sexta-feira, 30 de maio de 2014

ARGENTINA - La Plata




LA PLATA

A Argentina está divida por províncias, que aqui no Brasil se equiparam aos estados, e uma delas é a província de Buenos Aires. A cidade de Buenos Aires, que é a capital do país e possui status de distrito federal, portanto é uma cidade autônoma, encontra-se localizada na província de Buenos Aires, no entanto, a província possui sua própria capital que é a cidade de La Plata.

La Plata encontra-se situada a 56 quilômetros da cidade de Buenos Aires. Trata-se de uma cidade que foi projetada pelo arquiteto e engenheiro francês Pierre Benoit, para servir como capital da província após Buenos Aires passar a ser considerada como distrito federal, isto a partir de 1880. La Plata foi fundada em 1882, pelo governador Dardo Rocha.

A planta original da cidade é bastante interessante, já que foi projetada em formato de um quadrado, onde suas ruas são identificadas por números ao invés de nomes e distribuídas em ordem progressiva, de modo que facilita a localização de um endereço. Dentro deste quadrado com ruas distribuídas na horizontal e vertical, ruas diagonais cortam a cidade em formato de “X”, cujas intersecções com as avenidas principais originaram pequenas praças. Bastante interessante e que justifica sua característica de cidade planejada. Veja no mapa:


Tem como principais pontos turísticos: a Plaza Moreno, Plaza San Martin, o Museu de Ciências Naturais e o Zoológico Municipal.

Conhecer e transitar pela cidade de La Plata, é uma experiência que agrada os visitantes e oferece oportunidade de conhecer uma arquitetura muito bonita e rica em história. Apesar de não ser “tão antiga”, pelo fato da cidade ter sido construída em um período onde a influência europeia era muito forte na Argentina, a impressão de que se tem é que aqueles edifícios foram construídos a mais tempo do que realmente o foram. Quem quiser conhecer La Plata, mesmo que seja em um passeio muito curto de um dia, não pode deixar de conhecer o que ela oferece de melhor, que são as atrações :

• Plaza Moreno, que abriga a Catedral e o Palacío Municipal
• Museu de Ciência Naturais
• Plaza San Martin, que abriga o Palácio Governamental, Palacio da Legislatura e o Centro Cultural Pasaje Dardo Rocha

Conheci La Plata, por meio de tour oferecido por agência de turismo em Buenos Aires, que dura em torno de 4 horas. Para quem esta com pouco tempo disponível (que foi o meu caso) e quer ter somente uma panorâmica da cidade, vale a pena, pois o tour passa por quase todos os principais pontos turísticos e possibilita a visita (com paradas) nos pontos principais que são a Plaza Moreno, onde se conhece a Catedral e no Museu de Ciências Naturais.

Mas já posso dizer que a próxima vez que retornar a Buenos Aires, dedicarei 2 dias completos para conhecer a cidade, pois ela é muito linda e merece ser apreciada com calma.

Neste post vou informa-lo sobre como fazer o tour por conta própria.

COMO CHEGAR A LA PLATA

Em ônibus: Dirigir-se até a estação rodoviária de Buenos Aires, “La Terminal de Retiro”, que se encontra ao lado da Estação de Retiro (trens) e adquirir passagens com uma das empresas que prestam serviço até La Plata.

Em trem: Os trens partem a partir da Estação Constituição (Estación Constitución), lembrando que não é a Estação Retiro. Obtive informações de que as viagens normais em trem, não são agradáveis, vi os trens circulando e não recomendo. Mas, foi inaugurado um serviço especial em trens novos, que são mais caros, saem algumas vezes por dia e que dizem valer a pena, é necessário informar-se diretamente na estação.

Tour agências de turismo: por meio de agências de turismo de Buenos Aires.

Agora vamos falar um pouco sobre as principais atrações de La Plata.

PLAZA MORENO – É uma grande praça situada exatamente no ponto central da cidade, isto se levando em conta o traçado da planta original, que conforme já disse, é em forma de quadrado. Ali se encontra a pedra fundamental, lançada na cerimonia de fundação da cidade de La Plata. Nesta praça em um dos lados se localiza a Catedral Imaculada Conceição e do outro, ou seja, em frente à catedral, fica o Palácio Municipal. Deste modo o local conta com três das grandes atrações de La Plata.

Plaza Moreno - com Palacio de la Municipalidad ao fundo


Plaza Moreno - com Catedral ao fundo

Plaza Moreno - Local onde esta enterrada a pedra fundamental

Plaza Moreno - esculturas representando as Quatro Estações


CATEDRAL DE LA PLATA - CATEDRAL DE LA INMACULADA CONCEPCIÓN - Endereço: Rua 14 entre 51 e 53 (precisamente na Plaza Moreno). É uma das igrejas mais lindas dentre as que já conheci. Possui arquitetura gótica e dentro deste estilo é a maior igreja da América do Sul, possui um museu subterrâneo e um elevador que circula no interior das torres, possibilitando o acesso a um mirante de onde se pode observar a cidade.

O início de sua construção foi em 1884. Os vitrais foram importados da França. Suas torres possuem 112 metros de altura e não se pode construir prédios cuja altura seja maior que a da catedral.

Horário de visitação: Museu da Catedral e do elevador - Segunda-feira a domingo e feriados das 9h às 19h.
Catedral de La Plata

Catedral de La Plata - portal

Catedral de La Plata - lateral do portal

Catedral de La Plata

Catedral de La Plata - interior

Catedral de La Plata - interior

Catedral de La Plata - interior

PALACIO MUNICIPAL – PALACIO DE LA MUNICIPALIDAD – Endereço: Calle 12 y 51; 11y 53. - Considerado como um das edificações mais bonitas de La Plata, este edifício de estilo renascentista alemão abriga a prefeitura de La Plata. Ele está localizado em um dos lados da Plaza Moreno e tem diante de si a Catedral de La Plata. Um de seus destaques é o famoso Salão Dourado. As visitas guiadas ocorrem de segunda a sexta-feira, no horário das 9h às 17h.
Palacio de la Municipalidad

PLAZA SAN MARTÍN - A Plaza San Martin encontra-se localizada entre as Calles 50, 54, 6 y 7. É um local de destaque da cidade, inclusive para os movimentos públicos, devido que ali estão instalados a Casa de Gobierno de La Provincia de Buenos Aires e o Palácio de la Legislatura. Ali também está instalado o Centro Cultural Dardo Rocha.

CASA DE GOVERNO E RESIDENCIA DO GOVERNADOR – Endereço: Av. 51 y 6 – Primeiro edifício público a ser construído após a fundação da cidade, cujo autor do projeto foi o belga Julio Doral, se destaca pelo estilo renascentista. Está localizada na Plaza San Martín, em frente ao Palácio da Legislatura. Há um programa de visitas que ocorrem nos finais de semana, onde se visita o hall de entrada com sua escadaria, diversos salões e outros espaços que compõe o ambiente.
Casa de Gobierno

CENTRO CULTURAL PASAJE DARDO ROCHA - calle 7 entre 49 y 50 – Prédio de construção estilo clássico francês, onde inicialmente funcionava uma estação de trem, posteriormente ali foi instalado os correios local e atualmente funciona como um centro cultural.
Horário de visitação: todos os dias das 9h às 22hs
Centro Cultural Pasaje Dardo Rocha
foto: www.panoramio.com

Centro Cultural Pasaje Dardo Rocha
foto: tedxdiagonal.com.ar

PALACIO DE LA LEGISLATURA - Calle 7, 51, 8 y 53 – Edificio onde está instalada a sede do poder legislativo da província. Arquitetura estilo clássico, cujo desenho ficou a cargo de dois arquitetos alemães. A decoração externa conta com esculturas simbólicas do Direito e os trabalhos em auto relevos mostram a história e riqueza do país.
Palacio de la Legislatura
foto: commons,wikimedia.org

Paseo del Bosque

MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS - Endereço: Paseo del Bosque s/n – Foi inaugurado em 1888, e pertence à Universidade Nacional de La Plata. É o maior museu de ciências naturais da América do Sul, e um dos destaques é sua coleção de mamíferos e fósseis. Há exposição relativa às culturas nativas e antigas. Também há uma sala egípcia, com exposição de vários objetos, muito interessantes, inclusive conta com sarcófagos. O prédio está localizado próximo ao Zoológico em uma área com muito verde e largos corredores para caminhada, sua arquitetura externa e interna é belíssima . Um local muito recomendado para visita. (site )

Horário de visitação: de terça-feira a domingo das 10h às 18h.

Visitas Guiadas: terça a sexta-feira às 15h, aos sábados, domingos e feriados às 11, 13, 14 e 16h
Museu de Ciencias Naturais

Museu de Ciencias Naturais

Museu de Ciencias Naturais

Museu de Ciencias Naturais - saguão principal

Museu de Ciencias Naturais - área de exposição

Museu de Ciencias Naturais - área de exposição

Museu de Ciencias Naturais - saguão superior

Museu de Ciencias Naturais - área interna

Museu de Ciencias Naturais - cúpula

ZOOLÓGICO DA CIDADE DE LA PLATA - Endereço: Paseo del Bosque s/n. O zoológico foi fundado em 1907 e possui estilo vitoriano, conta com uma das coleções mais completa de animais existente no país. Também possui um jardim botânico que faz parte do complexo.

Horário de visitação: terça-feira a sexta-feira das 10h às 18h – sábados, domingos e feriados das 10h às 19h – Para saber os preços ( clicar aqui ). É somente uma tela com informações sobre horários e preços, pois o site oficial está em construção.
Zoologico de la Plata
foto: www.letrap.com.ar

TEATRO ARGENTINO - Avenida 51 entre calles 9 y 10 – A construção atual foi realizada após o incêndio ocorrido em 1977, que destruiu todo o prédio original. A arquitetura é moderna e impacta diante da grandiosidade e ousadia das linhas apresentadas. Possui sala de apresentação que comporta mais de 2.000 pessoas, além de outras salas e local para exposições.

As visitas guiadas ocorrem nos seguintes dias e horários: Terça a sexta-feira às 9h, 11h, 13h30, 15h30 e 17h – sábados às 11h, 13h e 15h – domingos às 15h30 e 17h.

Reservas e informações no próprio teatro: de segunda a sexta-feira das 9h às 15h, ou por meio do email: clicar aqui

Querendo saber a programação e outras informações visite o site ( clicar aqui ).
Teatro Argentino
foto: www.fotocommunity.es

Teatro Argentino
foto: www.tiempodemusica.com.ar

TEATRO COLISEO PODESTÁ – Endereço: Calle 10 entre 46 y 47 – Este local anteriormente era chamado de Politeama Olimpo, sendo que em 1920 foi renomeado como Coliseo Podestá. Sua característica é do teatro à italiana, cuja sala é em formato de ferradura, muito utilizada no século 19. Informações sobre as visitas guiadas devem ser obtidas com o pessoal do teatro de segunda a sexta-feira no horário das 9h às 12h. Os contatos e demais informações, inclusive a programação, são obtidos no site ( clicar aqui )
Teatro Coliseo Podestá
foto: www.laplataterminal.com

Teatro Coliseo Podestá
foto: ciudadfitopaez.blogspot.com

CASA CURUTCHET - Endereço: Calle 53 nº 320 – É um projeto do grande arquiteto Le Corbusier, um dos fundadores da arquitetura moderna, é declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade. Horário de visitação: terça a sexta-feira das 10h30 às 14h30 - ( clicar aqui)
Casa Curutchet
foto: cineclub-internacional.blogspot.com

REPÚBLICA DE LOS NIÑOS (REPÚBLICA DAS CRIANÇAS) - Endereço: Camino General Belgrano esquina Calle 500. O parque é formado por 35 edifícios em formato de castelos, palácios, capela, estação ferroviária, teatro, lojas, etc., construídos em tamanho adaptado para uma criança de 10 anos de idade. Sua construção foi iniciada em 1949 pela Fundação Eva Peron, e em 1952 recebeu a visita que Walt Disney, que maravilhado com a beleza do local, foi inspirado a construir a Disneylândia. Além dos edifícios o parque conta com brinquedos e oficinas educativas. Para informações sobre horários de visitação, preços e demais informes, acesse o site. (clicar aqui)
Republica de los Niños
foto: www.larazon.com.ar

Ficando mais tempo em La Plata é possível conhecer outras atrações, inclusive museus, os quais não conheci, porém em leituras sobre a cidade, vi boas recomendações, alguns deles são:

Museo Municipal de Bellas Artes - site

MACLA. Museo de Arte Contemporáneo Latinoamericano - site

Museo Provincial de Bellas Artes Emilio Pettoruti - site

Centro Cultural Islas Malvinas - site

MAM - Museo de Arte y Memoria
- site

Então o que me diz? Principalmente você que já conheceu Buenos Aires e está em busca de novas opções de passeio? Vale muito a pena conhecer a cidade e começar a conhecer um pouco mais da Argentina, que é um país agradabilíssimo para se visitar.

Nos próximos dias estarei trabalhando em um post sobre a última cidade argentina que conheci: CÓRDOBA! Você se surpreenderá com o que a cidade tem para oferecer em matéria de turismo.

Até mais, e continue acompanhando as matérias.

Um abraço,

Benevide

5 comentários:

  1. Oiee...

    Você lembra o nome da agência??

    ResponderExcluir
  2. Oiee...

    Você lembra o nome da agência??

    ResponderExcluir
  3. Benevide, muito obrigada pelo post!!
    Estou indo a La plata em breve e suas sugestões ajudaram muito meu roteiro de viagem!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelas sugestões. Vou me aventurar a ir de trem!

    ResponderExcluir
  5. Benevide, obrigada pelo post, meu ajudou muito, certamente irei nessa cidade, qual agência faz passeio para La Plata?

    ResponderExcluir