e uma doce. O atendimento é excelente. Recomendadissímo. Levo todas minhas visitas para comer lá.

Lanche que riAv. Imigrantes, 1720 – Lavapés
(011) 4033-5623
Lanches
Obs.: funciona somente à noite. Serve ótimos lanches e são diversas as opções. O suco de laranja é sensacional e as fritas vêm com três acompanhamentos (catchup, mostarda e molho tártaro). Se você aprecia lanches, não deve deixar de conhecer.

Cantina Bella ItáliaAv. Marcelo Stéfani, 311 – Jd. Do Lago
(011) 4033-3139
Massas, Carnes e Pizzas
Obs.: elaboram a própria massa e a preparam com ingredientes de excelente qualidade. A vista do local é muito linda, pois é voltada para o lago do Taboão (parte superior). O atendimento é sensacional. Tem-se a impressão que está na Itália.

Churrascaria Lago do Sul TchêAv. Marcelo Stéfani, 209 – Jd. Do Lago
(011) 4034-0042
Rodízio de Carnes
Obs.: Atendimento e qualidade dos produtos excelentes.

Giullios RestaurantePraça Nove de Julho, 149 - Taboão
(011) 4032-8694
Restaurante com Happy Hour
Obs.: Fica próximo ao Lago do Taboão. Local pequeno e agradável, decorado ao estilo italiano. A comida é excelente.

Real Bragança LinguiçariaAv José Gomes da Rocha Leal, 291 – Taboão
(011) 4032-4309
Linguiças Artesanais

Boteco São GabrielPraça Nove de Julho, 88 - Taboão
(011) 4034-4030
Chopp, Gastronomia e Música
Obs.: Local próximo ao Lago do Taboão.

Rosário LinguiçariaAv. Dom Pedro I, 1400- Taboão
(011) 4032-7894 e 4032-8331
Lanches e Porções
HOTÉIS – São diversas as ofertas, então procurei classificá-los por região, assim fica mais fácil para localizar-se e decidir em qual ponto hospedar-se.

Região Central

Grande Hotel BragançaPraça José Bonifácio, 98 – Centro
www.grandehotelbraganca.com.br

The Plaza HotelAv. José Gomes da Rocha Leal, 1947 – Lavapés - Centro
www.theplazahotel.com.br

Hotel ColonialAv. Dr. José Adriano Marrey Jr, 90 – Centro
http://www.hotelcolonialbp.com.br/colonial/

Bairros

NC HotelRua Carlos de Campos, 366 – Jardim São José
www.nchotel.com.br

Pousada Santa Luzia – Fazenda Santa Luziawww.pousadasantaluzia.com

Hotel Fazenda Tio NicolaRod. Benevenuto Moretto, km 1,5 (estrada Tuiuti/Amparo)
www.hotelfazendationicola.com.br

O melhor hotel em Bragança é:

Hotel Villa Santo AgostinhoRua Victorio Panuncio, 200 – Jardim Sevilha
http://www.hotelvillasantoagostinho.com.br/

FESTA DO PEÃO BOIADEIRO DE BRAGANÇA PAULISTA – Um dos eventos mais famosos em Bragança Paulista é a festa do peão boiadeiro.
A programação incluí rodeios, shows e feira agropecuária. Em geral a festa ocorre no mês de Abril e tem duração de aproximadamente 10 dias. É realizada no Parque de Exposições Doutor Fernando Costa, mais conhecido como Posto de Monta.

A programação da festa pode ser acessada por meio da internet.

CARNAVAL - O carnaval é uma festa de destaque na cidade, já que possui um Sambódromo, onde são realizados os desfiles das diversas escolas de samba que existem na cidade. Também há eventos em clubes e blocos de carnaval de rua como o Bloco do Guaraná.

POSTO DE INFORMAÇÕES TURISTICAS – Junto ao portal de entrada da cidade, há um posto de informações turísticas onde você poderá obter informações e mapas a respeito da cidade.
Portal da cidade e Posto Turistico

Com este roteiro você poderá aproveitar bastante a cidade de Bragança Paulista. Como morador da cidade a 14 anos, ao pesquisar o material para elaborar este Post acabei descobrindo muitas coisas sobre a cidade, pense !!! Para mim acabou se tornando um aprendizado.

Aguarde que nas próximas divulgações continuarei a dar noticias/informações sobre as demais cidades que compõe a região bragantina e arredores. O próximo post será sobre PEDRA BELA.

Abração

Benevide

Nenhum comentário:

Postar um comentário