ITALIA - CINQUETERRE

Monterrosso al Mare

Quando falamos em Itália as primeiras referências sobre turismo que vem à nossa mente são: Roma, Milão, Florença, Toscana, etc. No entanto, há locais na Itália que não são de conhecimento geral, mas de uma beleza fascinante. É o caso da Ligúria.

Resolvi fazer uma viagem em trem para conhecer a Suíça e aproveitei para visitar também o norte da Itália e o sul da França. Foi quando descobri que a Ligúria ficava no meu roteiro de visitas na Itália.

A primeira vez que ouvi falar sobre a Ligúria, não senti nenhum interesse em conhecê-la, já que imaginava ser um local bem chato para se visitar. Pensava ser um daqueles recantos europeus, aonde algumas pessoas vão e se encantam com a paisagem bucólica e eu meio sem paciência para tanto romantismo, ficaria entediado dentro de 5 minutos.

Na época, fui pesquisar sobre a região e vi que é localizada no noroeste da Itália, tendo como capital a cidade de Gênova. Como tinha interesse em conhecer Gênova o interesse começou a despertar. Também li que era uma região de grande apelo turístico devido as suas belezas naturais, inclusive por abrigar na província de La Spezia, as famosas Cinque Terre, que traduzido para o português significa “Cinco terras”.

Estando em Milão e sabendo que no próximo dia não tinha muito o que fazer, resolvi pegar um trem e ir conhecer um pouquinho da Ligúria. Não consegui muitas informações a respeito da região, mas soube que para fazer um passeio bate-volta, seria melhor concentrar-me em Cinque Terre e que a primeira cidade a ser visitada deveria ser Monterrosso.

Então peguei minha mochila e segui para lá.

São cerca de 3hs30min em trem, entre Milão e Monterrosso. Isto se você pegar um trem direto, para melhor organizar-se há informações sobre os horários principais no site da Eurail (clique aqui).

Cinque Terre é formada por cinco cidades marítimas, que possuem um colorido fascinante, e por sua vez, contrasta com a linda cor do mar daquela região. Estas cidades são: MONTERROSSO AL MARE, VERNAZZA, CORNIGLIA, MANAROLA e RIOMAGGIORE.

Vale a pena alertar que na região de Cinque Terre, há possibilidade de se comprar o CINQUE TERRE CARD, que é um passe especifico, que dá o direito de viajar em trem pela região durante 1 dia ou mais, além de acesso e descontos em museus locais. O valor fixo do passe fica bem mais barato do que ir comprando passagens de um local para o outro. Além de que, você recebe um mapa da região, onde constam informações que lhe ajudarão muito durante o passeio, tais como os horários de trens. Aproveite e organize o roteiro para o seu dia. Você pode obter informações adicionais (em espanhol) clicando aqui.
Eu comprei o meu passe em Monterrosso.

A distância entre estas cidades, em trem, varia de 3 a 10 minutos. Veja que são muito próximas.

Também é bom avisar que se você tem disposição para caminhar poderá ir de uma cidade para a outra, andando por um caminho que margeia o mar. Mas não sei dizer se compensa, quando se vai passar somente o dia.
Caminho que margeia o mar e interliga as cidades

Estação de trem - Monterrosso al Mare

MONTERROSSO AL MARE

Ao chegar a Monterrosso, olhei a paisagem pela janela do trem e fiquei meio chocado com o visual que se descortinava diante de meus olhos. Desci e meio atordoado com tanta beleza, sai da estação e segui o fluxo de gente que se dirigia para a praia. É muito turista e italianos circulando de um lado para o outro, o que alegra e anima o ambiente. A partir dai foi uma surpresa atrás de outra.

Gente, que coisa LINDA é aquela região!

Uma pena ter passado somente um dia no local, mas valeu cada segundo.

Retomando...... ao sair da estação, a gente se depara com uma “vila” de casinhas pequenas todas juntinhas que formam um lindo visual. Basta seguir o fluxo de gente e você chega à praia.
Monterrosso

Monterrosso

Vale ressaltar, que as praias nesta região tem muitas pedras e pouca areia.

O visual é fantástico e como era verão havia gente em tudo que era canto. Pelo fato do espaço ser pequeno para a quantidade de pessoas que por ali transitam, qualquer cantinho torna-se um ponto para estender a toalha e curtir o sol.

O europeu em geral leva seu lanche e bebida para a praia, então a coisa mais normal do mundo é cada um sacar seu lanche/fruta/comida/bebida e fazer sua refeição, ali mesmo na praia.

Pelas praias que freqüentei, não vi nenhum ambulante vendendo os produtos que costumamos ver nas praias daqui. Então não resta outra coisa a não ser levar o respectivo lanche/bebida.

Detalhe: praias limpíssimas, pois as pessoas recolhem o lixo e depositam nas lixeiras ou levam para descarte em casa.

O visual de Monterrosso é o que mostro nas próximas fotos, não vou ficar detalhando, pois creio que a imagem fala mais alto.
Monterrosso

Monterrosso

Monterrosso

Monterrosso

Monterrosso

Monterrosso

A única coisa que não me conformo é que fui tão sem expectativa para este passeio, que sai do hotel de calça jeans, não levei protetor solar, etc. enfim, quando cheguei lá o calor quase me matou, mas eu no afã de querer conhecer toda a Cinque Terre e achando que não daria tempo para um banho de mar, nem comprei um short por lá. Fiquei o dia todo passeando de calça jeans em plena praia. Para exemplificar vai uma foto da minha situação....rs.rs.rs..... Mas diante dos visuais que tive a oportunidade de ver, valeu a pena ter as minhas pernas quase cozidas...rs.rs.rs
Monterrosso

Nas vilas, é possível comprar diversos produtos da região tais como massas, limoncello (licor de limão siciliano), tartufos (tipo de cogumelo em conserva) temperos, frutas, etc. Eu comprei alguns temperos desidratados para fazer massas/risotos/carnes e também uns temperos a base de pimentas (fortíssimas), muito úteis na culinária. Ainda tenho alguns destes produtos e já se passaram 4 anos !!

Depois de conhecer Monterrosso, retornei para a estação de trem e peguei o próximo com destino a Vernazza.
Estação de trem - Vernazza

VERNAZZA

Bem, descer em Vernazza não foi muito diferente do que em Monterrosso, já que são parecidas.

A exemplo de Monterrosso, a saída da estação de trem desemboca em uma “vila” e de lá segui para a praia, que é muito próxima.

As paisagens de Vernazza são as seguintes:
Vernazza

Vernazza

Vernazza


Vernazza

Vernazza

Vernazza

Vernazza

Vernazza

Acho que a beleza local dispensa comentários.

Vernazza tem o seu charme particular, e foi ali que almocei uma massa maravilhosa. Foi um nhoque com o tradicional molho Pesto, que é originário de Gênova, ou seja, um produto daquela região. Isto acompanhado de uma excelente “birra” (cerveja). Apesar das variações existentes o molho pesto é composto de folhas de manjericão amassadas com azeite, alho e sal.
Nhoque com molho "pesto"

O verão europeu é muito quente, eu não imaginava que fizesse tanto calor. Para se ter uma idéia, enquanto esperávamos o trem nas estações, que não possuem áreas cobertas, já que são bem pequenas, só nos restava se “embocar” nas pontas das plataformas que avançam para dentro dos túneis. Do contrário era insolação na certa.

Em geral quando estou na Europa, bebo vinho todos os dias, mas nesta viagem, com tanto calor, eu bebi vinho somente uma vez, no demais era ”birra” ,ou seja, cerveja o tempo todo. O legal é que lá eles a servem em uns copos enormes e com aquele calor, nada melhor do que virar aqueles “tonéis” geladinhos goela abaixo.

E os sorvetes??? Só conheço um local que tenha sorvetes igual ou semelhante aos italianos, que é em Cuenca no Equador. Eu tomava sorvete o dia todo, principalmente os sabores “fiore de late” e “pistacchio”, nossa que viagem boa !!

CORNIGLIA
Em Vernazza, fui informado de que Corniglia estava interditada devido problema na ligação entre Vernazza e Corniglia, mas isto tudo ouvi em italiano e como sou “expert” no idioma, segui a instrução à risca, ou seja, fui direto para Manarola.

Me ferrei !!......rs.rs.rs.... Só rindo para dizer o que realmente aconteceu. Gente eu não falo italiano e a informação era a seguinte: O caminho que margeia o mar e liga as cidades, isto para quem estava fazendo o caminho a pé, teve um problema de desabamento ou algo parecido e “ele” é que estava interditado. O caminho para Corniglia, via trem, e o próprio lugar estavam à disposição de quem quisesse descer em Corniglia e fazer o passeio. Por ai se tem uma idéia de como entendo bem o idioma... rs.rs.rs..

Enfim, conheci Corniglia somente por fotografia....rs.rs.....
Corniglia

MANAROLA
Das cinco cidades acho que foi a que mais gostei, pois o colorido e a disposição das casas no penhasco proporcionam um visual belíssimo, isto sem contar a cor do mar que não me canso de elogiar.
Manarola

Manarola

Manarola

Manarola

Manarola

Manarola

Manarola

Manarola

Estação de trem - Riomaggiore

RIOMAGGIORE
Chegando em Riomaggiore, a reação não foi muito diferente dos locais anteriores, ou seja, me encantei com o local.
Riomaggiore

Riomaggiore

Riomaggiore

Riomaggiore

Riomaggiore

Riomaggiore

Riomaggiore

Eu olhava tudo aquilo e me perguntava, isto é real? Foi um dos melhores passeios que fiz na Itália.

Já no final da tarde, resolvi seguir de trem até La Spezia que é uma estação depois de Riomaggiore, pois acabei descobrindo que as pessoas que resolvem ficar mais dias em Cinque Terre, em geral ficam hospedadas em hotéis, na cidade de La Spezia, que é muito próxima e oferece uma maior rede hoteleira, com opções para todos os bolsos. Queria ver como era a cidade.

A hospedagem nas cidades marítimas de Cinque Terre é um pouco salgada, mas como diz o ditado “mais vale um gosto do que dinheiro no bolso”, caso você queira ficar hospedado em uma das cidades, te digo que vale a pena.

No meu caso, quando retornar a Cinque Terre, pois voltarei para curtir tudo aquilo durante alguns dias, ficarei em La Spezia. Pretendo ficar hospedado em uma das cidades de Cinque Terre somente uma noite, para sentir a energia noturna do local.

De La Spezia, retornei em trem para Milão, bastante cansado pelo calor e pelas caminhadas, mas feliz da vida em ter tido a oportunidade de gozar um dos melhores dias de minha vida que foi o que passei em Cinque Terre.

Diante de toda esta beleza, passei a prestar atenção nas informações sobre locais, sem muita badalação/divulgação, e com este cuidado já encontrei referências sobre roteiros fantásticos, inclusive farei uma nova viagem à Itália (a terceira..rs.rs.rs..) e pretendo conhecer uma série de locais que são muito conhecido dos europeus e aqui somente algumas pessoas já ouviram falar ou leram a respeito.

Eu fui no verão e gostei bastante da energia dos locais nesta época do ano, já que o europeu tem uma forma diferente da nossa para freqüentar/curtir a praia/cidades marítimas. Pode ser que algumas pessoas até achem esquisito, eu simplesmente adorei, tanto que adotei alguns dos costumes que vi por ali. Mas isto é uma outra questão e talvez a aborde em outro momento.

Espero que tenha apreciado o conteúdo deste Post. Em futuros post’s falarei sobre outros locais que conheci durante esta viagem de verão, locais tais como Cote D’Azur no sul da França (Riviera Francesa), abordando a cidade de Nice e também o principado de Mônaco, que são locais freqüentados por gente muito rica, mas onde é possível fazer um passeio bem econômico e com muito charme.

Um abraço e até mais,

Benevide

4 comentários:

  1. Oi! Adorei o teu relato, as fotos... Vai ajudar muito no meu roteiro na Itália... Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! adorei as dicas

    ResponderExcluir
  3. obrigada pelas informações, estou indo para Italia e já estou com reservas para Cinque Terre.

    ResponderExcluir