sábado, 26 de agosto de 2017

PARIS




PARIS

O que não falta na internet, guias de viagens, jornais, revistas, etc.  é informações sobre turismo em Paris. Até pensei em não escrever nada sobre as duas vezes que estive na cidade, mas depois pensando um pouco, resolvi que devo escrever sim, pois vou relatar como foi a minha segunda viagem para aquela cidade, onde não cometi os erros da primeira o que tornou a viagem super prazerosa e produtiva. Afinal estar em Paris é tudo de bom!

A"Cidade Luz", do meu ponto de vista, é um dos locais mais bonitos e gostosos para passar um dia, uma semana, um mês, um ano, enfim uma vida! Tenho algumas cidades eleitas no meu TOP 5, que agora é TOP 6 (depois que conheci Tóquio....rs.rs.rs...), e Paris é uma das primeiras colocadas.



Minha última viagem teve como foco principal levar uma sobrinha para conhecer a cidade, o que foi ótimo, pois como ela tem o mesmo pique que eu, nós saiamos para passear logo cedo e só voltávamos para tomar banho e dormir, isto já no final da noite, e olha que era inverno, imagine se fosse no verão/primavera.......

Paris é uma daquelas cidades que sempre fica faltando algo para visitar, e eu deixo de propósito, com a finalidade de "ser obrigado" a retornar, e mesmo estando duas vezes por lá, ainda ficou muita coisa para conhecer.

Então vou contar como foi a viagem e assim vou falando sobre os locais que conhecemos.

TRASLADO AEROPORTO/HOTEL/AEROPORTO  - é possível ir do Aeroporto Charles de Gaule para o centro de Paris, por meio de metrô, mas como chegamos a noite e estávamos com duas malas grandes e não sabia exatamente a localização do hotel, optei pelo serviço de shuttle que fiz por meio de reserva na internet, e deu super certo. Escolhi um dos vários serviços oferecidos pela internet,  são várias opções, inclusive algumas com atendimento em portugues. Recebi as orientações para localizar o ponto de encontro, onde o motorista da van iria nos pegar e os demais passageiros do horário. Como  estava chovendo e atrasaram um pouco, fiquei em dúvida se o local era mesmo onde estávamos então fiz uma ligação para a empresa, que possui atendimento em espanhol, olha que coisa boa, pois esclareci minhas dúvidas e estava finalizando a ligação quando o motorista veio ao meu encontro, pois já tinham informado a ele que eu estava meio perdido e estava ligando, então ele se dirigiu ao telefone publico mais próximo do ponto de encontro, pois sabia que eu estava ali.  O serviço é com veículos novos e muito confortáveis, os motoristas são muito atenciosos e falam inglês. Optei pelo traslado de ida/volta, então tudo ficou agendado para o retorno, que também correu muito bem e no horário previsto.

HOTEL - Nesta segunda viagem fiquei em um hotel muito bonitinho e simples, de fácil acesso a uma estação de metrô e com um atendimento precioso. Na busca de um hotel barato na região central dei de cara com o Hotel Jardin de Villiers (https://www.jardindevilliers.com/fr/) clique aqui que tinha vagas por um preço muito bom e é localizado na área central, fiquei desconfiado de que era um muquifo, e mesmo assim fui ler os comentários e me surpreendi, pois todos falavam muito bem do local. Resolvi fazer a reserva e "seja lá  o que Deus quiser".... Que agradável surpresa, o hotel foi uma das melhores hospedagens que já tive na Europa, pessoal muito simpático e atencioso, o quarto é pequeno mas atende bem, esta localizado em uma rua residencial em um prédio antigo tipicamente francês, o café da manhã é para ficar recordando até hoje, muito limpo, próximo de mercado, feira, padaria, restaurante, enfim tudo de bom. Quantas vezes eu voltar a Paris quero me hospedar lá, pois a sensação de realmente estar na França é a que se sente quando se hospeda em local como aquele. E o melhor é o custo beneficio. Fica a dica !!!

METRÔ - Na impossibilidade de ir a pé para seu destino, pois considero este o melhor meio de locomoção em Paris, você sempre poderá ir de metrô, pois ele alcança todos os pontos turísticos da cidade. É muito fácil encontrar as estações e seguro seja de dia ou de noite. Também utilize o trem, pois também são muito bons e complementam o acesso do metrô, ou seja, onde um não vai o outro te leva com certeza. Você pode acessar o mapa do metrô/trem no site: https://www.ratp.fr/plans-lignes (clique aqui)

IDIOMA - Muita gente reclama o fato do francês querer falar somente em francês e dizem que são mal tratados neste quesito. Eu desde a primeira vez que estive ali, não tive problema algum com a comunicação, e não falo francês. Segui a dica dada em um site de viagem que li a muito tempo e deu certo. Eu sempre me dirijo ao francês em francês com o básico que aprendi para a abordagem, ou seja, primeiro Bom dia ou Boa noite, me desculpo e pergunto se ele fala espanhol? portugues? inglês? sempre nesta ordem. A maioria deles fala ou entende o inglês, e quando abordamos eles em seu idioma, fica bem mais fácil dar continuidade a conversa em inglês, pois ele, se fala/entende inglês, te responderá em inglês ou em francês com gestos e você conseguirá obter a informação desejada. Finalizando agradeça em francês e pronto. Hoje acho que isto já está um pouco mudado, pois há muitos estrangeiros vivendo na França e os mais jovens já falam inglês com mais espontaneidade, mas eu continuo com minha técnica, pois não costumo mexer em time que esta ganhando...

PARIS MUSEUM PASS - Antes de começar os passeios recomendo que você veja as condições oferecidas por este passe que lhe dá direito de conhecer diversas atrações turísticas em Paris. Na verdade, já no planejamento da viagem é interessante identificar as atrações que você quer fazer, o preço de ingresso de cada uma (por meio de consultas na internet) fazer o somatório e de posse do montante, verificar as que são abrangidas pelo passe Paris Museum Pass e decidir o que fica mais  barato. Geralmente o passe é a melhor opção, economiza-se muito com a aquisição do mesmo, sem contar que você não precisa pegar fila para a maioria das atrações, o passe lhe dá esta vantagem. Vale lembrar que grande parte das atrações em Paris são gratuitas para menores de 18 anos (exemplo o Museu do Louvre),  mediante apresentação de documento (passaporte no caso de brasileiros), então durante o planejamento vale a pena verificar tudo isto. Se você é portador de um passe Paris Museum Pass e esta acompanhado de menores sem o citado passe, o ingresso sem pegar filas é estendido aos menores, basta mostrar o documento dos mesmos. Digo isto, porque no meu caso eu comprei o passe somente  para mim e para minha sobrinha que tinha 15 anos, aproveitei o que era gratuito e nos demais pagava a tarifa para menores. Valeu muito a pena, pois em matéria de gastos com passeios a despesa dela ficou bem baixa. Você pode obter informações por meio do site que é www.parismuseumpass.com ( clique aqui )

Como disse chegamos a noite, e a exemplo da primeira viagem, repeti minha experiência para chegar ao coração da cidade que é a Avenida Champs Elysées. Na minha primeira viagem eu fiquei hospedado em um bairro de Paris, então estava com o pessoal da excursão e tomamos o metrô linha vermelha e seguimos para a estação Charles de Gaulle Étoile, cuja uma das principais saídas é em frente ao Arco do Triunfo, então quando saímos da estação a escada rolante dá de cara com este famoso monumento. A sensação é muito boa e você sempre se surpreende que a grandiosidade e beleza daquela obra e ter esta primeira visão da Paris turística "não tem preço"!

Arco do Triunfo
Com minha sobrinha foi a mesma coisa, pegamos o metrô e nos dirigimos para a estação mencionada e fiquei só olhando a reação dela quando a escada rolante finalizou a subida em frente ao Arco do Triunfo, a reação dela foi a mesma que a minha. E para completar você olha para trás e vê a Avenida Champs Elysées, no nosso caso toda iluminada, pois era época de Natal, então você imagina a beleza daquilo tudo.

Av, Champs Elysées

Já que estávamos ali no coração da cidade, e sendo o primeiro dia, escolhemos um restaurante compatível com nosso bolso, e jantamos uma bela e saborosa pizza, com um vinho para melhorar as coisas e tendo diante de nós a visão da Champs Elysées...... que forma mais "ruim" de começar uma viagem.......rs.rs.rs.rs....

Muita gente fala que não dá para comer, comprar, enfim "viver" na Ave Champs Elysées e arredores, mas eu digo que você pode ir sem medo, pois basta procurar que há sim muito local para comer/comprar a preço justo ( para a França) e com qualidade, basta procurar.

Nós procuramos fazer os passeios por "setores", então escolhíamos determinada área e visitávamos tudo o que havia por ali, de modo que caminhávamos bastante e quando necessário utilizamos o metrô, geralmente para mudar de área. Então na ordem que descrevo é possível fazer quase tudo a pé.

A respeito das atrações não vou falar muito a respeito, farei um breve resumo, uma vez que são muitos os dados históricos e ler-los antes ou no momento de visita ao local, ajuda a entender melhor o contexto. Eu recomendo que durante o processo de planejamento você adquira um guia turístico de Paris, para ler e definir os locais que você quer visitar. Nós andávamos com o guia o tempo todo e ao chegar no local visitado, líamos a história do mesmo e já identificávamos o que havia de melhor para conhecer.

No dia seguinte, depois de uma boa noite de sono e já descansados iniciamos nossa peregrinação pela cidade.

Em pleno inverno, nada melhor do que começar a se ambientar com a cidade em uma longa visita ao Museu do Louvre, e o fizemos de modo bem tranquilo, vasculhando cada canto que estava aberto à visitação.

Muita gente fala que não dá para visitar todo o museu em um único dia, mas eu digo que dá sim, e já o fiz por duas vezes. A dica é você acelerar o passo, seguir o mapa ponto a ponto, nos locais de pouco interesse para você somente dê uma passada e dedique o tempo para apreciar as obras e estilos que mais lhe interesse. Nas duas vezes a visita durou entre 4:30 e 5 horas. Como se anda muito, minha recomendação é começar a visita pela manhã, se for o caso almoce lá mesmo e o resto do dia você faz um passeio mais leve, onde não tenha que andar tanto.

MUSEU DO LOUVRE (clique aqui) - É um dos maiores museus do mundo, sendo o mais visitado. Localizado no centro de Paris, tem como "inquilinos famosos" a Mona Lisa, a Vênus de Milo, entre muitos outros. Minha obra preferida é a Vitoria de Samotrácia e cada um por certo elege a sua preferida durante a visita. Seu acervo é composto por obras de grandes artistas, além de grandes coleções de peças milenares de antigas civilizações do oriente e ocidente, incluindo-se ai o Egito antigo. A arquitetura do palácio onde o mesmo esta instalado e sua decoração competem com as obras, pois são sensacionais. Um local imperdível no seu roteiro de Paris.

Dica: chegue cedo, se possível uns 20 minutos após a abertura. Após ingresso dirija-se direto para a sala onde fica o quadro da Mona Lisa, que é uma das se não a atração mais concorrida do museu, então quanto mais cedo melhor pois ainda esta com pouco publico e você consegue vê-la tranquilamente. Em seguida siga para o ultimo andar do museu e comece a visita por ai e vai descendo. Eu li esta dica antes de visitá-lo e deu super certo, tanto que repeti na segunda vez.

Vale lembrar que o quadro da Mona Lisa é pequeno, você não se aproxima dele pois há uma barreira de isolamento, e mesmo assim, muita gente faz selfie com ele, ai você imagina o congestionamento.....rs.rs.rs.rs..... Mas não deixe de vê-lo.

A Samotrácia

A Samotrácia

Museu do Louvre

Museu do Louvre

Museu do Louvre

Museu do Louvre - alguns tetos

Museu do Louvre

Museu do Louvre

Museu do Louvre - algumas dasmobras principais: Mona Lisa, A Samotrácia e Vênus de Milo

Museu do Louvre

Continuamos nosso roteiro passeando pelo Jardim das Tulherias, que é um grande parque entre a Praça da Concórdia e o Arco do Triunfo do Carrossel ( não confundir com o famoso Arco do  Triunfo ). Ele foi criado no século XVI a pedido de Catarina de Médicis.  Além de lindos jardins e alamedas a área do parque engloba o Museu d'Orangerie e o Jeu de Paume, dois locais onde ocorrem exposições de arte contemporânea. Deste parque você tem uma vista linda da Avenida Champs-Elysées e do Arco do Triunfo, além do Obelisco.
Arco do Triunfo do Carrossel

Jardim das Tulherias

Jardim das Tulherias

Jardim das Tulherias

Praça da Concórdia

Obelisco
Dali, de uma das transversais dá para avisar a Igreja La Madeleine, então aproveitamos e fomos visitá-la, era fim de tarde e não poderia ter horário melhor, já que estavam ensaiando uma apresentação para o dia seguinte, então além da visita, tivemos uma palhinha da apresentação do coral/orquestra. Era época de Natal, então havia apresentações em diversos pontos da cidade.

LA MADELEINE - Uma das igrejas mais conhecidas de Paris, teve sua construção entre o período de 1764 e 1845, durante sua construção houveram propostas para converter o edifício em bolsa de valores, parlamento ou estação de trem. Um conjunto de colunas coríntias circunda o prédio, o que descaracteriza o formato tradicional de igrejas e lhe confere uma beleza toda especial.

Igreja La Madeleine

Igreja La Madeleine

Igreja La Madeleine - ensaio de um coral/orquestra
Em Paris ir de um ponto a outro é sempre um prazer, pois você sempre se deparará com algum ponto turístico ou muito famoso. Então em nossa volta para o hotel, fomos dar uma olhada na famosa Praça Vendôme, local onde estão instaladass várias lojas de marcas conceituadíssimas e que eu só posso passar na calçada, pois os preços são pra lá da estratosfera....rs.rs.rs... Mas muito bom ver tudo aquilo.

Praça Vendôme

Praça Vendôme
Com toda a vontade de ficar zanzando na rua, fomos a pé até o Arco do Triunfo, circulando pela Avenida Champs-Elysées já que era Natal e havia um lindo bazar natalino instalado ali. Como já disse o que mais faço em Paris é caminhar.

No dia seguinte fomos para a região Invalides e iniciamos os trabalhos visitando o Museu de L'Armée que faz parte do complexo Les Invalides, também visitamos o Domo e a Tumba de Napoleão.

MUSEU DE L'ARMÉE (clique aqui) - Museu que conta a história militar da França e possui o maior acervo de armas do mundo. O prédio é belíssimo e grandioso, eu não me interesso por história militar tampouco por armas, mas mesmo assim valeu a pena conhecer o local.

Museu de l'Armée

Museu de l'Armée
Museu de l'Armée - na foto da esquerda roupas e objetos que pertenceram a Napoleão e abaixo do lado direito um famoso cavalo (empalhado) de Napoleão

DOMO (clique aqui) - No século XVII o rei Luis XIV solicitou que fosse projetada a igreja Domê que passou a integrar o complexo já existente no complexo Invalides. Esta igreja foi utilizada pela família real e para alojar túmulos da realeza. Após finalização a obra tornou-se um grande exemplo da arquitetura francesa do século XVII.

Na cripta do Domo esta instalado o tumulo de Napoleão, uma das atrações principais do complexo Invalides.


Domo - cúpula

Domo

Domo

Tumba de Napoleão

Domo
Um outro ponto de visitação no complexo é a capela St-Louis-des-Invalides.

Nas imediações aproveitamos para visitar o Museu Rodin.

MUSEU RODIN (clique aqui) - Este artista que é considerado o maior escultor francês do Século XIX, possui um museu exclusivo para apresentação de suas obras. É muito difícil alguém não conhecer Rodin, cuja famosa obra "O Pensador" está estampada por toda parte, além de que há obras dele espalhadas por todo o mundo. O acervo é fantástico e suas melhores obras estão ali, grande parte fica a céu aberto, instalada nos lindos jardins que circundam a propriedade, além das obras que ficam alojadas no palacete da propriedade. Um dos melhores museus que já visitei, mas sou suspeito para falar pois sou apaixonado pelas obras do artista. Visita imperdível.

A famosa escultura "O Pensador"

Museu Rodin

Museu Rodin
Com um tempo nublado e chuvoso, nos dirigimos para visitar a famosa catedral de NOTRE DAME .

NOTRE-DAME (clique aqui)- Quem é que já não ouviu falar da Catedral de Notre-Dame? Cenário de diversas historias, inclusive infantis, como o desenho o "Corcunda de Notre-Dame".  A catedral fica na "Île de la Cité", que é o berço da cidade. A primeira pedra de sua construção foi lançada em 1163 perdurando por 170 anos, resultando no lindo trabalho gótico apresentado.

A visita é gratuita e você ficará extasiado diante de tanta beleza. Caso queira subir até o topo das torres, é necessário entrar pela lateral da igreja, e o ingresso é pago.  Na última vez resolvemos subir até o topo, mas eu achei confusa as orientações e sinalizações de modo que nos perdemos no meio da subida e acabamos voltando para o térreo, sem chegar ao topo, mas até onde fomos deu para ter uma linda vista de Paris e da parte interna da catedral. Valeu a pena. As gárgulas que adornam o edifício, dão um ar misterioso à paisagem, então o legal de subir até o topo é ficar lado a lado com estes elementos decorativos tão característicos de Notre-Dame.

Em várias cidades já vi igrejas Notre-Dame, que imitam a arquitetura da "igreja-mãe", mas te digo que nenhuma consegue transmitir a majestade e beleza que a original impõe.

Catedral Notre Dame

Catedral Notre Dame

Catedral Notre Dame

Catedral Notre Dame

Catedral Notre Dame - as gárgulas e vista a partir do topo da catedral
E depois de um dia tão produtivo, não poderia haver maneira melhor de finalizá-lo com um espetáculo na Ópera de Paris, e lá fomos nós.

OPERA NACIONAL DE PARIS GARNIER (clique aqui)- O edifício que abriga a Ópera impressiona quem passa por ali, tanto de dia como de noite. Indo do clássico ao barroco seus frisos, colunas e esculturas decoram com primor a parte externa. Dentro é um espetáculo, coisa do tipo que não dá para ficar comentando, então nestes casos a imagem fala mais que um milhão de palavras.

Pode parecer que ir à Ópera de Paris, seja um programa caríssimo, mas não é não. Diferente daqui na Europa os grandes teatros sempre tem espetáculos em exibição e você consegue ingressos muito baratos, basta se informar e comprar direto na bilheteria. No nosso caso pagamos 12 euros para assistir um espetáculo de balé clássico.

Falando um pouco do teatro, ele foi projetado por Charles Garnier a pedido de Napoleão III e começou a ser construído em 1862 e teve sua conclusão em 1875. Há possibilidade de fazer um tour guiado para conhecer as instalações internas do prédio. Nós preferimos conhecer a parte interna assistindo um espetáculo, ficamos sem os detalhes é claro, mas deu para ter uma mostra muito boa do que é tudo aquilo.

Ópera de Paris

Ópera de Paris

Ópera de Paris

Ópera de Paris
 E eis que chega o dia de visitar o cartão postal principal de Paris, talvez até da França, a Torre Eiffel. Para mim a segunda vez, já para minha sobrinha a primeira. Desde que você chega a Paris, e caminhando pela área central, sempre verá a torre de longe, mas quando você vai se aproximando dela, sempre dá aquela sensação boa de "realmente estou em Paris, olha a senhora da cidade diante de mim".

TORRE EIFFEL (clique aqui) - Construída em 1889 em decorrência da Exposição Universal, foi a edificação mais alta do mundo até 1931. Hoje é um símbolo de Paris. Os ingressos para visitação podem ser adquiridos pela internet ou  no local. Eu comprei no local e optei pelo ingresso que dá direito a subir até o terceiro andar, que está a 276 metros de altura. O segundo andar da torre fica a 115 metros de altura.

Na minha opinião as fotos ficam melhores quando tiradas do segundo andar, o terceiro andar é  muito alto e dependendo do dia as fotos ficam com muita névoa, que foi o nosso caso. Eu já havia visitado a torre com subida até o segundo andar, e desta vez, resolvi subir até o terceiro para ver como era a vista e a sensação de estar tão alto. Da próxima vez ficarei no segunda andar mesmo, pois não vi grande impacto com a subida até o terceiro andar, só no preço. A vista é sensacional, você enxerga toda a área central de Paris e tem a real dimensão de quão grande e bonita é aquela cidade.

Torre Eiffel



Torre Eiffel

Torre Eiffel - vistas a partir do segundo andar

Após a visita na torre, atravessamos a ponte que está ao lado e fomos visitar os Jardins du Trocadero, na verdade o complexo todo se chama colina de Chaillot, mas é mais conhecido por nós turistas como Trocadero. É um complexo que além dos famosos e belos jardins du Trocadero, consta com diversas atrações, algumas delas são: Museu da Marinha, Museu do Homem, Aquário de Paris, Palácio de Chaillot, etc.

Dali se tem uma vista impagável da Torre Eiffel, na verdade a maioria das pessoas vão ali, para sacar "aquela" foto tendo como fundo a torre.

Trocadero

Trocadero

Vista da Torre Eiffel a partir do Trocadero

Jardins do Trocadero

A famosa foto tirada a partir dos jardins do Trocadero


Em seguida fomos visitar o Museu du Quai Branly.

MUSEU DU QUAI BRANLY (clique aqui) - É um museu novo, foi inaugurado em 2006. Com uma arquitetura moderna e muito bonita, seu acerto em grande parte é composto por obras da Oceania, Ásia, África e Américas. A disposição é setorial o que facilita a visita. Eu gostei muito e recomendo a visita.

Museu Quai Branly

Museu Quai Branly

Agora você vai rir de nós, pois depois de uma visita tão descolada como a torre e do museu citado anteriormente, nossa próxima visita foi aos esgotos de Paris...... rs.rs.rs.... isto mesmo, até o esgoto de Paris é atração turística.

ESGOTOS DE PARIS (clique aqui)- deste o século XX os esgotos são uma atração turística, as visitas são limitadas a uma área definida para circulação e são feitas a pé, a entrada fica na Pont de l'Alma (estação do metrô: Alma-Marceu), do Museu du Quai Branly é possível ir a pé.
Esgotos de Paris
Como disse caminhar em Paris é uma delicia, então nada de pegar metrô para ir até a próxima atração, seguimos caminhando até o Museu D'Orsay.

MUSEU D'ORSAY (clique aqui)- Este famoso e interessantíssimo museu está instalado desde 1986 em um edifício que serviu como principal estação ferroviária da cidade, é um prédio construído no final do século XIX. As grandes obras da academia impressionista ficam expostas neste museu. Eu já fui duas vezes visitá-lo e em ambas notei que as obras estavam dispostas de forma totalmente diferente, não sei se isto é um hábito, mas se for é muito interessante, pois tive a sensação de visitar locais diferentes.  Recomendo a visita, mesmo que você já foi ao Louvre, um museu completo, e pense "museu de novo???", pois são totalmente diferentes e o Museu D'Orsay é muito interessante.

Museu D'Orsay

Museu D'Orsay

Museu D'Orsay
Quando saímos do museu já estava escuro e nós "destruídos" de tanto caminhar, retornamos para o aconchego do nosso hotel a descansar para o próximo dia que seria também bastante puxado. Mas qual dia em Paris é "leve" .....rs.rs.rs.rs....

Este dia da viagem foi grande parte dedicado à realeza!!!! E iniciamos seguindo para Versailles. Muita gente pensa que Versailles fica em Paris, mas vale esclarecer que Versailles é como um distrito , próximo da capital, então o deslocamento para lá é um pouco demorado.

Nós fomos em trem a partir de Paris e foi muito tranquilo, pois a estação fica a uma curta distância do complexo Versailles, sendo possível o deslocamento a pé. Recomendo que você vá bem cedo para evitar filas e aproveitar bem o dia. Calçados bem confortáveis pois tudo que se faz ali é por meio de longas caminhadas.

PALÁCIO E JARDINS DE VERSAILLES (clique aqui) - Em Paris você encontrará tours que te leva para visitar Versailles, geralmente são tours de meio dia, onde você tem uma rápida visão do "Château" o palácio principal e uma panorâmica dos jardins. Eu visitei Versailles com tour e por conta e digo que vale a pena ir por conta, pois o tour mostra tudo de modo muito, muito superficial, é bacana, mas você não tem a vivencia de explorar Versailles como deve ser feita.

Visitamos o palácio principal o "Château" e é o local com mais pessoas, depois tudo fica mais tranquilo para se visitar.  Eu não vou ficar aqui escrevendo a respeito pois somente visitando o local é que se entenderá porque aquilo tudo foi a glória do reinado de Luís XIV, o Rei Sol, cujo início da construção foi em 1668. A parte que mais me chama a atenção no palácio é o Salão dos Espelhos, cada um deve ter sua ala preferida, mas eu não me canso de caminhar por aquele salão e fico imaginando como deve ter sido aquilo na época dos reis....... Os portões dourados também são destaques da decoração do edifício.

Seguindo as orientações você conseguirá visitar com calma o palácio e depois siga para os jardins, que são algo fora deste planeta. São enormes e totalmente simétricos, limpos, bem cuidados formando lindos desenhos. Você não se cansa de andar por tudo aquilo, esta caminhando e de repente se depara com uma fonte ou um conjunto de estatuas, tudo sempre muito lindo.

Palácio de Versailles

Palácio de Versailles

Palácio de Versailles - Salão dos Espelhos

Palácio de Versailles - Salão dos Espelhos

Palácio de Versailles - Salão dos Espelhos

Palácio de Versailles

Palácio de Versailles

Os Jardins do Palácio de Versailles
Jardim do Palácio de Versailles
Aproveitando a caminhada pelo jardim, você já vai se dirigindo para o Grand Trianon que é um outro palácio do complexo. Este palácio foi erguido a pedido de Luís XIV onde fugindo dos rigores da corte, desfrutava ali da companhia de sua amante madame de Maintenon. Erguido em pedra e mármore rosa, ele é muito pequeno quando comparado com o "Château",  mas muito bonito e aconchegante. Se você vai em tour de agência, a visita a este local não esta no pacote, um motivo a mais para fazer o passeio por conta.

Grand Trianon

Grand Trianon

Grand Trianon
Retornamos para a saída principal do complexo cruzando novamente os jardins de Versailles e dali a pé mesmo seguimos para a estação de trem para regressar a Paris.

De volta a Paris aproveitamos a tarde para visitar o Centro Cultural George Pompidou, e no caminho visitamos a Conciergerie internamente, externamente a Torre St-Jacques e o Centre Pompidou.

CONCIERGERIE (clique aqui) - Edifício que foi utilizado como prisão, por onde passaram muitos famosos personagens da historia francesa, dentre eles Maria Antonieta, que ali permaneceu aguardando sua execução na guilhotina.

Conciergerie

TOUR ST-JACQUES - A bela torre gótica é o que restou de uma antiga igreja destruída após a Revolução Francesa, esta torre foi erguida em 1523. Não é aberta a visitação.   

Torre St-Jacques

CENTRE POMPIDOU (clique aqui)- Dentre outras instalações, abriga o Museu de Arte Moderna de Paris, o maior acervo de arte moderna do mundo.  O edifício é uma coisa de doido, pois tem suas instalações, que deveriam ser internas, totalmente expostas, ou seja, escadas rolantes, elevadores, tubulações de água e ar, vigas de aço, tudo isto para o lado de fora do prédio..... Mas que ficaram interessantes quando se vê o conjunto de uma só vez. Eu não sou grande apreciador de arte moderna, mas  gostei de visitar o local, talvez mais pela louca arquitetura do mesmo, do que por seu acervo.

Centre Pompidou

Centre Pompidou

Centre Pompidou - a brasileira Tarsila do Amaral marcando presença com a obra "A Cuca" - imagem superior a esquerda
E assim finalizamos mais este dia de passeio na cidade Luz!

O dia começou com passeios pela região Jardin des Plantes, depois fomos mudando de regiões  durante a caminhada,  e nossa primeira parada foi nas ruínas de um anfiteatro romano.

ARÈNES DE LUTÈCE - trata-se das ruínas de um anfiteatro romano, construído no final do século I, parte foi destruída pelos bárbaros e parte soterrada, mas os registros de sua localização foram mantidos em documentos. Em 1869 durante a construção da Rue Monge, as ruínas começaram a ser redescobertas e sua restauração só foi possível graças a uma campanha montada por moradores da cidade, dentre eles Victor Hugo isto no século XIX, o que resultou no início dos trabalhos somente em 1918. Se você não tem informações poderá passar pelo local, pensando que é uma simples praça aberta, até prestar atenção nas paredes de pedra que formam parte da antiga arquibancada.


Arènes de Lutèce

Arènes de Lutèce
Próximo dali, seguimos a pé, até a principal mesquita de Paris.

MOSQUÉE DE PARIS (clique aqui) - Você já deve ter visto alguma imagem desta mesquita, pois é o centro espiritual da comunidade muçulmana da cidade e também a residência do Grande Imã, e devido aos acontecimentos dos últimos tempos, sempre  fazem reportagens e entrevistas no local. O edifício de estilo hispano-mourisco foi construído em 1920, e o que chama atenção é o lindo pátio interno decorado com mosaicos e arcos trabalhados. Você tem acesso a este pátio e algumas salas no prédio, mas a não muçulmanos é vetada a entrada no salão de orações. A visita vale muito a pena, principalmente se você aprecia a cultura/estilo árabe. Fomos muito bem recepcionados pelas pessoas que trabalham ali.


Mesquita de Paris

Mesquita de Paris

Mesquita de Paris

Mesquita de Paris
Próxima parada:

PANTHÉON (clique aqui)- Uma construção imponente e bela, mas são tantas em Paris que fica até repetitivo ficar falando isto. Mas o panteão tem cara mesmo de panteão e o interessante é que quando de sua construção entre 1764 e 1790 foi feito para abrigar uma igreja. Com o evento da revolução francesa o edifício foi tomado e transformado em panteão.  Em 1806 Napoleão o devolveu para a igreja, e posteriormente novamente foi tomado e devolvido para a igreja, até se tornar um monumento público em 1885. O edifício  possui salões muito altos e amplos e os destaques são para os afrescos, a cúpula e a cripta.

Panthéon

Panthéon

Panthéon
Agora um pouco de caminhada ao ar livre e fomos nos maravilhar com os jardins de Luxemburgo.

JARDIN DU LUXEMBOURG - O parque mais popular de Paris tem como destaque o palácio de Luxemburgo de onde partem os desenhos dos belos jardins que compõe o parque e cercam o lindo lago octogonal. Os jardins além das belas plantas, são decorados com estatuas de rainhas da França. No local há um café com mesas ao ar livre onde se pode dar uma parada para apreciar o local.

Jardins de Luxemburgo

Jardins de Luxemburgo
Saindo do Jardim de Luxemburgo, acabamos nos deparando com uma linda igreja, que não estava em nossos planos de visita do dia e foi uma grata surpresa. Esta igreja muito antiga e bonita, não têm um apelo turístico forte, pelo menos eu nunca havia lido nada a respeito nas indicações de passeios pela cidade, é a:

IGREJA  ST-SULPICE - Sua construção foi iniciada em 1646 e levou cem anos para que ficasse pronta. A edificação é simples e elegante, possui grandes janelas em arcos que criam uma boa luminosidade natural. Uma coisa que quebra toda a harmonia da construção são as torres em cada ponta, as quais não combinam entre si.

Igreja St-Sulpice

Igreja St-Sulpice
PLACE ST-SULPICE - Esta bela praça que leva o nome da igreja que ladeia uma de suas laterais, foi construída na metade do século XVIII e tem como característica principal a Fontaine des Quatre Points Cardinaux (Fonte dos Quatro Pontos Cardeais).

Place St-Sulpice
Como sou fã do pintor Eugene Delacroix, não poderia ficar sem fazer uma visita ao museu especifico de sua vida e obra.

MUSÉE EUGÈNE DELACROIX (clique aqui)- é um pequeno museu instalado no prédio onde este tão célebre pintor francês trabalhou e viveu nos últimos anos de sua vida, isto no período de 1857 a 1863. O acervo é composto de várias obras e desenhos do artista, além de objetos pessoais. Suas obras principais estão expostas nos principais museus do mundo, então se você vai ali esperando ver algo parecido, desista, pois o que verá são os esboços de quadros famosos e alguma obra de menor grandeza.
Museu Eugène Delacroix

Museu Eugène Delacroix
E assim o dia foi finalizado.

Começamos os trabalhos visitando um parque que ficava perto do hotel onde estávamos hospedados, o Parque Monceu.

PARC MONCEAU - Em 1778 um nobre pediu que fosse criado um jardim magnífico no local, com o passar dos anos a propriedade foi mudando de donos, até que em 1852 o estado adquiriu parte do mesmo tornando-se então público. Neste parque ocorreu o primeiro pouso de paraquedas documentado.  Figura entre os parques mais elegantes da cidade, mesmo assim acabou perdendo atrações no decorrer do tempo.

Parc Monceau

Parc Monceau
Dali seguimos a pé para o Arco do Triunfo, onde visitaríamos a parte interna do mesmo, inclusive com a subida até o mirante que fica no topo da construção.

ARCO DO TRIUNFO (clique aqui)- O mais famoso arco triunfal do mundo teve sua construção iniciada em 1805 a pedido de Napoleão e foi finalizada em 1836. Um dos símbolos da cidade Luz, é o ponto de partida para a maioria das celebrações e desfiles. Em sua base esta o Túmulo do Soldado Desconhecido. É possível visitá-lo internamente e subir até o mirante de onde se tem uma vista fantástica de toda a Champs Elysées, da Praça Etoile de onde sai as 12 avenidas que formam a estrela e tem o Arco do Triunfo como figura central, também se tem vistas de vários pontos turísticos de Paris.

Arco do Triunfo


Arco do Triunfo

Arco do Triunfo - à direita túmulo do soldado desconhecido

Arco do Triunfo - vistas a partir do mirante
Finalizada a visita ao arco, embarcamos no metrô com destino a Montmartre, que é um bairro ligado aos artistas a mais de 200 anos. Ali visitamos o bairro e um de seus pontos turísticos mais famosos a igreja de Sacré-Coeur (Sagrado Coração).

IGREJA DE SACRÉ-COEUR (clique aqui) - De diversas partes de Paris é possível ver esta igreja que fica em um ponto muito alto da cidade, e se nota claramente devido seu formato que é bastante diferenciado das demais, devido a cúpula oval. Sua construção teve inicio em 1875 e finalizada em 1914, mas devido o advento da primeira guerra mundial foi consagrada em 1919. Um dos pontos turísticos mais visitado pelos turistas que passam pela cidade, portanto  é um local muito movimentado.


Igreja Sacré Coeur
Outro ponto muito procurado pelos turistas em Montmartre é o famoso cabaré Moulin Rouge.

MOULIN ROUGE (clique aqui) - Este é um dos mais famosos cabarés de Paris, que funciona desde o final do século XIX. Durante o dia e a noite você sempre verá turistas tirando fotos em frente ao mesmo. A primeira vez que fui a um espetáculo ali, confesso que não gostei do show, tanto que a quem me perguntava eu dizia que não havia gostado. No entanto, nesta viagem fui assistir novamente o espetáculo já que era a primeira vez que minha sobrinha estava em Paris e eu penso que ir naquela cidade e não ver um show de cabaré, é algo que ficará faltando no roteiro. Então no intuito de levá-la fui pela segunda vez, sem expectativa alguma...... Mas que surpresa!!!! O show estava completamente mudado e foi FANTÁSTICO !!! Recomendo a todos que vão, é caro mas vale a pena. Há diversos esquemas para ir:  com show+jantar, show+meia garrafa de champanhe, show + nada...... e foi neste que fomos, afinal comer era o que menos importava. Nós compramos o ingresso durante o dia em nossa visita a Montmartre e a noite fomos para o Moulin Rouge e voltamos de metrô, é muito tranquilo.

Moulin Rouge

Moulin Rouge
A visita seguinte foi ao Museu de Artes Decorativas, Museu da Moda e Museu da Publicidade. É praticamente um único museu já que todos estão no mesmo prédio, em uma lateral do prédio onde se encontra o museu do Louvre, e com um único ingresso se visita os três museus.

MUSEU DE ARTES DECORATIVAS (clique aqui)- Seu acervo é composto de peças de arte decorativas e ornamental da Idade Média até os dias de hoje. Além de móveis e peças de decoração também há uma galeria especial para jóias e bijuterias. São muitas salas e bastante coisa para se ver.

Museu de Artes Decorativas
INSTITUTO DO MUNDO ÁRABE (clique aqui) - É um centro cultural fundado em 1980 pela França e mais 20 países árabes, com o intuito de promover ações culturais entre o mundo árabe e o ocidente. Esta instalado em um prédio super moderno  e o formato das exposições segue a mesma linha. Para falar a verdade vi muito pouco do mundo árabe que conhecemos, eu esperava ver algo mais típico, mas na verdade é uma projeção da cultura moderna, que na verdade é muito parecida com a cultura moderna de outros países. Para se ter uma ideia não fiz nenhuma fotografia no local, pois do meu ponto de vista não vi nada interessante para ser registrado nas lentes......

Instituto do Mundo Árabe

Depois de um dia tão cheio de idas e vindas, nossa logística neste dia foi meio complicada e mal organizada, resolvemos finalizar com uma ida nas Galerias Lafayette. Como era Natal a decoração estava "podre" de chique e acabamos somente circulando e olhando as mercadorias já que os preços ali costumam ser um tanto quanto fora do nosso orçamento.....rs.rs.rs... Mas vale a pena visitar aquele lindo local, principalmente se você subir até o topo do prédio, onde há um mirante com vistas bonitas do centro de Paris incluindo-se ai uma sensacional da Torre Eiffel.

Galerias Lafayette

Galerias Lafayette
Na sequencia voltamos  cedo para o hotel,  pois no dia seguinte teríamos que madrugar para embarcar em um tour rumo a cidade de Bruges, na Bélgica. Sobre isto comento em um post a parte caso você queira vê-lo agora basta acessar:  BRUGES - clique aqui

E eis que chega nosso último dia de viagem, um dia onde já estávamos sentindo saudades de Paris, mesmo sem ainda ter saído de lá...... Dedicamos este dia a ver alguns novos pontos e rever tudo o que achamos valer uma segunda visita.

MUSEU GRÉVIN ( clique aqui)- É um dos museus de cera mais antigos da Europa, foi inaugurado em 1882 e está localizado no Boulevard Montmartre. É um prédio antigo e com vários personagens conhecidos mundialmente, mas grande parte são de personalidades francesas e européias as quais não temos familiaridade, mas vale a pena visitar o local. Também há um show de espelhos que é realizado a décadas, interessante! mais informações:  http://www.grevin-paris.com/fr 
Museu Grévin
LA DEFENSE - É um pólo empresarial muito próximo da região central, basta pegar o metrô da linha vermelha (várias estações na Champs Elyseés) e descer na estação La Defense. Eu costumo dizer que ali é a Paris moderna, pois você sai de um ambiente totalmente clássico antigo e dentro de poucas estações se depara com toda aquela modernidade. La Defense é o maior centro empresarial desenvolvido na Europa.

Além de todo aquele conjunto arquitetônico moderno, há o Grande Arco, que é um imenso cubo oco de onde você tem uma vista completa do complexo La Defense e se olhar para trás verá a parte central de Paris, inclusive o Arco do Triunfo. Um passeio rápido que precisa ser feito quando estamos passeando por aquela cidade.


La Defense

Vista do Grande Arco La Defense a partir do mirante do Arco do Triunfo
PASSEIO DE BARCO PELO RIO SENA - Não deixe de fazer este passeio, são muitas as opções às margens do Rio Sena. Passeios diurnos, noturnos, com jantar, etc. Há alguns em que você pode fazer um city tour, já que eles tem diversas "estações" nos principais pontos turísticos da cidade, onde você pode descer e depois embarcar no próximo barco. Nós optamos pelo BATOBUS (http://www.batobus.com/   clique aqui ) Mesmo que você já tenha feito todos os passeios é interessante fazer o tour pois você terá um outro olhar da cidade a partir do rio, além da oportunidade de sacar fotos incríveis, já que tem seu campo de visão bastante ampliado dos diversos pontos turísticos da cidade.

Vista de Notre Dame a partir do barco

Depois de caminhar até a exaustão, chegou a hora de dizer Adeus para a Cidade Luz! e lá fomos nós para o hotel, já que nosso voo seria muito cedo e teríamos que sair de madrugada.

 Além dos locais citados, conhecemos e passamos por muitos outros, que receberam a atenção apenas da parte externa, por não haver interesse em visitá-los internamente ou até mesmo por falta de tempo. Isto sem contar a quantidade de coisas que há para fazer e conhecer em Paris, por isto a necessidade de um guia turístico.

Esta é uma das formas de conhecer a cidade, e existem mil outras que você pode optar de acordo com o seu estilo de viajante.

É claro que no futuro retorno a Paris quantas vezes for possível, já que como disse no início da postagem esta é uma das minhas cidades preferidas no mundo.

Au revoir, e espero não ter te cansado com tão longo relato. Até uma próxima postagem!


Benevide



Um comentário:

  1. Gosto muito do seu Blog, você nos presenteou com esse lindo trabalho. Parabéns pela dedicação e refinamento.

    ResponderExcluir