quinta-feira, 6 de outubro de 2016

ÍNDIA - Nova Délhi - parte 2







NOVA DÉLHI

Entrei na Índia pela cidade de Nova Délhi, a capital do país. Uma cidade grande, muito povoada, e ao chegar no aeroporto você já tem a sensação de que realmente chegou na Índia, já que depara com várias pessoas que aguardam os viajantes portando colares de boas vindas, coisa muito comum porlá. 

Eu mesmo não fui excluído do costume, já que o receptivo me aguardava com um destes colares.

Meu colar de boas vindas !

Depois de um voo com mais de 20 horas entre aeronaves e aeroportos, você chega meio tonto e demora um pouco para se situar, então quando entro no carro e o mesmo começa a se movimentar, o guia simplesmente vira para trás e começa a me passar as orientações e documentação, então eu quase solto um grito, pois como é que com um transito daqueles o cara simplesmente solta o volante e vira para conversar com o passageiro no banco de trás???....... kkkkkk.... nem havia me dado conta que ali se pratica a "mão inglesa", ou seja, o volante dos carros são do lado direito do carro, e o receptivo era o passageiro da dianteira, o motorista estava exatamente na minha frente......kkkkkk.

Já no caminho para o hotel, a sensação de estar na Índia se manifesta forte, pois comecei a ver elefantes e dromedários disputando o transito com os veículos convencionais, também passamos ao lado de um enterro típico, onde levavam o defunto envolto em tecidos e coberto de flores, apoiado sobre um tipo de "maca", tudo muito colorido e as pessoas que acompanhavam o cortejo caminhando ao longo da via. Bem ali já comecei a conferir o que havia lido sobre o país.

Em todos os hotéis que cheguei a recepção sempre foi bastante simpática, no caso de quem vai por meio de pacotes turísticos, o receptivo faz o check in e enquanto isto nos trazem um refresco para aplacar o calor medonho que faz por ali. Depois o roteiro que detalhei no post anterior e lá esta eu instalado na Índia.

No primeiro dia somente sai para dar uma volta e almoçar um lanche no Mac Donald's  que estava ao lado do hotel (hambúrguer vegetariano), quase fui atropelado conforme descrevi no post anterior e não me animei, tampouco me senti seguro para sair caminhando por todo aquele ambiente tão diferente do que estamos acostumados, então resolvi voltar para o hotel e curtir a piscina.

No dia seguinte logo cedo com a chegada do guia de turismo, fico sabendo que o grupo é na verdade uma dupla, e feitas as devidas apresentações, seguimos para nosso tour daquele dia.

Torre Qutb Minar (Torre da Vitória)
A capital da Índia é uma cidade  moderna e também uma antiquíssima cidade, cujas origens se perdem em sua historia. Pelo menos 7 cidades sucessivas existiram naquele local antes da chegada dos britânicos. No passado foi regida por dinastias Hindus, Muçulmanas e Mongol, os quais deixaram centenas de monumentos que hoje adornam a cidade.

Começamos nosso tour pelo Forte Vermelho que fica na parte histórica da cidade. Confesso que ao chegar ali, saltei do carro com os olhos esbugalhados de pavor, pois o choque foi muito grande diante de tanta miséria, sujeira e diversidade de serviços/comercios tudo praticamente amontoado. Mas seguindo as orientações do guia fomos seguindo e rapidamente saímos daquela muvuca toda e entramos em uma área aberta onde ficam as muralhas do Forte Vermelho 

FORTE VERMELHO (RED FORT) - As grandes muralhas de arenito vermelho, foram o motivo do nome desta fortificação que foi construída em 1639. É um símbolo poderoso da nacionalidade indiana e possui grande importância, tanto que em 1947 ali foi hasteada a primeira bandeira nacional quando a Índia tornou-se independente.

São muitos os pontos de visita dentro do forte: palácios, pavilhões, banhos, mesquita, etc.

Este foi um local que conhecemos somente externamente. Já que nosso tempo em Nova Délhi seria muito curto.

Forte Vermelho

Forte Vermelho

Forte Vermelho

Forte Vermelho

Forte Vermelho

Forte Vermelho

Como estávamos na parte turística histórica de Nova Délhi, fizemos um passeio de riquixá do Forte Vermelho até a Grande Mesquita, onde o condutor nos guiou pelas pitorescas ruas muito estreitas e com comércio praticamente a céu aberto. Ali eu estava mais tranquilo, pois passado o choque inicial, vi que não havia perigo em andar no meio daquele tumulto todo, a primeira impressão é que causa o pavor, mas depois você começa a se acostumar com tudo aquilo, afinal será assim praticamente em toda a viagem, então pensei: "Relaxe e curta o momento!".


Riquixá - meio de transporte comum


Rua do centro comercial na parte antiga da cidade de Nova Délhi
Fiquei com pena do condutor, pois eles são tão magrinhos e puxam o veículo e os passageiros somente no pedal, mas fazem o serviço feliz.


Meu passeio em riquixá

Ao chegarmos para a visita da grande mesquita, você não tem noção do quanto ela é majestosa, pois chegamos e nos deparamos com uma grande escada inclinada, que dá acesso a uma das entradas do templo, somente quando se chega no topo e adentra no pátio é que vemos a grandiosidade de tudo aquilo, pois ela é a maior mesquita da Índia.

A GRANDE MESQUITA - (JAMI MASJID) - É a maior mesquita da Índia e foi construída em 1656, sua estrutura é composta por 3 cúpulas de mármore preto-e-branco e dois minaretes equidistantes do arco principal. A magnífica escada de arenito que no passado teve utilidade de destaque, hoje fica cheia de guardadores de sapatos e mendigos, o que dificulta até apreciar tão belo trabalho. O grande pátio desta mesquita acomoda até 20 mil pessoas nas seções de orações de sexta-feira e dias festivos quando há uma maior frequencia de fieis.

Foi a primeira vez que consegui entrar na parte interna de uma mesquita, já que nas que visitei anteriormente, não houve possibilidade de ver a parte interna. Muito bonita, verdadeiras obras artísticas relativa a arquitetura e decoração por meio de entalhes. Realmente uma obra magnífica. Você fica imaginando como deve ser bonito ver aquele pátio enorme, com os fieis ajoelhados fazendo as preces.

A Grande Mesquita - Jami Masjid - escadaria da entrada principal

A Grande Mesquita - Jami Masjid

A Grande Mesquita - Jami Masjid

A Grande Mesquita - Jami Masjid

A Grande Mesquita - Jami Masjid

A Grande Mesquita - Jami Masjid

A Grande Mesquita - Jami Masjid

A Grande Mesquita - Jami Masjid

Dali seguimos para visitar o:

RAJGHT - Memorial de Gandhi - É o mais importante símbolo de nacionalidade da Índia, pois foi neste local que Gandhi foi cremado. É um grande parque e ali o ponto principal é uma plataforma de granito preto, cujo adorno permanente são as inscrições das últimas palavras proferidas por Gandhi "He Ram!" (Oh! Deus!). Neste local são trazidos todos os chefes de estado que visitam a Índia, além de que, é um local de grande movimento de turismo interno.

Memorial de Gandhi

Memorial de Gandhi - a tumba


Ele fica dentro de um parque e entre o local do estacionamento e a entrada do memorial, vimos uma cena de mulheres trabalhando como ajudante de pedreiro, um trabalho duro para mulheres, pois carregar bacias de concreto na cabeça não deve ser fácil, e note que elas trabalham paramentadas como "indianas", ou seja, de sari, pulseiras, anéis nas mãos e nos pés, binds, brincos, piercing, tornozeleiras e com os olhos pintados que lhe são tão peculiares.



Nossa próxima parada foi para visitar o:

TEMPLO DA RELIGIÃO SIKH - Você identifica os sikhs por meio dos homens, pois eles são os indianos que usam um tipo de turbante de uma única cor e mesmo formato. Talvez você já tenha visto alguma imagem deles em fotos de indianos ou quando aparecem em filmes, reportagens, etc. Para melhor exemplificar segue a foto de um sikh: 


Fiel da religião Sikh
A visita a este templo foi uma das experiências mais interessantes e que mais me agradou na Índia, pois a finalidade era mostrar um lindo trabalho que desenvolvem naquele templo.

Este templo é o principal e o maior existente no país, isto referente a religião Sikh.


Salão principal do templo
Ali eles fazem um trabalho de alimentar o público, seja ele necessitado ou não. Em uma cozinha gigante por meio de doação de alimentos e mão-de-obra voluntária eles cozinham muita, mas muita comida mesmo e servem as pessoas que querem ou precisam da mesma.


Voluntários operando na cozinha do templo
Voluntários fazendo pães na cozinha do templo

Voluntários operando na cozinha do templo
O processo é da seguinte forma:
  • as pessoas ficam em uma espécie de recepção, na parte de fora da cozinha e do salão onde é servida a refeição.
  • um representante sikh fica falando algumas coisas que segundo o guia nos disse são preces e mensagens de paz.
  • quando o salão está preparado para receber um novo grupo, as portas são abertas e eles entram de modo ordenado e se sentam nos tapetes que estão distribuídos pelo piso em forma de corredores.
  • na sequencia um grupo de colaboradores passa distribuindo uma espécie de prato que tem várias divisões.
  • feita a distribuição entra outro grupo de colaboradores, cada um com uma comida diferente e vai depositando nos pratos que estão com os "convidados".
  • todos aguardam que tenha sido feita a distribuição para aquele batalhão de pessoas e após um sinal, eles começam a se alimentar.
  • quando acabam saem do salão e os colaboradores vão organizando o mesmo, para o próximo grupo, que já se encontra sentado na "recepção" aguardando sua vez.
  • e assim vão participando grupo a grupo até todos estejam alimentados.

Publico aguardando a liberação do salão de refeições do templo

Publico acomodado no salão de refeições do templo

Voluntários servindo a comida no salão de refeições do templo



Prato com divisões entregues às pessoas que usufruirão da refeição
O legal é que este trabalho, como muitos outros que vi em templos hindus, fornecem a alimentação para aquelas pessoas que necessitam.

O guia me disse que participar desta alimentação, também tem um significado especial para os sikhs, motivo este pelo qual eles participam, independente de necessitarem do alimento ou não.

Este templo recebe a visita de milhares de pessoas, e qualquer visitante que queira, pode participar do almoço, inclusive se vê muitos turistas participando daquela experiência.

Após ver tão linda demonstração de caridade e fé, visitamos o salão de orações, onde as pessoas ficam sentadas para orar e muitos aproveitam para meditar ao som da música sacra que ali é tocada por um grupo de músicos durante as orações.

Tudo é muito colorido e cheio de muita fé. Uma das coisas mais bonitas que vi na Índia foi a demonstração da fé, por todas as religiões, que começa deste bebês, pois você vê criancinhas pequeninas já rezando e cumprindo os rituais.

O colorido de tudo contrasta com o material utilizado na construção do templo, em sua maioria mármore branco, alegrando ainda mais aquele ambiente tão cheio de boa energia.

Depois fomos visitar as demais partes do templo, inclusive uma grande piscina, onde os fiéis se banham, alguns para algum ritual e outros para se refrescar, nota-se isto no comportamento de vários grupos.
Grande piscina na área interna do templo
Como disse, este templo é aberto a todos os que queiram visitá-lo,  a única restrição é que não se pode entrar com a cabeça descoberta, então se você não tem um turbante, lenço, etc. eles te emprestam uma bandana para você usar, e foi o que aconteceu comigo. Também não se pode entrar calçado, então os sapatos ficam em uma espécie de portaria e você segue descalço e na entrada para o templo deve lavar os pés, neste templo o piso não é sujo....rs.rs.rs.rs....
Local para lavar os pés antes de adentrar na parte interna do templo
Quanto a bermuda, short, mini saia, roupas decotadas e sem mangas, nem pensar........ 

Eu achei muito interessante esta religião e para entendê-la melhor, de modo resumido, se você quiser acesse o link : https://pt.wikipedia.org/wiki/Siquismo ( clique aqui ) .


Salão principal do templo

Área do pátio coberto com tecidos 

Templo Sikh


Templo Sikh
Na sequencia fomos visitar alguns monumentos e construções ligados a história da Índia, porém uma história mais recente.

INDIA GATE (PORTÃO DA ÍNDIA) - Um grande arco em arenito vermelho foi erguido em homenagem aos soldados indianos e britânicos que morreram na primeira guerra mundial e aos que tombaram em batalhas da Fronteira Norte-Oeste da Província e da Terceira Guerra Afegã. Também para homenagear os soldados que morreram na Guerra Índia-Paquistão em 1971, há uma chama eterna queimando na base deste monumento.Ali desembarcamos e fizemos a visita a pé por todo o local.

Portão da Índia

Portão da Índia

Portão da Índia - local da chama eterna

Portão da Índia - local da chama eterna

VIJAY CHOWK (PRAÇA DA VITÓRIA) - Este espaço em Raisina Hill foi projetado para dar acesso à casa do vice-rei, agora residência do presidente. O local é ladeado por dois conjuntos de construções que abrigam os Ministérios, além do gabinete do Primeiro-Ministro.

O guia nos disse que nesta região por questões de segurança, não se pode parar para visitá-lo a pé, então foi uma visita panorâmica de carro. Mas eu vi vários turistas que desceram dos veículos que estavam e faziam fotos....... mas fazer o que, né?.... nosso guia era muito antipático.....rs.rs.rs..... pronto falei !.....kkkkk.

Edifícios que abrigam os Ministérios da Índia

Edifícios que abrigam os Ministérios da Índia

Edifícios que abrigam os Ministérios da Índia

Edifícios que abrigam os Ministérios da Índia

Após um rápido almoço, com a verdadeira culinária indiana, fomos deleitar nossos olhos com uma visita ao Complexo de Qutb, um local onde você volta no tempo ao visitar majestosas obras de arquitetura antiga, daquelas que faz você viajar ao passado.

MEHRAULI - O Complexo de QUTB - No século 13 neste local foi lançada as bases do sultanato de Délhi, iniciando-se com a construção da Mesquita O Poder do Islã e da torre Qutb Minar (Torre da Vitória), inclusive esta é o destaque do complexo, já que sua altura e os detalhes da decoração deixam qualquer um de boca aberta por um bom tempo. A mesquita possui alguns painéis hindus que foram retirados de alguns templos hindus destruidos, mesclando-se com cúpulas islâmicas e arcos, demonstrando-se assim a mescla que há entre as duas culturas dentro do país, ou seja a hindu e a islâmica.
Mesquita O Poder do Islã

Torre Qutb Minar (Torre da Vitória)

Torre Qutb Minar (Torre da Vitória) - detalhe dos entalhes nas paredes
No local também encontra-se o Pilar de Ferro, uma peça do século 4, feito como mastro de bandeira em honra a Vishnu, sendo um tributo à milenar metalurgia indiana. A curiosidade é que passado tanto tempo a coluna de ferro não esta oxidada e fica a céu aberto.
O Pilar de Ferro
O portal Alai Darwaza, que dá acesso ao complexo, foi construído no século 14 e é uma das primeiras edificações a empregar o método islâmico de construção com arcos.

Os painéis existentes no local, são fantásticos devido a decoração feita por meio dos entalhes em pedra. Leva você a imaginar como foi possível elaborarem obras com aquela exatidão e riqueza de detalhes, uma vez, que sabemos que não existiam ferramentas para facilitar o trabalho, e que aquilo tudo foi feito de modo manual.



Complexo Qutb

Torre Qutb Minar (Torre da Vitória)

Detalhamento dos entalhes das paredes, arcos e portais em Qutb

O Pilar de Ferro com a Torre Qutb Minar ao fundo

Detalhamento dos entalhes das paredes, arcos e portais em Qutb

Portal no Complexo Qutb - com o Pilar de Ferro ao fundo


Complexo Qutb

Para fechar nosso dia fomos visitar o:

TEMPLO DE LÓTUS (Baha'i House of Worship) - Um local imperdível para se visitar, é uma construção moderna, projetada por um arquiteto iraniano, que foi terminada em 1986. Seu formato de flor de lótus dá o nome popular ao templo. As 27 pétalas que dão forma ao complexo, são todas feitas com mármore branco, o prédio é rodeado por nove espelhos d'agua e um imenso gramado.

O acesso é controlado, de modo que entra um determinado número de pessoas por vez. Ele pertence a seita Baha'i que surgiu na Pérsia, sendo uma de suas crenças a de que a humanidade é uma única raça.

Este é um dos muitos templos em que você tem que entrar descalço, você deixa seus calçados na área do gramado, de modo que tem que caminhar um bom trecho, descalço como os nativos, ou com meias/pantufas.


Templo de Lótus

Templo de Lótus

Templo de Lótus

Finalizando este dia tão movimentado e com visita a tantas atrações, deu para se ter uma idéia da parte turística de Nova Délhi, é claro que visitamos somente os pontos principais, você poderá passar dias na cidade, pois ao ler sobre ela, verifiquei que há muitos outros locais turísticos muito interessantes para se visitar, quem sabe em uma próxima vez eu possa conhecê-los.

Nossa passagem por Nova Delhi foi um tanto quanto meteórica, no dia seguinte seguimos para JAIPUR, que tratarei na próxima postagem.

Até a próxima, Namastê !!!!

Benevide


Salão principal do templo Sikh

Nenhum comentário:

Postar um comentário