quinta-feira, 20 de outubro de 2016

INDIA - Jaipur - parte 3








Depois da visita a Nova Délhi, pegamos a estrada a caminho de Jaipur, durante o trajeto paramos para ver um grupo de macacos que vive na beira da estrada, Quando o carro para eles já começam a se aproximar, com cautela, mas vão chegando, pois sabem que lançarão alimentos para eles. O guia comprou frutas e nos aproximamos para vê-los de perto. Este convívio com os animais soltos é bastante forte por aquelas bandas, você nota que eles aprenderam a conviver com os bichos e não enjaulá-los ou prendê-los, mas simplesmente conviver.





Como é que você convive com elefantes e dromedários como animais de locomoção? Pois é.....isto é muito comum por lá. Até tirei foto de um "estacionamento" de dromedários!..........

Estacionamento de dromedários em Jaipur

JAIPUR

Chamada de A CIDADE ROSA DO RAJASTÃO, Jaipur segue sendo uma das cidades mais pitorescas do mundo. Labirinto fascinante de bazares, palácios e locais históricos onde a tradição coexiste com a modernidade. Foi construída segundo os cânones do Shilpa Shastra, o antigo tratado hindu de arquitetura. Ela é dividida em sete setores retangulares, que contam com ruas bem traçadas, sendo sua planificação uma das maravilhas do urbanismo do século 18, quando nem na Europa existia um sistema similar. A cidade é rodeada por colinas em três de seus pontos cardeais, sendo guardada por um grande muro fortificado, cujo acesso pode ser feito por meio de sete portas.

Cidade antiga de Jaipur

Uma das portas de entrada para a cidade antiga

Outra porta de entrada para a cidade antiga

Cidade antiga de Jaipur

Outra porta de entrada para a cidade antiga

Detalhes de uma das portas de entrada para a cidade antiga de Jaipur

Se diz que o Rajastão é onde a Índia é mais Índia, terra dos marajás, palácios lindos e muitas lendas. 

Sua capital Jaipur é uma das cidades mais belas que já visitei. Diante de tanto colorido, tanta gente, tantas coisas, o colorido rosa de suas edificações na cidade muralhada é algo fascinante. Ali foi quando senti que realmente havia chegado na Índia. Gostaria de ter ficado bem mais tempo nesta cidade, para vivê-la como se deve ser feito, mas....... excursões são para se ter uma idéia dos locais, conhecê-la profundamente só indo por conta. Quero voltar a Índia e com certeza o tempo que dispensarei com Jaipur será grande.

Grande parte de todas as cenas da Índia que foram gravadas na novela Caminho das Índias foram feitas em Jaipur, inclusive reconheci diversos ângulos das filmagens quando revi a novela.

Quando chegamos, fomos direto para o almoço, e após o mesmo, fizemos uma visita panorâmica ao:

ALBERT HALL MUSEUM (Government Central Museum) - Palácio construído para alojar o príncipe Albert da Inglaterra, durante sua visita a Jaipur, nos idos 1870 e poucos. Atualmente funciona como museu, sendo o mais antigo do estado do Rajastão. Seu estilo arquitetônico é indo-sarraceno. Possui uma rica coleção de peças de pinturas, tapetes, marfim, pedras, esculturas de metal, etc.

Para nossa tristeza a visita foi somente na área externa, pois estava fechado no dia que ali estivemos.


Albert Hall Museum

Albert Hall Museum

Mas para compensar nossa decepção em não visitar este palácio, na sequencia fomos visitar um dos templos mais bonitos que vi na Índia. É o templo hindu Birla Mandir.

TEMPLO BIRLA MANDIR - está construído ao pé de uma das colinas de Jaipur e é considerado uma das principais atrações de Jaipur. Lugar de oração muito procurado e admirado, pelos entalhes primorosos. Quando você se aproxima, não acredita que está diante daquele colosso de mármore branquíssimo, e como fazia um sol muito lindo no que o visitamos, o brilho do branco até ofuscava a visão.

Este templo foi construído em 1988, por meio do Birla Group of Industries, um dos magnatas da Índia. Como dito, foi construído com mármore branco e da melhor qualidade. É dedicado aos deus Vishnu (Narayan) e sua esposa Lakshmi, a deusa da riqueza, e por este motivo também é conhecido como Laxmi Narayan Temple.

Diversas divindades do hinduísmo são representados no interior do templo e na parte externa há representações de personagens históricos e figuras de todas as religiões, sendo alguns deles: Sócrates, Zaratustra, Cristo, Buda e Confúcio.

Foi o local mais limpo que vi na Índia, é claro que o acesso é sem calçados, mas pisar naquele mármore branco, tão liso e limpo, chegava a ser prazeroso, seria um sacrilégio levar a poeira e rusticidade de nossos calçados para tão belo piso. Passeio imperdível !!!!!!!!!


Templo Birla Mandir

Templo Birla Mandir

Templo Birla Mandir

Templo Birla Mandir

Templo Birla Mandir

Templo Birla Mandir

Templo Birla Mandir

Templo Birla Mandir

Muito cansados da longa viagem desde Délhi, preferimos repor as energias aproveitando o frescor da linda piscina do hotel, pois o dia seguinte seria muito cansativo, porém proveitoso.

No dia seguinte, seguimos para Amber que está cerca de 7 quilômetros distante de Jaipur, e ali iríamos visitar a principal atração de Jaipur que é o Forte Amber. Uma das formas mais interessantes de acessar o forte, é por meio do passeio de elefantes, e foi o que fizemos, então nosso dia começou literalmente em "grande estilo".

O guia leva você até a base da colina onde o forte se localiza, pois é ali que fica a "estação" de embarque por meio de plataformas aos lombos dos elefantes.

Plataforma de embarque para o passeio de elefantes
Cada elefante carrega duas pessoas, além do condutor, então lá vamos nós ladeira acima em direção ao pátio principal do forte. Uma experiência bacana, não dá medo algum, recomendo a todos que forem para aquelas bandas.

Plataforma de desembarque do passeio de elefantes


FORTE AMBER - Como disse anteriormente a principal atração de Jaipur, é o Fort Amber, que esta localizado em povoado de mesmo nome. Trata-se de uma fortaleza histórica, localizada no alto de uma colina, que foi erguida em 1592, sob as ruínas de um velho forte do século 11.

O Forte Amber é famoso por seus elementos artísticos de estilo hindu. É cercado por uma grande muralha. Seus palácios, calçadas e portões de acesso são magníficos, ele foi construído com arenito e mármore. A riqueza de detalhes é maravilhosa, a gente fica imaginando como deve ter sido aquilo com toda a decoração e movimentação da época dos marajás.

É um lugar do tipo que não dá para ficar escrevendo/falando muito sobre ele, você consegue expressar-se melhor mostrando imagens, pois elas por si próprias dizem tudo, portanto deixo várias fotos dos locais existentes no forte.

Um dos lugares mais fascinantes que conheci em minhas andanças, principalmente na Índia. O forte é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Vista panorâmica do Forte Amber

Portal de entrada do Forte Amber

Forte Amber

Forte Amber

Palácio em Forte Amber

Pátio principal - Forte Amber

Vista de parte das muralhas que circundam o forte

Palácio no Forte Amber - área interna

Vista de jardim no lago que fica em frente ao Forte Amber

Forte Amber

Forte Amber

Palácio decorado com espelhos - Forte Amber

Palácio decorado com espelhos - Forte Amber

Palácio decorado com espelhos - Forte Amber

Jardim interno no Forte Amber

Forte Amber

Caminho de acesso ao Forte Amber - passeio de elefantes

Não falei que Jaipur é onde a Índia é mais Índia?...... pois foi no Forte Amber que vimos um dos famosos "encantadores de serpentes".

"Encantador"  de serpente


Após um tour bastante demorado, devido a grande quantidade de lugares para se ver, seguimos para visitar o:

JAL MAHAL - PALÁCIO DA ÁGUA - Imagine um palácio no meio de um lago, isto mesmo, o Jal Mahal parece flutuar no lago Man Sagar, ou seja, irreal. No entanto fica ali diante de nossos olhos a deixar-nos imaginando como foi construído e como se mantém ali.

Foi erguido em meados do século 18, e no passado foi utilizado para festas reais de caça ao pato. Uma visita rápida, já que somente paramos no mirante para apreciar à distância e fazer fotografias.

Jal Mahal - Palácio da Água

Após esta visita seguimos de volta para a cidade antiga de Jaipur e iniciamos a visita pela City Palace Museum.

PALÁCIO DO MAHARAJA - ou mais conhecido como CITY PALACE MUSEUM - Este complexo de edifícios, abrigou os governantes de Jaipurt desde a primeira metade do século 18. A arquitetura é um misto de estilos Rajput e mogul. Uma parte do complexo é aberta a visitação, como por exemplo o Palácio-Museu Maharaja.

Na verdade o acervo do museu não me interessou muito, mas a arquitetura e decoração geral..... é de cair o queixo, principalmente os pátios, salões e as lindas portas ornamentadas, inclusive uma delas sempre passava durante a exibição da novela Caminhos da Índia.

Quando você vai entrando nesta "mini cidade real" você automaticamente vai se transportando para a época dos marajás, pois os salões, os tetos, os vigias paramentados à indiana, tudo remete aquela época.

Entrada do City Palace Museum

Entrada do City Palace Museum

Entrada do City Palace Museum

 City Palace Museum

 City Palace Museum

City Palace Museum

City Palace Museum

 Vigia com traje tipico no City Palace Museum

 City Palace Museum

City Palace Museum

 City Palace Museum

Vigia com traje tipico no City Palace Museum


 Porta decorada no City Palace Museum


 City Palace Museum

 Porta decorada no City Palace Museum

 Detalhe de porta decorada no City Palace Museum

 City Palace Museum

Neste complexo fica o Chandra Mahal, que é o palácio onde vive o marajá atual.

Chandra Mahal
Bem próximo do City Palace Museum fica o espaço destinado a um observatório astronômico do século 18, e foi para lá que seguimos.

JANTAR MANTAR - Trata-se de um observatório, construído por Sawai Jai Singh II, no período de 1728 a 1734, que além deste construiu outros quatro em outras cidades da Índia, sendo este o maior e mais bem conservado. Este personagem era um astrônomo entusiasta.

Os instrumentos são enormes e lembram esculturas gigantes, e vários são utilizados dentro dos estudos astronômicos, claro que a titulo de folclore, já que com a modernidade existente, não vão se basear em instrumentos centenários para realizar previsões. Mas é muito interessante ver a forma que funcionam os relógios de sol, por exemplo.

Observatório Jantar Mantar

Relógio de sol no Observatório Jantar Mantar

Observatório Jantar Mantar

Observatório Jantar Mantar

Relógio de sol no Observatório Jantar Mantar

Após almoçarmos chegou a hora de caminhar pelo centro histórico, ou melhor, da cidade rosa de Jaipur.

Experiência indescritível, pois além de ver lugares belíssimos, também tivemos contato com um lado de pobreza extrema muito forte, mas deixa pra lá. Fiquei com vontade de comprar muitas coisas, mas  o tempo não era suficiente e também a questão de bagagens, pois eu iria voar internamente e o peso de bagagem permitido era 15 quilos, pensa..........

Mesmo assim, foi ali que comprei a maior quantidade de coisas durante a viagem, pois o artesanato e produtos indianos vendidos por ali, são muito lindos.

Rua em Jaipur

Jaipur


Comércio na cidade antiga de Jaipur

Principal avenida na cidade antiga de Jaipur

Na avenida principal, eis que deparo com o Palácio dos Ventos, simplesmente fiquei parado diante dele, contemplando aquela maravilha arquitetônica.

PALÁCIO DOS VENTOS (HAWA MAHAL) - Um dos monumentos mais conhecidos de Jaipur, diga-se um dos cartões postais da cidade. Foi erguido em 1799. Sua arquitetura conta com uma fachada rosada e ornamentada por balcões e janelas em camadas que se projetam com telas vazadas. Sua altura é correspondente a um prédio de 5 andares, mas apenas com um salão de profundidade. Sua finalidade foi permitir que as senhoras do harém (com véu e sem ser notadas) pudessem observar as cenas da rua logo abaixo.

Dedicado ao deus Krishna, o Palácio dos Ventos, visto de longe tem o formato da coroa que adorna a cabeça do deus.

É possível visitá-lo internamente, pois é composto por escritórios administrativos e o Museu Arqueológico. Por falta de tempo, nós visitamos somente externamente.

Hawa Mahal - Palácio dos Ventos

Hawa Mahal - Palácio dos Ventos
Finalizada a caminhada, voltamos para o hotel e resolvemos repor as energias, novamente curtindo a linda piscina do hotel.

O pacote que comprei, tinha incluído os jantares em todas a noites, isto eu achei bom, pois como chegávamos cansados, e as imediações de alguns hotéis não eram tão agradáveis, ficávamos no hotel mesmo, jantávamos batíamos papo e ao descanso, pois o dia seguinte sempre era puxado. Neste ponto foi bom, mas por outro lado poderia ter aproveitado mais a noite indiana, mas fazer o que, são as benesses e os prejuízos de um pacote de viagem.

E assim finalizamos nossa passagem por Jaipur, no dia seguinte seguiríamos para Agra, cuja finalidade principal era conhecer a atração mais esperada da viagem o TAJ MAHAL, e os detalhes você saberá no próximo post.

Namastê !!!!!!!

Benevide