CHILE

Bem, vou iniciar os trabalhos falando um pouco sobre o Chile, precisamente Santiago. Se me perguntarem por que Chile? O que me vem à cabeça é dizer: Porque é um país muito, bonito, próximo, com uma diversidade de climas/paisagens fantásticas, porque já fui várias vezes para lá e muitas outras coisas.

Mas na verdade optei em falar sobre Santiago, pois é um dos destinos prediletos dos brasileiros, principalmente no período do inverno, já que é uma oportunidade para se conhecer a NEVE !!! tão rara em nosso país. Além disto, é um país que possui uma produção vinícola excelente, respeitada e apreciada em todo o mundo, principalmente aqui no Brasil. No inverno nada melhor que curtir um bom vinho com um saboroso acompanhamento, seja ele em forma de petiscos ou pratos quentes. E fazer isto no Chile é demais........

Santiago é uma cidade com vistas muito bonitas, compostas por parques, centro com prédios históricos, mercado central, bairros e edifícios modernos, museus, cerros (colinas/morros em português), rio Mapocho, etc. Isto sem falar na Cordilheira dos Andes que emoldura a cidade, ou seja, de muitos ângulos você avista os seus belos cumes nevados.
Enfim, com disposição há muito o que fazer/conhecer.

É possível fazer visitas a estações de esqui, vinícolas, cidades litorâneas, tudo isto a partir da capital, por conta ou por meio de tours. Mas tudo isto irei detalhar mais adiante, é claro que o meio indicado por mim, talvez não seja o melhor, no entanto, sempre recomendo este roteiro a amigos/conhecidos que vão conhecer Santiago, aliás, é um simples texto digitado e é com eles que varias pessoas tem conhecido Santiago. Agora ele será mais detalhado e incrementado, de modo que, deixará de ser um simples texto, passando a ser um “post”.

Uma das dicas que você sempre irá encontrar em minhas divulgações, será: “A primeira coisa que faço, sempre que chego a uma cidade diferente, é um CITY TOUR”. Por que isto? É uma forma de familiarizar-se com a cidade e conhecer os pontos principais, de modo que a partir daí você se locomova como achar melhor.

Para melhor me situar em qualquer cidade, eu logo de cara eu marco três pontos, um em cada extremo da cidade e um no meio. A partir daí fica mais fácil para sentir-me localizado e situar-me quando começo a locomoção por conta própria.
Em Santiago você pode realizar o city tour, por meio de agências, em geral contratados na recepção dos hotéis e agências de turismo próximas ou por conta própria.

Meu relato será informando como fazer o tour por conta própria, pois entendo que é uma forma de familiarizar-se à cidade, conhecer o povo local e seus hábitos, manter contato com os “nativos”, poder até deparar-se com dificuldades, enfim viver/curtir a cidade nos mais diversos aspectos.

Pelo fato de Santiago possuir uma rede de metrô muito segura, extensa e eficiente, vale a pena locomover-se por este meio de transporte. Você pode obter informações, inclusive baixar o mapa da rede, por meio do site www.metro.cl .Para obter o mapa disponível em PDF, basta clicar aqui.

Vamos então começar a falar sobre o CITY TOUR:

Se não estiver hospedado no centro, vá de metro até a estação LA MONEDA.

Ali ficam o Palácio La Moneda, onde esta instalada a sede do governo e em seu subsolo encontra-se o Centro Cultural Palácio La Moneda, aberto à visitação. Você pode verificar a programação de exposições por meio do site www.ccplm.cl. É possível visitar o interior do Palácio de La Moneda, mediante reserva antecipada por meio do e-mail visitas@presidencia.cl elas são guiadas e ocorrem durante a semana, sem agendamento confirmado não é possível adentrar no interior do palácio.


Em Santiago, a exemplo de outros países, ocorre a troca da guarda do palácio governamental. Eu sou fã deste tipo de evento, portanto sempre que chego à capital de um país, procuro saber se ocorre tal evento. Em Santiago ocorre de acordo com o calendário estabelecido, em 2013 nos meses de Novembro e Dezembro ocorre nos dias impares. Ainda não divulgaram o calendário de 2014, estarei verificando e quando obter a informação publicarei aqui no blog.

Durante a semana ocorre às 10hs e nos finais de semana e feriados às 11hs, com duração de aproximadamente 40 minutos. Há apresentação de músicas executadas por uma banda militar e na seqüência o ritual da substituição dos soldados. Se decidir assistir, procure estar em frente ao Palácio La Moneda, com pelo menos 10 minutos de antecedência para ficar em um local legal. Sempre há bastante pessoas, sejam turistas ou locais. Vale lembrar que o povo chileno é bastante patriota.
Dali pode-se seguir para a Plaza de Armas (onde ficam a Catedral Metropolitana, museus e o prédio dos Correios), para isto dirija-se até a Calle Moneda (estando em frente ao Palácio La Moneda, é a rua à esquerda) siga até a segunda travessa que é o Paseo Ahumada, vire à esquerda. Na verdade é um calçadão, onde se pode apreciar as diversas lojas ali instaladas, arquitetura de prédios antigos, inclusive os famosos “cafés com piernas”. São cafeterias interessantes e típicas de Santiago, recomendo tomar um dos muitos tipos de cafés, ali oferecidos e apreciar o ambiente, não vou dizer o que você encontrará para não perder a graça. Um deles é o Café Haiti. Quem já conhece entenderá porque estou fazendo este mistério.

Ao chegar a Plaza de Armas, não deixe de visitar a Catedral Metropolitana, é muito linda, com arquitetura e decoração em padrão europeu. O prédios dos correios possui uma arquitetura belíssima e junto com os demais edifícios da Plaza de Armas apresentam um visual incrível, aproveite para fazer bastante fotos. Também é possível destacar um choque de estilos e época, quando vemos e fotografamos ao mesmo tempo um edifício de época junto a um edifício moderníssimo todo espelhado. A foto que postei demonstra isto.
A praça é sempre muito movimentada, se houver tempo, visite algum dos museus, ali instalados. Acrescentar a foto da praça Siga caminhando na continuação do Paseo Ahumada, que passa a chamar-se Calle Puente e você chegará ao Mercado Central, um dos pontos turísticos mais visitados.
Ali você poderá desfrutar de um almoço típico “santiaguino”, em geral com peixes e frutos do mar. Eu sempre peço o peixe CONGRIO, acho ele muito saboroso, aliás, os pescados do Pacífico sempre são muito saborosos, isto por causa da textura que apresentam em decorrência da água fria daquele mar. Este é um local para apreciar a famosa Centoja, que é o nome do conhecido “caranguejo gigante do Pacifico”. Um dos pratos típicos que apreciei da ultima vez que estive ali foi a “Paila Marina”, uma espécie de sopa de frutos do mar. A aparência é esquisita, mas o sabor é muito bom, recomendo! Na foto é o prato da direita.
As opções são muitas desde restaurantes sofisticados até os mais simples, basta você escolher o que lhe agradar e melhor se adequar a seu orçamento, o importante é não deixar de curtir o local e saborear os pratos servidos. Ah! não deixe de apreciar o drinque local, que é o PISCO SOUR, se pronuncia “pisco sauer”.

Há uma disputa entre chilenos e peruanos a respeito de quem é o “dono” de tal drinque. Eu tenho minha opinião pessoal, no entanto, não serei eu quem irá criar um fórum para discutir tal assunto... rs.rs.rs...

Você também verá uma grande quantidade de outros produtos como legumes, verduras, temperos e frutas. Pelo fato do Chile ser um grande produtor de frutas, você terá a oportunidade de ver diversos tipos de pêssegos, nectarinas, ameixas, etc.

Aos que apreciam a arte de cozinhar, aproveite e dê uma olhada nos temperos vendidos ali. Eu sempre compro o “aji ahumado”, é um tipo de pimentão bem picante, vendido de forma desidratada, é excelente para condimentar carnes, peixes, camarões, caldos, etc.

Bom, depois de gastar algumas horas no mercado central, você poderá fazer uma caminhada bem agradável, seguindo para a esquerda (estando de frente para o mercado), vá margeando o Rio Mapocho. Você irá se deparar com um parque chamado PARQUE FORESTAL (isto mesmo, sem o L). É um dos parques mais tradicionais de Santiago e possui vistas muito bonitas. No inverno as árvores sem folhas lembram algumas cenas do jardim das Tulherias em Paris (a semelhança é tamanha que até postei fotos dos dois locais). Fotografe bastante, vale a pena.


Havendo disposição para continuar o passeio a pé, siga em frente e chegará à estação de Metrô BAQUEDANO. É um dos pontos centrais em Santiago, local onde ocorrem manifestações, comemorações, etc.

Alias, caso não queira fazer a caminhada margeando o Rio Mapocho, você pode ir para Baquedano por meio de metrô a partir do Mercado Central ou Plaza de Armas, isto dependerá do tempo disponível e disposição física. Eu gosto de fazer o trajeto todo a pé, cansa, mas vale a pena e ocupa quase todo o dia.

Na estação de metrô Baquedano, informe-se sobre a direção da Rua PIO IX (Pio Nono), que fica do outro lado do Rio Mapocho, ali se inicia o Bairro Bellavista, que é o bairro boêmio, com muitos restaurantes/lanchonetes/ bares/discotecas, etc. O movimento noturno é intenso.

Logo no inicio da Rua Pio Nono, há um espaço identificado como PATIO BELLAVISTA, é como se você fosse um corredor, siga e lá dentro se abre um espaço amplo e muito legal, cheio de lojas e restaurantes, vale a pena visitar, de dia ou à noite. S

eguindo a Rua Pio Nono, vá até o final e você chegará ao ponto de acesso ao FUNICULAR, espécie de trem/elevador, que te leva até o cume do Cerro San Cristoban.

A vista do cerro é maravilhosa, você têm uma panorâmica de toda a Santiago, eu considero este passeio, como um dos imperdíveis. No topo do cerro há o Santuário de la Imaculada Concepcion e algumas lojinhas de souvenires.
Para voltar até a base do cerro, você pode voltar a pé visitando o Zoológico Nacional que fica ao lado da via do funicular. Eu nunca visitei este zoológico, por isto não tenho o que falar a respeito. Se não quiser conhecer o zoológico, desça pelo Funicular e retorne à Rua Pio Nono e daí até a estação de Metrô Baquedano.

Dependendo de onde você estiver hospedado, poderá seguir de metrô, ônibus ou táxi, vai depender de sua disposição. Vale ressaltar que este passeio é para o dia todo e cansa bastante. Caso você tenha tempo e queira fazer com mais calma, ele pode ser dividido em duas partes. É claro que cada um acrescenta algo, pois na medida em que se caminha por uma cidade daquele porte, você começa a ver coisas de seu interesse, falar com pessoas que te dão dicas, enfim no final do passeio, cada um retorna com algo para acrescentar ao roteiro.

Gente como escrevi........ Acho que cansei vocês ! Continuarei a falar de Santiago em outro Post.

¡Adios!



Olá!

Espero que tenha apreciado o primeiro post a respeito de Santiago. Nele tratei sobre os passeios que envolvem um city tour pela capital chilena; neste post vou tratar sobre passeios que tomam um tempo maior ou não estão nas proximidades do roteiro sugerido para o city tour.

Vamos falar inicialmente sobre:

VISITA À VINICOLA CONCHA Y TORO

Este é um dos passeios que são oferecidos pelas agências de turismo, portanto caso você queira, pode comprar o tour e ir tranquilamente conhecer a vinícola, que considero um dos passeios mais bonitos e interessantes.

Eu já fiz o passeio por meio de tour com agência e também por conta própria. A opção em fazer por conta própria foi recomendação de um chileno, que me falou sobre as vantagens em ir por conta, tanto financeira como em matéria de vivenciar a cidade e curtir a paisagem.

Como dito, se sua opção for conhecer a vinícola Concha Y Toro por tour, basta contratar na recepção do hotel. Caso queira ir por conta própria, ai vai a sugestão de roteiro:

Siga de metrô, por meio da Linha 4 (identificada no mapa do metrô em azul escuro), até a estação LAS MERCEDES, que é a penúltima estação da linha.

Chegando ali, logo que sair da estação você identificará táxis que fazem exclusivamente a corrida até a vinícola, o trecho é bem curto.

O táxi te deixará em frente à Vinícola Concha Y Toro, ali é claro que você fará algumas fotos, depois siga até a portaria.
Serão oferecidos dois tipos de roteiros (tour com visita guiada) um simples, que é bastante agradável e proveitoso, ele dá direito a duas degustações, uma com vinho comum e a final com um dos vinhos TOP de linha da Concha Y Toro. Você leva como recordação a taça que utilizou para fazer as degustações. Esta taça vem com a logo da vinícola.
O roteiro completo tem duração maior, é mais caro e oferece degustação com 4 tipos de vinho e mesa de queijos e frutas secas. Também oferece a taça utilizada na degustação como brinde.

Minha opinião? O simples atende perfeitamente, nesta caso utilizou o dito : “menos é mais”.

Durante o tour você conhecerá a história da vinícola, o esquema de armazenamento nas adegas, visitará o parreiral que dependendo do período do ano, possui um visual totalmente diferente (parreiras hibernando sem uma única folha, parreiras cheia de folhas, parreiras com frutos, enfim......), também conhecerá a lenda do “Casillero del Diablo”.

A paisagem interna é muito bonita, jardins bem cuidados, portanto uma excelente oportunidade para fazer lindas fotos.





Ao final da visita, solicite ao pessoal da portaria que providenciem um táxi, o qual te levará até a estação de metrô LAS MERCEDES para que você possa fazer o trajeto de retorno.

No retorno de metrô para o centro de Santiago, você terá vistas lindíssimas do Vale do Maipo (região produtora de vinho) com a Cordilheira dos Andes ao fundo. É um passeio muito lindo. Alias na ida se você observar do lado esquerdo, poderá curtir este visual também, já próximo da estação Las Mercedes.


CERRO SANTA LUCIA

No centro de Santiago há um local bastante interessante para você fazer um agradável passeio, este local é o Cerro Santa Lucia.

Trata-se de uma colina bem pequena, que se não fosse o nome, nem chamaríamos de “cerro”. É um dos postais de Santiago. Trata-se de uma construção rodeada de jardins, que podemos chamar de pequeno parque.



Em alguns pontos tem-se a impressão que estamos na Europa, em decorrência da arquitetura.

No topo há um mirante, de onde você tem uma vista muito bonita do centro de Santiago, inclusive com a Cordilheira dos Andes ao fundo. Para se ter uma dimensão da vista, divulgo uma foto que fiz na última vez que estive ali.

O local não é muito grande, então faz com que o passeio seja rápido. Você pode encaixá-lo com outros passeios da região central.

Dependendo do dia e horário, próximo ao cerro acontece uma feira de artesanato.

Pela proximidade, recomendo que junto com o Cerro Santa Lucia, você faça uma visita ao Museu de Belas Artes, que fica no interior do Parque Forestal, estação de metrô mais próxima Belas Artes – Linha 5 (verde).


E a neve ????

A cerca de 1:30h de Santiago, na época do inverno (final de Maio a Setembro), você poderá desfrutar do visual nevado em um passeio de dia inteiro, que percorre quatro estações de esqui, onde terá a oportunidade de apreciar um belíssimo visual.

Recomendo que faça este passeio por meio de tour de agências de viagem, os quais são vendidos nas recepções dos hotéis ou direto nas agências.

Você conhecerá as estações de esqui: Farillones, La Parva, Colorado e a famosa Valle Nevado.

Eu não me canso de fazer este passeio, toda vez que vou a Santiago, não tenho dúvida, contrato o passeio e lá vou eu curtir a neve.




















VIÑA DEL MAR E VALPARAISO - OCEANO PACIFICO

Você também poderá ir para o litoral, conhecer as cidades de Viña del Mar e Valparaiso. Você pode fazer o passeio por meio de tour de agência de viagens ou por conta própria. Por conta própria exigirá um pouco mais de tempo e terá que se deslocar em Viña e Valparaiso por meio de transporte público ou táxi. Eu quando vou, opto pelo tour, acho mais pratico.

Para quem não conhece o oceano Pacifico, esta é a oportunidade. Mesmo no inverno, é um passeio que vale a pena realizar.


BAIRROS PARA HOSPEDAGEM

Minha recomendação é ficar hospedado nos bairros de Providência ou Las Condes, são bairros próximos ao centro e de fácil acesso a diversas estações de metrô. Neles ficam instalados diversos hotéis de boa categoria, além disto, possuem bons restaurantes, lanchonetes, bares, além de toda estrutura necessária para a comodidade do turista.

No centro também há possibilidade de ficar bem acomodado, no entanto, o centro de Santiago a exemplo das demais cidades sul americanas, durante a noite, não oferece a tranqüilidade/segurança requerida pelo turista, a exemplo de cidades européias onde estar no centro da cidade é a melhor opção de hospedagem. Eu já fiquei hospedado no centro e o problema era que toda e qualquer locomoção após fechamento do comércio/escritórios tinha que ser feita por meio de táxi. Não que seja tão perigoso, é que neste quesito sou muito cauteloso...rs.rs.rs..

Mas se você é do tipo que após escurecer, já quer a comodidade do quarto de hotel, ficar hospedado no centro não lhe trará problema algum e a vantagem é estar próximo de diversas atrações.

Outro bom local para hospedagem é o bairro de Vitacura. É um bairro moderno. Fica um pouco distante, porém oferece hospedagem de qualidade.

Quem viaja bastante, por conta própria, sabe que brasileiros adoram ficar hospedados em hotéis da rede Ibis, eu mesmo sou um deles. Sem querer fazer propaganda, ao hospedar-se em um hotel Ibis voce já sabe o que irá encontrar, pois eles são muito parecidos e o serviço é o mesmo.

Na última vez que estive em Santiago fiquei hospedado no Ibis Estacion Central. Como o próprio nome indica, ele fica ao lado de uma rodoviária, é fora do centro, porém ao lado da estação do metrô Universidad de Santiago – Linha 1 (vermelha), o que facilita tudo. O custo beneficio é ótimo, pois além do preço ser bom, a qualidade do hotel é ótima e o acesso ao centro muito pratico.

Além disto, na rodoviária ao lado do hotel, é possível embarcar em ônibus executivo para o Aeroporto. Então, tanto na chegada como na saída, você pode usufruir do transporte específico, pagando um valor justo, dispensando assim o traslado por meio de táxi.

Caso você resolva ficar hospedado neste hotel, fique tranqüilo, pois não terá problemas.

Vale lembrar que hoje já existem outros Hotéis Ibis em Santiago, inclusive um no bairro de Providência.

Gente não estou fazendo propaganda do Ibis não, hem !?!? só estou comentando a praticidade.


GASTRONOMIA E GULOSEIMAS

Falar de gastronomia chilena, para mim é um pouco difícil, pois eles não tem algo marcante como os argentinos possuem a carne e o alfajor, os italianos as massas, os portugueses o bacalhau, etc. Há uma gastronomia que foi influenciada pelos espanhóis e demais povos que passaram pela região, incluindo ai os indígenas. Provei alguns pratos, mas como disse não vi nada marcante.

Mas fique tranquilo pois existem muitos restaurantes chilenos, italianos, peruanos, pizzarias, cozinha internacional, etc., ou seja, o que uma capital do porte de Santiago em geral oferece.


Eu notei algumas particularidades na nomenclatura de diversos pratos, que são acompanhados das palavras “a lo pobre” - quando você ver isto saiba que o prato virá com um ovo frito em cima.


Outra coisa com que deparamos muito são as palavras “al piu piu”, isto quer dizer, que o prato é feito com aji (uma espécie de pimentão picante – na verdade é um legume entre a pimenta e o pimentão), exemplo : camarones al piu piu.




Você poderá apreciar também ceviches e empanadas (espécie de pastel assado) e uma série de outras coisas que verá e se interessará.

Para quem gosta de doces não deixe de degustar os bolos de abacaxi e os mil folhas (massa folhada recheada com doce de leite), você encontrará muito deles em padarias e docerias no centro, inclusive no Paseo Ahumada.

Lembro que em espanhol não se fala “bolo”, se diz “pastel”, com a pronuncia do L em “ele” mesmo, não como U brasileiro, vamos dizer que a pronuncia soa como um português falando pastel. Então você dirá que quer um “pastel de ananas”. Já o mil folhas você pedirá como “mil hojas”, o L também é pronunciado com som de L mesmo e o J com o som de R de “rouco”, a pronuncia sai como “mil oras”.

Doce de leite lá eles chamam de “manjar”, a pronuncia é “manrar”, o J sai com o som do R de “rouco”.

Eles tem muitas lojas de donuts espalhadas pela cidade, então se você quiser o tradicional donut recheado com doce de leite, pedirá um “donut con manjar”.

Eu resolvi fazer estes comentarios, pois nas primeiras vezes que visitei Santiago, tive muitos problemas para entender e ser entendido pelos pessoal dos restaurantes/docerias, quando pedi pela primeira vez estas guloseimas.


Não deixe de provar o suco de framboesa, já que a disponibilidade é como o suco de laranja, aqui no Brasil.

Aproveite também para saborear as frutas que são deliciosas, aliás este é um dos pontos fortes do Chile.



Sobre os vinhos, nem preciso falar,......simplesmente “se joga”.....rs.rs.rs....




Há um restaurante, bastante visitado pelos turistas, é o Restaurante Giratório, ele fica no bairro de Providencia, próximo da estação de metrô Los Leones – 1 (vermelha). Você terá um visual muito legal de Santiago e prepare-se para almoçar, jantar ou simplesmente tomar um café, girando 360° graus.www.giratorio.cl

Sabemos que a Ilha de Páscoa pertence ao Chile, em decorrência de tratado marítimo, já que ela situa-se a 3,700 quilômetros da costa chilena. Apesar da distância você poderá ter um leve contato com a dança e um pouco de sua cultura, no restaurante polinésio chamado Bali Hai. www.balihai.cl

Eles oferecem um serviço completo com entrada, prato principal, sobremesa e um show com danças típicas/folclóricas chilenas de norte a sul, além de apresentações especiais de musica e danças da Ilha de Páscoa (cultura Rapa Nui). É muito legal, o preço algumas pessoas acham salgado, mas eu digo que vale a pena, recomendo.

Caso queira conhece-lo é recomendado ligar e fazer reserva, pois sempre está muito cheio, trata-se de um programa noturno concorrido. Fica no bairro Las Condes.

Falando em Ilha de Páscoa, aviso que farei um post especial a respeito da ilha. Fiz uma viagem para lá e tenho muito para falar, mas será um capitulo a parte.


DIVERSOS

Para quem gosta de conhecer baladas vai a dica, se quiser chegar na hora certa, chegue à 1h da manhã. Antes disto, em geral, os locais estão vaziiiioooosssss.... Eles começam a chegar no horário que falei, é quando tudo começa a ficar bom. Não vou deixar dicas de locais, pois isto é muito pessoal, mas peça informações na recepção dos hotéis e eles com certeza te indicarão o que há de melhor e cujo estilo lhe agrade. As opções são muitas.

Como já falei no post anterior um ótimo local para curtir a noite é o bairro Bellavista.

Você encontrará muitas outras coisas para fazer em Santiago, isto dependerá do tempo disponível e disposição física. É uma cidade com muitos atrativos para o turismo.

Ressalto que as dicas e informações relatadas, foram observadas durante minhas viagens para o local, todas sujeitas a mudanças, portanto caso não estejam funcionando como relatado queira desculpar e se puder me dar um toque, vou ajustando o post por aqui.

Chego ao final deste post esperando que o conteúdo tenha sido de seu agrado, tomara que a forma de escrever e a apresentação do blog, tenha causado interesse em conhecer a cidade e caso já a conheça que tenha revisitado os pontos descritos.

Obrigado pela atenção e um grande abraço!

Até o próximo post!

Benevide

Nenhum comentário:

Postar um comentário