PERU





Como grande parte das pessoas tem o sonho de conhecer Machu Picchu, automaticamente de conhecer o Peru, eu não poderia ser diferente. E a exemplo dos demais conhecer o Peru limitava-se a Machu Picchu e pronto. Sabia que havia uma capital chamada Lima, mas que era somente uma cidade para “atravessar” na ida para a cidade inca.

Hoje digo com muita satisfação: “Que ótimo que estava enganado!”.
Em minha primeira viagem ao país, fui por meio de pacote, que incluía 2 dias em Lima, 1 dia em Nazca, 1 dia em Paracas e 5 dias em Cusco.

Deste roteiro eu achava que interessante seria somente Nazca, onde sobrevoaria as famosas linhas do deserto, que formam desenhos e Machu Picchu em Cusco, o restante seria só passagem pelo local.

Já em Lima, vi que dois dias não dariam para nada e daí para frente foi uma questão de boas surpresas e sempre com a sensação de que o tempo disponível ficava cada vez menor, e fui deixando para trás uma grande dose do gostinho de “quero mais”.

Chegando de volta ao Brasil, eu já apaixonadíssimo pelo Peru, saí pesquisando tudo a respeito do país e descobri muitos e muitos lugares interessantes para se conhecer, tanto nas cidades por onde passei como também em outros pontos que até então não sabia nem que existiam.

Diante disto, te digo que já fiz 6 viagens ao país e devo fazer outro tanto mais, já que falta muito para conhecer todo aquele país. Dos paises que conheço, este é o que mais visitei.

E não foram visitas apenas por visitar, elas ocorreram pelo fato de ser um país com paisagens maravilhosas, com um povo educado e receptivo que acolhe os turistas de forma atenciosa, de o país possuir uma ótima estrutura para o turismo (até porque esta atividade contribui com um alto percentual na economia do país), por possuir uma cultura fantástica, por ter uma gastronomia dos deuses, por ser um país muito colorido, enfim...por ser tudo de bom!

Já li e ouvi criticas a respeito da questão segurança, mas vamos lembrar que estamos na América do Sul e isto vamos encontrar em maior ou menor grau por onde quer que andemos. De todas as vezes que estive por lá, nunca vi nada que me leve a dizer “o país é perigoso”, portanto não vou falar o que não vi.

Como ando muito por Lima quando estou lá, posso dizer que é tranqüilo, se você tem esta preocupação, esqueça!

É claro que eu não vou entrar em “favelas”, ir para bairros tidos como perigosos, andar com meus pertences a céu aberto, perambular por locais escuros de madrugada, ou seja, me expor a riscos e depois sair falando que o país/cidade é perigoso(a).

Nossa! que introdução grande, mas quando começo a falar do Peru é assim mesmo. Minha idéia é fazer vários posts a respeito do país, portanto falarei dos locais que conheço que são Lima, Paracas, Nazca, Cusco, Trujillo, Chiclayo.

Sendo assim, vou começar a falar de Lima, o que proporcionará uma visão bem abrangente do país, já que você terá muitas informações que se aplicam não só à capital, mas ao restante das cidades.

LIMA

Não sei se você sabe, mas Lima fica localizada em um deserto. Aliás, grande parte do Peru é formada por desertos. Você tem uma noção disto quando sai da área central/bairros e se dirige para a auto estrada, ai nota-se a paisagem totalmente desértica.


Sendo um deserto o clima, é claro, correspondente a este tipo de local, portanto em Lima chove muito pouco durante o ano, prova disto você poderá observar nas coberturas das casas que em geral são de lajes. Telhados por ali é coisa rara. Também poderá observar que a guia das calçadas, em determinados locais mantém o mesmo nível que o asfalto, ficando complicado distinguir onde para o asfalto e começa a calçada ou vice-versa. Tudo isto em decorrência da ausência de chuvas.

Chegando a Lima, por via aérea, você desembarcará no Aeroporto Internacional Jorge Chávez, que fica localizado em Callao, para quem conhece São Paulo, é uma espécie de Guarulhos. Em Callo também fica localizado o porto da cidade.

É um aeroporto grande e moderno, porém fora da cidade de Lima, mas o acesso ao centro e principais bairros é muito fácil.

Eu recomendo que se faça o traslado aeroporto/hotel, por meio de frota autorizada que pode ser contratada logo que você sai da área de desembarque.

Verá que há uma espécie de corredor feito com grandes que delimitam a saída e do seu lado direito há um balcão pequeno (verde) onde um funcionário da Taxi Green (clique aqui) lhe fornecerá os valores cobrados, que variam de acordo com a região do destino final. Se você estiver em mais de três pessoas, a Táxi Green também oferece um serviço de traslado em vans e fica mais barato do que pegar dois táxis.

Ainda dentro da área de desembarque, no local de retirada de bagagens há vários quiosques de operadoras de câmbio, recomendo que você troque um pouco de dólar/euro/real por “sol” ou “soles” que é a moeda local.

Hospedagem – Lima oferece vários pontos de hospedagem alguns deles são: área central, Miraflores, San Isidro (área financeira), Barranco (bairro boêmio). Eu recomendo hospedagem em Miraflores, já que é um bairro que está muito bem localizado, possui os melhores hotéis, restaurantes, lojas, locais para diversão, discotecas, bares, shopping, praia, além de que grande parte das atrações se localiza ali. A questão de segurança é seu ponto alto. Eu sempre me hospedo neste bairro e saio a qualquer hora do dia ou da noite, sem que haja problema algum. Os peruanos freqüentam muito esta região durante a noite e finais de semana, o movimento em Miraflores é constante, inclusive a noite.

San Isidro também oferece boas acomodações, porém como disse é a área financeira de Lima, onde ficam muitos escritórios. Mas caso opte em ficar lá não terá problemas, pois é muito bonito e também seguro, o único problema é ter que utilizar táxi para se locomover para Miraflores, pois com certeza sua diversão será lá, então por isto que já recomendo ir direto a Miraflores.

Barranco é o bairro boêmio e esta ao lado de Miraflores, possui algumas acomodações, mas acho que fica um pouco longe das atrações turísticas, exceto pela praia, e da mesma forma que acontece com quem se hospeda em San Isidro, você irá muito para Miraflores...rs.rs.rs...

Hospedar-se no centro, não recomendo, pois a noite fica tudo fechado, poucas opções de restaurantes, há vários pontos turísticos (diurnos), mas após as visitas você terá que se deslocar para outros pontos da cidade, por exemplo: Miraflores. Também não é uma área recomendada para se andar a noite. Notei que muitos europeus e americanos ficam hospedados ali, não sei se por desconhecer as outras localidades ou por questão de economia, mas isto fica a critério de cada um.

Tenho duas dicas de hospedagem :

• Hotel Íbis Larco Miraflores (clique aqui)– fica na Avenida Larco e em minha opinião, uma das melhores localizações de Miraflores, pois está na avenida mais movimentada do bairro, inclusive a noite, próximo do Shopping Larcomar, muitas opções de restaurantes, bares, lanchonetes, etc.
• Hotel San Antonio Abad (clique aqui) – um casarão colonial que fica no bairro de Miraflores, um pouco afastado da área central (Av. Larco), mas uma área residencial linda. O Hotel fica próximo de um lindo parque. Sua estrutura é simples, porém o atendimento é excelente. Você pode fazer a reserva por e-mail (hotelsanantonioabad@mail.com), eles possuem um diferencial que é o traslado do aeroporto para o hotel, incluso no valor da diária, isto somente na chegada. No ato da reserva eles pedirão data/horário do voo/cia aérea e estarão te esperando na área de desembarque do aeroporto, você identificará por meio da placa que o motorista estará segurando, eu acho legal, sempre que não consigo vaga no Íbis, que é concorridíssimo, opto pelo San Antonio.

Após instalar-se no hotel, peça um mapa da cidade, todos os hotéis possuem na recepção, e dependendo do tempo que você dispõe, faça sua programação. Ela pode ser divida entre centro, Miraflores e Barranco. Eu acho que assim fica mais fácil para você aproveitar melhor o seu tempo.

Se você estiver hospedado em Miraflores, dê uma volta pelo bairro, veja quanta coisa bonita há para curtir, enfim encha os olhos, depois siga para a região central. Eu acho que ir direto para a região central pode causar certo susto, pois como todo centro de cidade, o de Lima não é diferente, muita poluição visual, carros, quantidade de pessoas, enfim você poderá ficar com uma impressão de bagunça e como sabemos a primeira impressão geralmente é a que fica...rs.rs..rs.

Transporte – Em Lima eu me locomovo muito a pé e quando necessário utilizo táxi, pois são muito baratos e tem aos montes. Só que eles não utilizam taxímetro, então antes de entrar já diga para onde vai e combine o preço. Nunca entre em um táxi sem antes fechar o preço da corrida.

Há muitas linhas de ônibus, mas são muito baixos/pequenos e cheios. Prefiro e recomendo os táxis, pois os preços das corridas compensam a manutenção deste “luxo”.

Vou começar falando sobre as atrações da região central. Então se dirija à Plaza de Mayor. Vale ressaltar que o centro histórico de Lima é considerado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, desde 1988.

Plaza Mayor ou Plaza de Armas é o local de fundação da cidade e considerado o principal espaço público de Lima. Ao redor da mesma encontram-se o Palácio do Governo, a Catedral de Lima, o Palácio Arquiepiscopal e o Palácio Municipal.

Sempre cheia de gente (estrangeiros e peruanos), é um dos cartões postais de Lima. Há diversos policiais que estão ali para prestar informações turísticas a respeito do local, os mesmos fornecem mapas e dão dicas sobre o que conhecer nos arredores. Passeio imperdível.





Palácio do Governo – A exemplo de outros paises você pode assistir a troca da guarda do palácio, a freqüência você pode verificar com os guardas que ficam na praça Mayor ou nos portões do palácio. Como já disse em post anterior eu gosto muito deste tipo de cerimônia, então sempre que estou na cidade procuro dar uma passada na praça para dar uma olhada.

Catedral de Lima – é declarada Patrimônio da Humanidade. Possui arquitetura muito bonita, embasada em estilo europeu. Possui um colorido e detalhamento que destacam sua beleza. Sem ser rebuscada é muito clássica e seu interior é magnífico.

Palácio Arquiepiscopal – prédio com uma característica muito peculiar de Lima, além de ser muito rebuscado, possui lindos balcões entalhados em madeira, que lembram a arquitetura mourisca. Este tipo de “janelas” garantia às mulheres da época, ver o que se passava nas ruas, sem que os transeuntes as vissem por trás de citados balcões. No centro histórico você verá muitos prédios com estes tipos de balcões.

Palácio Municipal – Prédio amarelo com balcões entalhados em madeira que enfeitam a parte frontal do edifício. Junto com os demais prédios de atração turística forma a Plaza Mayor, dando a ela toda a sua beleza e majestade.

Museo de la Gastronomia Peruana/Palácio de Correos – Próximo da Plaza Mayor encontra-se o antigo edifício dos Correios, onde hoje funciona o Museo de la Gastronomia Peruana. Ali você tem uma panorâmica dos pratos/ingredientes que compõe a famosa gastronomia peruana. Se você estiver com um mapa turístico da área identificará o mesmo rapidamente, senão basta perguntar, todo mundo conhece.


Basílica Menor e Convento de São Francisco – localiza-se próximo à Plaza Mayor, basta verificar no mapa turístico ou perguntar. É uma igreja de belíssima arquitetura e decoração externa/interna. Possui uma área do convento aberta a visitações, inclusive a vista de uma linda biblioteca que possui livros, pergaminhos, manuscritos, etc. muito antigos. O trabalho em madeira é belíssimo, porém não se pode fotografar. Também ali se encontram as famosas Catacumbas de Lima, abertas à visitação.


Na rua da Basílica Menor de São Francisco, ou seja, o Jiron Lampa, estando de frente para a basílica, à sua direita você verá uma ruazinha que na calçada da direita, possui diversas lojas de artesanatos e artigos peruanos, seguindo em frente verá que há um mercado de artesanato, onde você poderá fazer excelentes compras, já que os preços praticados ali, em minha opinião, são os melhores de Lima.

Seguindo um pouco mais, você verá um local chamado Churros San Francisco (Jirón Lampa 268), se você gosta de churros não deixe de experimentar os vendidos ali, é um local bem simples e as pessoas compram e ali mesmo comem o seu churro. Ele é meio bombástico, quero dizer, grande e bem recheado. É muito bom.

Cerro San Cristobal - O morro de San Cristóbal é uma montanha dentro da cidade de Lima. Ali é possível ter uma vista maravilhosa de toda a cidade, sem contar que o caminho para lá é uma aventura. O conquistador Francisco Pizarro em 1530 e poucos, ao tomar posse da cidade ergueu uma cruz de 20 metros de altura. Hoje há uma cruz de semelhante porte, porém não sei dizer se é a mesma. Próximo da Plaza Mayor, na calçada onde fica o Palácio do Governo, há microônibus que fazem o tour para lá, é bem rápido. Você compra o passe, ingressa no microônibus, onde um guia conta a historia dos pontos pelos quais passarão e do cerro (morro). Após explicação do guia, já no cerro, você fica a vontade para voltar no próximo microônibus ou ficar um pouco mais por ali. A finalização do passeio é na Plaza Chabuca Grana, em homenagem à famosa interprete de musica peruana, de mesmo nome, que já faleceu. Esta praça oferece uma vista simpática de um rio que se encontra ao lado da mesma. Isto tudo muito próximo a Plaza Mayor.


Plaza Chabuca Grana

Plaza San Martin – ainda se localizando por meio do mapa turístico, siga rumo à Plaza San Martin. Este é um dos espaços públicos mais representativos da cidade de Lima, localizada na Avenida Colmena em pleno centro histórico de Lima, ela está próxima a Plaza Mayor que se conecta com esta pelo Jirón de la Unión. Seu monumento central é uma homenagem ao libertador do Peru, Don José de San Martín.


Na região central, há muitos restaurantes antigos, que servem almoço no estilo chamado por eles de MENU, que consiste em uma entrada, prato principal, sobremesa e às vezes acompanha um suco. Tudo por um preço único e muito barato. É uma oportunidade de começar a interagir com a culinária peruana, já que estes menus sempre trazem algo local, mais a frente falarei dos pratos principais que compõe a gastronomia peruana.

Em linhas gerais, o passeio pelo centro histórico tem como seus pontos principais os que citei, porém há outros museus e ruas que poderão ser explorados, dependendo do tempo que você tenha disponível. Se fizer os passeios na ordem que citei você otimiza bastante o seu tempo. Uma dica, se for fazer compras que sejam volumosas (exemplo : blusas) deixe para fazê-las ao final deste city tour, pois assim você não tem que ficar carregando sacolas.

Estes passeios podem ser feitos em um dia, ou meio período se você tiver pouco tempo/interesse e passar pelos locais de modo rápido.

Dicas para te ajudar na hora das “compritchas”:
toucas de lã, com orelheiras tipo as do Chaves são chamados de : CHULLOS
Cachecóis – BUFANDAS
Bonés : GORRAS
Blusas de lã : CHOMPAS
Luvas : com dedos inteiros: GUANTES, com dedos cortados: MANOPLAS
Toalhas de mesa: MANTELES
Colchas ou mantas coloridas: MANTAS
Pode pechinchar, pois sempre sai descontos.

Bom agora vamos para um outro dia de passeio ou outra região, vou falar sobre Miraflores.

Miraflores é o bairro “turístico” de Lima. Tudo relacionado a turismo se encontra e se resolve ali. É um local muito bonito, bem cuidado, seguro e agradável para se estar.

Lotado de restaurantes, lanchonetes, bares, discotecas, tem cassinos, shopping, parque, lojas diversas, agências de viagem, enfim tudo para lhe proporcionar uma estadia muito confortável.

É um bairro grande, porém as atrações turísticas principais encontram-se próximas, a ponto de que você consegue fazer todas elas a pé.

Para melhor exemplificar, fiz apontamentos em um mapa da parte central conforme segue:


Tomemos como base a Avenida Larco, que na verdade se chama Av. José Larco, no entanto todo mundo quita o José. Ela é a base central para localizar-se na região.

Seguindo em direção ao mar (oceano Pacífico), você encontrará as seguintes atrações:

Shopping Larcomar – No final da Avenida Larco, você verá uma praça bem grande e pensará “onde esta o Shopping?”, já que digo e lhe dirão, “ele esta no final da Av. Larco”. É que o mesmo encontra-se no subsolo da praça. A indicação são duas torres espelhadas, que a noite ficam iluminadas. Você notará algumas escadarias que saem de dois pontos da praça, aí estão as entradas do Shopping.

É um dos Shoppings mais bonitos que conheço, pois ele fica encravado na falésia/penhasco que há entre Miraflores e o oceano. É uma estrutura a céu aberto e de qualquer ponto que esteja você tem a visão do oceano Pacifico a sua frente. Lindo demais. É um shopping muito completo em matéria de diversão, possui vários ótimos restaurantes, bares, cinema, discotecas, além das lojas de praxe.

Mirantes para excelentes fotos é o que não falta. Pronto, não vou falar mais, senão perderá a graça quando conhecê-lo.




Parque do Amor – estando de frente para o Larcomar e de costas para a Av. Larco, siga para o lado direito, sempre a “beira-mar” (coloco aspas pois é o modo de falar beira-mar já que você estará com o oceano lá em baixo), você irá se deparar com o lindo Parque do Amor. Você identifica de imediato devido a escultura de dois amantes que há bem na parte central.



Farol – continuando a andar para a direita, você chegará ao farol de Miraflores, local com vista linda, jardins bem cuidados, excelente para fotografar e relaxar.

Pôr-do-sol - Destes três últimos pontos turísticos que citei, você tem uma das vistas mais lindas, relativas a pôr-do-sol. Quando estou em Miraflores, no final da tarde, esteja onde estiver saio correndo em direção a um destes três pontos, pois a vista do mar com o sol se pondo ao fundo, é algo sem preço, realmente imperdível. Não deixe de ver, nem que seja, uma única vez.

Apenas caminhar – Se você estiver com tempo e quiser fazer uma bonita caminhada, você deve seguir em direção contrária, ou seja, estando de frente para o Shopping Larcomar, siga para seu lado esquerdo e vá contornando. Você continua a ter visão do oceano, porém passando por uma área residencial muito bonita. Se quiser pode seguir até encontrar um tipo de praça, com uma escadaria bem grande, ai você desce, faz um pequeno trecho por uma avenida e chega até a praia. Simplesmente tudo de bom.

Bem com, isto você já ocupou boa parte de seu dia.

Agora seguindo a Av. Larco em direção ao seu ínicio ou seja o Parque Kennedy, que na verdade é uma praça bem grande.

Primeiro você verá uma quantidade de restaurantes, cafés, lanchonetes, lojas, etc. muito grande. Cruzará algumas grandes avenidas tais como a Av. 28 de Julio e Av. Benavides, que também são ruas marcantes na área central de Miraflores, em decorrência dos estabelecimentos ali instalados.

Na Av. Larco, 608, você irá se deparar com o Restaurante MANOLO, que além dos lanches MARAVILHOSOS, tem também o que considero o melhor churro do mundo. Eles tem churros sem recheio servido em porções e os churros recheados com doce de leite, chocolate e creme de baunilha. Pensa no churro mais saboroso ?!?!? Eu sou guloso e geralmente quando subo a Av. Larco passo por lá e como 3 churros. Na volta, ou seja, quando desço a Av. Larco, mais 3 e isto se não levo uns 2 ou três para viagem. Parece exagero, mas estive com um grupo de amigos lá e falava muito do churro do Manolo, quando eles experimentaram, além de concordarem comigo, adotaram o método de comer até os churros saírem pelos olhos...rs.rs.rs..... No último dia que estivemos em Lima, o compromisso maior era comer o “último churro” da temporada.

No Manolo eles tem um sanduíche muito bom é o Marciano, além de outros trocentos.



Parque Kennedy – como já disse este parque está mais para praça do que parque. É muito bonito e bem conservado e dia e noite têm gente passeado pelos seus corredores. Até porque há uma quantidade muito grande de restaurantes, lanchonetes e bares nas proximidades. Nas proximidades há uma rua conhecida como Calle de las Pizzas, então já sabe, se der aquela vontade de comer uma pizza, siga para lá, apesar de que no Peru a última coisa que eu comeria seria pizza.

Bem ao lado do parque há uma lanchonete muito tradicional chamada LA LUCHA (clique aqui), você deve conhecê-la, pois os sanduíches são muito bons e servem uma batata frita chamada de PAPA FRITAS HUAYRO, que são consideradas as melhores do Peru. Hummm...... olha eu voltando pela sétima vez a Lima...rs.rs.rs..... Há uma igreja muito bonita ao lado da Municipalidad (espécie de prefeitura do bairro), inclusive a noite a iluminação é de tirar o chapéu.

Mercado Inka – Continuando pela Av. Larco, quando chegar ao cruzamento com a Av. Pardo, você verá a sua esquerda uma loja de departamentos enorme chamada Falabella, então siga para a direita e vire a primeira a esquerda. Ali é a Calle Petit Thouars, onde fica o famoso Mercado Inka ( também já vi gente chamando de mercado índio). Quando falamos de Mercado Inka, inicialmente a impressão é que seja um local único, onde tudo se reúne ali, mas não é assim. O inicio da Calle Petit Thouars compõe o Mercado Inka, que é formado por diversos mercados que reúne muitos vendedores de artesanatos e peças peruanas. Há muita coisa em lã, couro, prataria, souvenires, etc. Os preços são bons e há uma pequena diferença entre os praticados ali e os das lojas próximas da Basílica Menor São Francisco. Os do Mercado Inka são um pouco mais caros, mas há peças de melhor qualidade, por isto, vale a pena conhecer os dois mercados.
Se você estiver indo para Cusco e pensar, “vou comprar tudo em Cusco”, vale lembrar que o artesanato tem diferenças entre regiões, portanto em Cusco você verá coisas diferentes e os preços também, isto pelo fato de que Cusco é mais turística do que Lima. Eu comprei em todos os locais e até hoje fico feliz quando vejo as lindas peças que trouxe de lá.


Lãs – os artigos de lãs são muitos, inclusive com lã de alpaca. Ela tem uma textura muito interessante que proporciona à peça leveza e suavidade. Caso queira algo mais fino, porém mais caro, veja as peças em lã baby-alpaca. Como o próprio nome diz, são lãs extraídas dos filhotes de alpaca, que gera produtos de extrema qualidade e bom gosto. Eu tenho “trocentas peças” de ambos os tipos de lã....rs.rs.rs.rs.....

Huaca Pucllana – é um sitio arqueológico em pleno bairro de Miraflores, recomendo que você utilize um táxi para chegar até o local. Estando no ínicio da Av. Larco, ou seja, no Parque Keneddy, há possibilidade de ir caminhando até lá. Se você quiser fazer assim, sugiro que no próprio parque peça orientações a algum policial, ele lhe indicará como chegar até lá, digo policial pelo fato de que eles são treinamentos para dar atendimento aos turistas. Nesta huaca há um restaurante muito famoso, caso queira aproveitar, segue o link do site deles: (clique aqui), são especializados em culinária “criolla”, ou seja, gastronomia local.


Aqui você pode encerrar o passeio que completa a visita nas atrações principais do bairro de Miraflores.

Huacas – são sítios arqueológicos, que em uma viagem ao Peru eu recomendo conhecê-los ( ao menos um), pois é a partir destas visitas que passamos a entender melhor a cultura indígena, precisamente os incas, já que se fala tanto deles. É muito interessante ir ouvindo e observando o que há exposto, pois temos a impressão de que os incas são os índios peruanos e ponto final. Na verdade não é bem assim, os incas foram uma civilização que juntaram o que havia de melhor em todas as culturas indígenas locais e formaram uma civilização muito forte e poderosa, mas isto você aprende por lá....rs.rs.rs....

Então se você quiser conhecer outras Huacas há a Huaca Huallamarca que está no bairro San Isidro (próximo a Miraflores) você chega até lá em táxi, ou o sitio arqueológico de Pachacamac que se encontra fora de Lima e para conhecê-lo recomendo contratar um tour com uma agência de turismo ou na recepção do hotel. É um tour com duração de meio dia e além de conhecer o sitio arqueológico, no caminho passa por Chorillos uma espécie de município vizinho a Miraflores, bastante pitoresco. Vale a pena.





Museus – Lima possui vários museus, onde você poderá obter informações e entender melhor as milenares culturas que habitaram o atual território peruano. Os que devem constar no roteiro do turista são os listados a seguir.

Museo Nacional de Antropología, Arqueología e História - Seu acervo é composto por cerâmicas, tecidos, metais e restos humanos, formando uma importante coleção das culturas chimú, tiahuanaco, pucará, paracas, nasca e inca. Desta forma são apresentadas algumas amostras do passado pré-hispânico do Peru. Ele festa localizado na Plaza Bolívar, s/nº, Pueblo Libre. , clique aqui

Museo de la Nación – Este museu foi inaugurado em 1990 e seu acervo é dedicado às manifestações culturais do Peru de diferentes períodos. São apresentadas réplicas da vida pré-colonial, tapeçarias cerâmicas, armas, mobiliário e vestuário e maquetes dos principais sítios arqueológicos do país, além de exposições temporárias. O museu conta com serviço de visitas monitoradas por guias, em diversos idiomas, inclusive português; este serviço é pago à parte, mas vale a pena. Esta localizado na Avenida Javier Prado Este 2466, bairro San Borja – (clique aqui)

Museo Oro del Peru – O acervo principal é composto por peças de ouro, como colares, narigueiras, orelheiras, tumis (facas usadas em sacrifícios), peitorais e coroas das culturas pré-incas mochica, chimú e nasca. Esta localizado na Av. Alonso de Molina, 1.100, Surco. (clique aqui)



Museo Arqueológico Rafael Larco Herrera – Mais conhecido Museo Larco, em minha opinião é o museu mais completo do Peru, no que diz respeito às culturas milenares daquele país. Abriga uma das mais importantes coleções do mundo relativas a peças produzidas pelos povos que habitaram a região atual do Peru antes da chegada dos colonizadores espanhóis. É um museu particular que foi fundado em 1926 pelo arqueólogo Rafael Larco. Esta instalado em um prédio colonial e fica localizado na Av. Bolivar, 1.515, Pueblo Libre. Conta com serviço de visitas guiadas. Se você estiver com pouco tempo ou não tem muita paciência com museus, este é o local ideal obter conhecimento a respeito das culturas pré-colombinas. Não deixe de conhecê-lo, em minha opinião, um dos passeios imperdíveis em Lima. (clique aqui)



Cassinos – Se você gosta de cassinos terá a oportunidade de visitar os vários existentes em Lima, em Miraflores há diversos, inclusive nos arredores da Av. Larco.

Praias – No último verão estive em Lima, e até então nunca havia frequentado praias naquela cidade. Com muito sol e calor o que vamos fazer diante de um oceano? É claro que cair na água, então peguei minhas coisas e fui curtir o sol juntamente com os peruanos e demais turistas. Foi muito legal, pois eles curtem a praia de forma mais simples e tranqüila, no estilo europeu, onde cada um fica na sua, veste o que quer e o que importa é estar ao sol.

Dependendo de onde você estiver, busque informações e siga para a praia mais próxima. Estando em Miraflores basta você descer o penhasco e já esta na avenida costaneira que te dá acesso às diversas praias que formam o trecho Miraflores.

Seguindo no sentido Barranco, pela costaneira mesmo, você também tem acesso a diversas praias. Eu prefiro as de Barranco, pois o mar é mais calmo. Isto tudo pode ser feito a pé, basta você ter um pouco de disposição e a caminhada torna-se prazerosa.

Detalhe a água é fria, mesmo no verão....rs.rs.rs....

Há muitas outras praias, só que mais distantes, se você quiser conhecê-las basta pedir orientações nas recepções dos hotéis.



Barranco – é considerado o reduto boêmio de Lima, está vizinho a Miraflores. Para quem gosta de agito nas noites este é o melhor destino. O bairro reúne grande quantidade de bares, casas noturnas que motivam o movimento das ruas que ficam cheias durante a madrugada.

Durante o dia você poderá conhecer parques e praças espalhados pelo bairro. Uma das atrações é a famosa Puente de los Suspiros, cuja construção em madeira data de 1876.

No passado Barranco foi uma espécie de resort de verão da alta sociedade. Com o passar do tempo os antigos casarões, antes abandonados, foram revitalizados dando lugar a restaurantes, bares, casas noturnas, galerias de arte, lojas de design, etc.

As praias de Barranco, como acontece com boa parte do litoral peruano, são tomadas por pequenas pedras, o que não impede ou atrapalha a sua freqüência seja para banhos, contemplação ou mesmo caminhadas junto às suas águas.



City tour – Eu falei sobre como fazer os passeios em Lima, na sua maioria, por conta própria, isto contando que você está com tempo e disposição, no entanto caso você queira maior comodidade ou esteja com o tempo apertado, poderá contratar o city tour oferecido pelas agências de turismo, que inclusive, pode ser feito na recepção dos hotéis.

É um passeio, onde você terá uma panorâmica do centro histórico, conhecerá algumas atrações somente por fora e outras poderá visitar internamente, conhecerá os principais bairros como exemplo Miraflores/San Isidro, enfim o passeio é bem completo, só que muito rápido. No entanto penso que se o tempo é curto, é melhor conhecer tudo rapidamente do que não conhecer nada, pelo menos vai na memória uma grande noção do que é Lima.

Outra possibilidade de fazer um city tour guiado é por meio do MIRABUS. É um daqueles ônibus com vistas panorâmicas que fazem um tour abrangendo os principais pontos da cidade. Neste você embarca e pode descer somente nos pontos pré-determinados, devendo seguir com o mesmo grupo até o final do tour. A saída é da Plaza Kennedy em Miraflores. Tem duração de aproximadamente três horas.

Parque de la Reserva – (clique aqui) -
É um local aonde os limenhos vão para descansar e espairecer, pois encontram em seus jardins e fontes um local propicio para isto. Este parque foi inaugurado em 1929 e até 2006, passou por diversos momentos, inclusive situação de abandono. Em 2007 após restauração foi reaberto com a inclusão do Circuito Mágico das Águas, que se tornou sua atração principal.

São fontes que formam desenhos e formas de beleza inigualável, inclusive a noite quando as águas recebem iluminação colorida, dando nova vida e forma ao local.

Em minha opinião é um passeio para se fazer de dia e depois a noite, pois você terá visões de beleza diferentes.

Esta localizado em Santa Beatriz, próximo ao Estádio Nacional. Passeio recomendadíssimo.


Ilhas Palominos – Há um passeio para as Ilhas Palominos, que pode ser contratado com a ECOCRUCEROS (clique aqui). Eles vem te buscar no hotel e te levam até o porto Callao. Ali você embarca em um barco (grande) e começa o passeio que passa por diversas ilhas até chegar a uma colônia de lobos marinhos, onde você poderá nadar com os animais, isto se você quiser. Eles oferecem as roupas adequadas para o mergulho com os lobos marinhos, além de guia acompanhando e orientando o grupo. É um passeio muito legal, com uma paisagem maravilhosa. Você pode fazer reserva por meio do e-mail : informes@ecocruceros.com.



Gastronomia – a peruana é maravilhosa e conhecida em todo o mundo, aliás, alguns pratos típicos peruanos já são considerados como patrimônio cultural do país. Ela está na moda já a algum tempo e os grandes chefes de cozinha, tem adaptado ou mesmo reproduzido algo da gastronomia peruana em suas criações. Alias um dos restaurantes considerados dentre os melhores do mundo é peruano e fica em Miraflores é o Astrid & Gaston (clique aqui).

Para você ter uma idéia divulgo fotos de alguns pratos típicos. Os mais conhecidos são: Ceviche, Lomo Saltado, Causa Limeña, Tacu-Tacu, Aji de Gallina, Rocoto Relleno, Suspiro Limeño, Suco de Chicha Morada e outros mais.


Há um tipo de restaurante denominado como CHIFA, onde são servidos pratos com um tipo de comida, onde se mistura as culinárias chinesa e peruana, o que resulta em uma gastronomia diferente e interessante, vale a pena conhecer.

Pisco Sour - Não deixe de tomar o drinque local (peruano) PISCO SOUR. Os chilenos também têm este drinque como local, no entanto entendo que a origem da bebida seja mesmo peruana, pois há até uma cidade com o nome de Pisco, que é onde há a maior concentração de alambiques do pisco, que é um destilado de vinho e principal ingrediente do drinque.

Restaurantes – Em Lima o que não falta são bons restaurantes, no entanto vou comentar sobre dois que são excelentes e conheço, portanto posso afirmar que você estará fazendo uma excelente escolha.

Um deles é o Brujas del Cachiche (clique aqui) Esta localizado em Miraflores é um restaurante onde você pode apreciar o melhor da culinária peruana em toda a sua excelência. Eles possuem um serviço de buffet, onde você paga um preço fixo e come tudo o que quiser e aguentar entre entradas, pratos quentes, sobremesas e bebidas. Todos os pratos são identificados com plaquetas, então você sabe exatamente o que esta comendo e se levar uma listinha com pratos recomendados poderá identificá-los rapidamente. Recomendo para almoço, já que ali se como demais........ Caso queira eles também oferecem serviço a “la carte”.

Para “aquele” jantar, recomendo o La Rosa Nautica Restaurante (clique aqui) – ele fica instalado em um píer que avança mar adentro, é um local muito elegante e com uma vista linda de Miraflores. O local é sofisticado e o cardápio excelente. Recomendo jantar pois o visual é mais bonito, mas se quiser almoçar, também é uma ótima escolha.


Bom como já disse há muitos outros, você irá identificando havendo tempo, disposição e grana, poderá freqüentar tantos quantos quiser. Dica, na avenida costaneira no caminho para Barrancos há vários restaurantes de frente para o mar, que são excelentes e famosos.

Inka Cola – é o refrigerante mais vendido no Peru, aliás, é o único país no mundo em que a Coca-Cola atua e é ultrapassada nas vendas, por outra bebida de mesmo tipo. Ele é de cor amarela e muito saboroso, eu quando desembarco por lá, vou de Inka Cola do inicio ao final da viagem.

Discotecas – Há diversas espalhadas por Miraflores e Barranco. Há algumas instaladas no Shopping Lacomar, então se você estiver hospedado por ali, nem precisa de táxi para chegar ao local, além de que o local é muito seguro. Elas funcionam madrugada adentro.

Não vou ficar citando nomes, pois como você sabe, elas abrem, fecham e mudam de nomes como a gente troca de roupa, mas sempre estão nos mesmos locais...rs.rs.rs.rs... recomendo que você dê uma checada na internet ou peça informações nas recepções dos hotéis.

Câmbio – Você encontrará na Avenida Larco e arredores, diversas pessoas oferecendo serviço de câmbio na rua, isto é um serviço normal por lá. Eu recomendo que faça câmbio em estabelecimentos identificados para estas operações, pois no Peru a circulação de notas falsas é muito grande. A probabilidade de ocorrer isto em uma casa de câmbio oficial é quase nula, já na rua......... Quando receber troco, dê uma checada nas notas se notar algo estranho peça para trocar.

Bom o que tenho para falar sobre Lima, no momento, é isto. Aqui você possui informações para passear por vários dias somente em Lima.

Sei que o Post ficou extenso, mas quando se fala de Lima não dá para ser de outra forma.

Acompanhe os próximos Post, pois ainda há mais 03 matérias sobre o Peru, onde falarei sobre Nazca, Paracas e Cusco, incluindo Machu Picchu.

Um abraço e até breve,

Benevide


Quando decidi conhecer o Peru, pensei que a atração máxima seria Machu Picchu, mas ao chegar ao país logo vi que isto talvez não fosse a realidade. E realmente não foi, pois comecei a me surpreender tão logo iniciaram os passeios para conhecer outros locais que não imaginava que tivessem atrações tão interessantes. É claro que conhecer Machu Picchu teve todo o seu valor, o momento realmente foi mágico, mas vou falar a verdade, foi mais uma atração interessante a ser conhecida, pois já havia visto coisas interessantíssimas, as quais vou começar a detalhar para você.

Um roteiro muito famoso em questão de turismo são as Linhas de Nazca, as quais se localizam na cidade de mesmo nome, que está ao sul de Lima, distante aproximadamente 7 horas em ônibus. Trata-se de desenhos que foram feitos no deserto da cidade de Nazca, para os quais não há explicações. Eles são gigantescos e só é possível vê-los por meio de via aérea, em vôos com bimotores.

Aproveitando a viagem encaixei uma parada em Paracas, na volta, já que esta cidade estava no meio do caminho entre Lima e Nazca.

Paracas possui diversas atrações, que são muito recomendadas. Caso você não se interesse por Nazca, recomendo que faça Paracas, pois é um passeio que realmente vale a pena.

Para os dois roteiros sugiro que faça reservas de hotéis/pousadas antecipadamente, isto para evitar problemas de lotação e se possível agendar os principais tours, por meio de agências de viagem local ou durante o processo de reserva de hotel, já que em geral, na recepção dos hotéis/pousadas é oferecido este tipo de serviço.

Vou esclarecer uma coisa, em Lima, ainda não há um terminal rodoviário que centralize todas as linhas e companhias de viação. O que acontece é que cada empresa possui o próprio terminal. Você encontra desde terminais com estruturas ótimas, até empresas que embarcam os clientes na rua mesmo, ou seja, na porta do estabelecimento.

Para nossa tranqüilidade a empresa que faz o roteiro para Nazca e Paracas é a Cruz del Sur (http://www.cruzdelsur.com.pe/), que possui um excelente terminal em Lima. Ele é melhor do que muito terminal rodoviário que existe por ai. Como a viagem para Nazca foi a primeira viagem regular em ônibus que fiz dentro do Peru, inicialmente eu pensei que era o Terminal Rodoviário de Lima, achei muito organizado porém pequeno para atender uma capital daquele porte, depois é que descobri que tratava-se de um terminal particular.

Terminal Cruz Del Sur em Lima

A frota de ônibus da Cruz del Sur é excelente, são ônibus novos, oferecem serviço de bordo (dependendo do horário refeições/lanches e bebidas) e há até rodomoças(os). Adquiria sua passagem com antecedência ou pelo menos na véspera.

Após embarcar, você seguirá pela rodovia Panamericana e o tempo todo a paisagem será de deserto. É areia até dizer chega. Os povoados e cidadezinhas que você cruzará/passará são muito simples, beirando a pobreza, mas é assim mesmo, fique tranqüilo que o destino final compensa.

Rodovia Panamericana


NAZCA

Passado 7 horas, a exemplo de Lima, em Nazca você desembarcará no terminal da Cruz del Sur, então tome um táxi e se dirija ao hotel reservado. Minha dica é viajar de Lima para Nazca por volta do meio dia, pois assim você chegará em Nazca no inicio da noite e seguirá para descansar/jantar no hotel. Em Nazca não há nada interessante para fazer/conhecer a noite.

Caso não tenha agendado o passeio pelas Linhas, na chegada ao hotel é o momento de fazê-lo, de modo que pela manhã, você já faça o seu voo.

Eles marcam horário para cada turma, por isto a necessidade de agendar com antecedência ou assim que chegar ao hotel.

Os preços são meio que tabelados, então você pode agendar por meio de agências de turismo de Nazca (consulte na internet), ou então, quando fizer a reserva do hotel/pousada, peça informações sobre o tour. Este cuidado todo é para que você aproveite o seu dia em Nazca, já que há pouco para se conhecer ali além das Linhas.

Chegando ao aeroporto local, você embarcará no bimotor, então agora é hora de aproveitar ao máximo a vista que terá lá de cima.

Bimotor no aeroporto de Nazca

No inicio dá um medão, depois você se acostuma. Realmente vale a pena. Este é um passeio que não dá para falar muito sobre ele, é preciso ir e curtir a sensação de ver as esculturas de um “museu” feitas nas areias de um deserto.


Linhas de Nazca - Condor




Linhas de Nazca - aranha



Linhas de Nazca - beija-flor



Linhas de Nazca - beija-flor





Linhas de Nazca - árvore e mãos


Linhas de Nazca - mãos

Depois do passeio que dura menos de 1 hora, você estará livre até o horário de pegar o ônibus para Paracas. Em geral o guia que te pegou no hotel para fazer o voo, oferece dois tours que podem ser feitos até o horário da saída do ônibus para Paracas.

Um deles é conhecer as múmias descobertas em escavações locais e o outro é conhecer os aquedutos de Nazca.

Como não sou muito amigo de visitação de múmias resolvi conhecer os aquedutos, no entanto, tinha a impressão de que seria muito chato, ou seja, queria somente passar o tempo.

Que surpresa foi a minha ao descobrir que estava realizando um dos passeios que mais me impressionaram e interessaram ao logo de toda a viagem.

Trata-se de uma obra de engenharia feita a mais de 1300 anos, que é utilizada até os dias de hoje.

São uns buracos em estilho de caracol, delimitados por pedras, chamados de respiradouros, que são ligados por túneis subterrâneos também feitos em pedras, os quais trazem águas das montanhas que estão a quilômetros de distância da cidade.


Aqueduto


Aqueduto


Aqueduto - túnel


Aqueduto



Aqueduto - respiradouro

Vale ressaltar que Nazca é uma cidade encravada no meio do deserto, onde o índice de chuvas anuais é de 20 minutos por ano. Em anos de maior seca, estes aquedutos já supriram as necessidades dos moradores da cidade.

Paisagem desertica

A água é potável e abastece a zona de agricultura da cidade. Para você ter uma idéia eu até provei a água direto de um dos respiradouros do aqueduto, a água é bem geladinha e isto em pleno deserto.

Bebendo água direto do aqueduto

Anualmente eles fazem a limpeza dos túneis subterrâneos, de modo a conservar a estrutura e manter a água potável.

Em Nazca há 48 aquedutos, o que visitei tinha 21 respiradouros.

Aquedutos - respiradouros


Eu ficava me perguntando “Como pode um povo ser tão inteligente e construir algo tão útil e com materiais totalmente naturais??”. Realmente a cultura e engenhosidade dos povos antigos que viveram no Peru é algo para ser reverenciado.

Finalizado este passeio, o guia me levou a um atelier de obras em cerâmica e depois segui para o terminal da Cruz del Sur, para seguir viagem rumo a Paracas.


PARACAS

Retornando pela rodovia Panamericana no sentido Lima, após rodar cerca de 4 horas, chegamos a Paracas. Como sai após o almoço de Nazca a chegada em Paracas foi no final da tarde.

É um povoado litorâneo e fica no meio de um deserto. Vale destacar que grande parte do litoral Sul do Peru é localizada em região desertica.

Mesmo esquema: terminal da Cruz del Sur e de lá siga para o hotel/pousada em que fez reserva.

Paracas é um povoado muito pequeno, como já dito encravado no deserto, porém esta parte do deserto é banhada pelo mar. Imagine o lindo contrates mar/deserto?

Apesar de Paracas ser minúscula há o que se fazer ali, então segui para o “centrinho” que é uma “rua” margeando a praia onde há diversos bares/lanchonetes/restaurantes.

Orla

Dei uma volta pela praia, curti a visão de um pôr-do-sol bonito, inclusive com a chegada de diversos pelicanos que ficam caminhando no meio das pessoas na parte da areia, alguns até se aventuram na calçada da orla.

Pelicanos

Depois resolvi jantar por ali mesmo, onde comi um dos melhores peixes da minha vida, acompanhado de um ótimo ceviche e bebericando pisco sour. Que vidinha mais ou menos....rs.rs.rs....

Já de noite voltei para o hotel para descansar e preparar-me para o dia seguinte que seria puxado.

Nesta noite houve um terremoto. No dia seguinte, lá pelo meio dia, ouço as pessoas falando a respeito de um terremoto e pensava que se tratava do que havia ocorrido naquela região, mas isto no ano anterior. De repente me dou conta de que falavam de algo recente, aí pergunto “Quando ocorreu isto?” e ouço em resposta “Ontem a noite, você não sentiu?? Tremeu tudo!!”......kkkkkk... eu estava tão cansado que não senti nada.

Os principais passeios para se fazer em Paracas são: Islas Ballestras, Candelabro e Parque Nacional de Paracas.

Também a exemplo de Nazca, se não fez reserva antecipada para o passeio às Islas Ballestras, faça na chegada ao hotel.

Embarque no “porto”, que é a orla comentada anteriormente. Dali segue-se em lanchões rumo às ilhas, no caminho você terá uma das visões mais interessantes, é o famoso Candelabro.

Porto de Paracas


Porto de Paracas


Lancha para o tour

Trata-se de um candelabro esculpido em uma montanha, coberta por areia. É algo gigantesco e o interessante de tudo isto é que não há explicação de como foi formado. Há diversas teorias, nas quais se sugere que foi feito por piratas, antigas civilizações, etc. chegando-se a suspeitar até que foi feito por extraterrestres.

É algo muito interessante de se ver e não dá para imaginar como foi feito, pois sendo a base do terreno em areia, como é que ela não cobre o desenho? Perguntei se em algum período aquilo havia sido encoberto pela areia em movimento e o guia me informou que não, pois foi entalhado de uma forma que o vento faz a varredura natural do local, mantendo o desenho sempre destacado. Enfim FANTÁSTICO !


Candelabro


Candelabro

Com isto após algum tempo de navegação chega-se às Islas Ballestras, que são povoadas por colônia de aves guaneras, pinguins e lobos marinhos. Estes últimos em uma enorme profusão.
Ao se aproximar o barulho feito por eles é enorme. Você terá oportunidade de ver as cenas mais interessantes, inclusive de lobos-marinho mães, ensinando os filhotes a nadar. Muito legal.

Este é outro passeio que só após fazê-lo é que saberá a real sensação de ter se deslocado até ali para ver tão belo espetáculo da natureza.


Isla Ballestras

Islas Ballestras


Islas Ballestras

Islas Ballestras


Lobos Marinhos - Islas Ballestras

Lobos marinhos - Islas Ballestras


Lobos Marinhos - Islas Ballestras



Islas Ballestras

Retornando ao porto, te oferecerão um passeio para ser feito até o horário de embarque para Lima, que geralmente é no meio da tarde. É um passeio em carro, pelo Parque Nacional de Paracas.

Este parque encontra-se em pleno deserto e é margeado pelo mar, o que oferece uma paisagem recheada de lindos contrates. Ao invés de ficar falando destes contrastes estou anexando algumas paisagens para você ter uma idéia do que lhe espera.

Parque Nacional de Paracas

Parque Nacional de Paracas


Parque Nacional de PAracas

Parque Nacional de Paracas


Parque Nacional de Paracas

Parque Nacional de Paracas

Em geral o passeio termina por volta do horário de almoço. No nosso caso, o guia nos levou para almoçar em um restaurante local, bem simples, no entanto, com uma culinária dos deuses, foi uma das melhores refeições que fiz no Peru. Como você pode ver em Paracas se come muito bem, apesar de tratar-se de um povoado bem pequeno.

Se você quiser ficar um tempo maior em Paracas, há possibilidade de fazer passeios nas proximidades para praias, lagunas, etc. Estes passeios podem ser fechados com os guias e agências de turismo locais.

Meus amigos Gustavo e Isabel, ficaram um tempo maior em Paracas e fizeram um passeio até Ica, cidade próxima de Paracas, onde conheceram o Oásis de Huacachina, a seguir cito as dicas deixadas por eles:

“Comprar passagem de Paracas para Ica, na rodoviária de Paracas, onde poderá verificar os horários com o pessoal da rodoviária que é super-prestativo. A empresa que faz o trajeto é a Cruz Del Sur. A distância entre Paracas e Ica é de aproximadamente 75 km e a viagem dura em torno de 1h30m.
Chegando em Ica descer na rodoviária e tomar um táxi até o ponto turístico de Huacachina, que fica a cerca de 15 minutos da rodoviária. O local possui bom suporte turístico, com restaurantes, comércio e empresas de passeios turísticos, à beira do lago..
Neste local esta o “Oasis de la Huacachina”, que realmente faz jus ao nome. Almoçar em um dos restaurantes instalados ao redor, com a visão que o oásis proporciona não é nada mal. O lago fica num local bem baixo, cercado por comércio e dunas. É um paraíso.
Nas empresas de passeios turísticos você pode comprar os passeios oferecidos, nós fechamos somente o passeio de bugue pelas dunas de Huacachina (com direito a "SANDBOARD"). É bem divertido e com muita ”emoção” já que os bugueiros andando bem rápido
Não vi boa infraestrutura para dormir no local, ou seja, em Huacachina. Notei a existência de alguns albergues freqüentados pelos muitos turistas jovens que por ali transitam. Talvez no centro de Ica haja melhor infraestrutura hoteleira.
Terminado o passeio você poderá retornar a Paracas ou seguir para Lima, dependerá de seu roteiro”



Huacachina


Huacachina


Huacachina


Huacachina


Dunas de Huacachina


Dunas de Huacachina


Praticando SANDBOARD nas dunas de Huacachina


SANDBOARD nas dunas de Huacachina



Bugue nas dunas de Huacachina


Huacachina

O roteiro que passei sobre Nazca e Paracas, são bem curtos, isto devido a otimização do tempo, de modo a não ficar parado em cidades tão pequenas com poucas opções de passeio.

Em um roteiro maior para o sul do Peru, você também pode fazer Lima/Paracas/Nazca/Arequipa/Cusco/Puno deste modo abrange todas as principais cidades turísticas do sul peruano.

E assim termino a parte 2 do post relativo ao Peru. Espero que tenha gostado e se anime em conhecer os locais descritos.

Meus agradecimentos aos amigos Gustavo e Isabel que complementaram a informação sobre Paracas.

Agora aguardem o próximo post, ou seja, a parte 3 do Peru, que será sobre Cusco, inclua ai Machu Picchu.

Um abraço

Benevide


Machu Picchu

CUSCO
E lá vamos nós falar um pouco sobre um dos roteiros turísticos mais importantes, conhecidos e desejados do mundo. “MACHU PICCHU”.

Em geral perguntam se você conhece ou não Machu Picchu, ninguém te aborda e pergunta “Você já foi a Cusco?”. Fica-se a impressão de que Machu Picchu é um local independente de Cusco.

O que acontece é que você vai para Cusco e estando lá há muitos passeios para se fazer na cidade e arredores e dentre eles o mais famoso, que é a ida até Machu Picchu.

Sendo assim, vou procurar falar de modo geral sobre o que Cusco oferece em matéria de diversão/passeios e como se faz para chegar a Machu Picchu.

Cusco é uma cidade muito agradável de visitar, pois ela é pequena, graciosa, muito colorida enfim um lugar ÚNICO.

Em minha opinião ela só tem uma coisa negativa, a questão da ALTITUDE, pois está a mais de 3.000 metros do nível do mar. Boa parte das pessoas que vão para lá, não ficam totalmente OK na questão saúde, já que o mal de altura conhecido ali por “sorochi”, causa dores de cabeça, falta de ar, náuseas, etc. Mas tudo controlável.

Eu tenho problemas com altitude e descobri isto quando cheguei a Cusco, durei apenas 10 minutos, comecei a passei mal dentro do aeroporto e dali fui direto para o hotel, cheguei lá e fiquei deitado durante 2 horas, até que me recuperei um pouco para começar a passear.

Fiquei muito doente todo o período que estive lá, pois não tomei as pílulas para evitar o “sorochi”. Estas pílulas são vendidas em qualquer farmácia de Lima ou de Cusco, chamam-se “SOROCHI PILLS”. Sabendo disto, quando fui ao Equador, via Lima, já sai do aeroporto de Lima tomando as pílulas e foi tranqüilo. Então recomendo que em Lima já comprem as tais pílulas e tomem quando estiverem no avião.
Pilulas contra o mal de altura

Na chegada a Cusco é recomendável que se faça refeições com alimentos leve, isto para aliviar o mal estar.

Hospedagem - procure ficar hospedado na área central de Cusco. Quando fui, fiquei hospedado fora da área central e não foi legal, pois tinha que ficar pegando táxi toda hora para ir ao centro, apesar de baratos incomoda ficar dependente deles para toda saída. Além do mais o centro de Cusco é muito bonito e o movimento é muito interessante, já que há turistas de todo o mundo circulando para lá e para cá, dia e noite.

Fotografia – O que você mais irá ver em Cusco são as típicas índias locais, conhecidas como “cholas” e muitas crianças indígenas, todos com seus trajes típicos e muitas vezes acompanhados de llamas. Se quiser fotografá-los, peça autorização e pague, pois se você tirar fotos e não quiser dar uma contribuição é uma confusão dos diabos. Mesmo usando zoom, você precisa ser muito discreto, para que não percebam que estão sendo fotografados sem remuneração...rs.rs....



Passeios – São muitas as opções de passeios em Cusco, tanto na cidade como em seus arredores. Quando estive lá fiquei 5 dias e foi muito pouco, deixei muita coisa por fazer. Além dos passeios citados neste Post, você poderá fazer outros tours, caso seja de seu interesse, para isto na internet há um vasto material a respeito de informações sobre Cusco. Eu estou passando aqui o que considero como principais passeios.

Boletos Turísticos – Antes de começar seus passeios, verifique se não é interessante comprar o Boleto Turístico, pois é uma forma econômica de visitar diversos museus e sítios arqueológicos, os quais se encontram no “pacote” oferecido pelo boleto. Ele é valido por vários dias (informe-se) e há vários circuitos. Então veja o que melhor te atende. Eu recomendo que você compre lá em Cusco, quanto aos locais que os vendem, no centro de Cusco você verá identificações ou no hotel poderão te informar. Segue o site onde constam informações - http://www.cosituc.gob.pe/tarifas.php (clicar aqui). Vale esclarecer que os valores cobrados para os peruanos são diferentes dos cobrados dos turistas estrangeiros, a diferença é a indicação de “turismo interno”, ou seja, o valor cobrado dos peruanos, para os demais é “tarifa general”. Acho legal este tipo de incentivo ao turismo interno, que ocorre por lá em diversos setores.

City tour – Caso seu tempo esteja escasso ou você queira, há possibilidade de fazer o city tour oferecido pelas agências de turismo em Cusco. Em geral eles abrangem conhecer a Plaza de Armas, La Catedral, Iglesia de la Compañia, Koricancha, Mercado de Artesanato, etc. Mas como são passeios de fácil acesso, minha recomendação é fazê-los por conta própria e deixar os tours guiados para locais mais específicos que exigem este tipo de visita.

A seguir, vou citar alguns passeios que você pode fazer por conta própria na região central.

Plaza de Armas – é a praça principal de Cusco, estar ali já é um lindo passeio, pois a mesma está rodeada por belos prédios tais como a Catedral e Igreja da Companhia, além de outros com a arquitetura típica de Cusco (portais) que abrigam lojas, restaurantes, etc.

Plaza de Armas

Plaza de Armas

Plaza de Armas

Plaza de Armas - vista de um mirante

La Catedral e Iglesia de la Compañia - São duas igrejas vizinhas que estão alocadas na Plaza de Armas, possuem uma arquitetura lindíssima e diferente. A visitação interna é imperdível.

La Catedral

Iglesia de la Compañia

Iglesia de la Compañia

Iglesia de la Compañia


Koricancha - Templo del Sol – Trata-se das ruínas do templo do Sol, que estão localizadas no centro de Cusco.
Koricancha

Koricancha

Koricancha - vista externa

Mercado de Artesanato – artesanato é algo que você verá em cada esquina de Cusco, no entanto, há um mercado de artesanato que reúne diversos artesões, onde fica mais fácil fazer as compras ou mesmo apreciar a arte cusquenha, pois fica tudo concentrado em um único local. Comprei várias coisas ali.

Para fazer os passeios citados a seguir, recomendo que você os faça por meio de tours guiados, já que salvo engano, não é possível fazê-los por conta própria. Trata-se de ruínas, portanto a explicação dos guias faz com que você entenda melhor qual era a finalidade do local e a história em geral.

Sacsayhuamán * Q”enqo * Pucapucara * Tambomachay – o tour abrange os quatro locais que são muito diferentes um dos outros. São ruínas e locais sagrados. Fica próximo da cidade de Cusco.
Sacsayhuaman

Sacsayhuaman

Sacsayhuaman

Q'enqo

Q'enqo

Puca Pucara

Puca Pucara

Tambomachay

Tambomachay

Valle Sagrado (Pisac – Ollantaytambo – Chinchero) – o tour abrange os três locais. Estão localizados afastados da cidade. Eu não consegui fazer este tour, porém meus amigos Gustavo e Isabel, fizeram e contribuem com estas informações:

“Vale Sagrado
Fechamos o passeio com uma empresa turística que nos pegou no hotel. O ônibus saiu da Plaza de Armas, no centro histórico de Cusco por volta das 9hs. O tour é de um dia inteiro e passa pelos seguintes locais: Pisac, Urubamba, Ollantaytambo e Chinchero.

O que mais impressiona nesse passeio é a grandeza e a maravilhosa visão dos Andes. Todo o trajeto feito pelo ônibus passa pelo vale dos Andes, de modo que, tanto de um lado como do outro vemos paisagens deslumbrantes.


Vale de los Andes

A primeira parada (cerca de 30 minutos) foi em uma feira de artigos de artesanato. Na minha opinião os artigos das feiras de Cusco são mais interessantes. De qualquer forma valeu a parada para ver como os artesões fundem os anéis, brincos e colares de prata. Segundo o guia são matérias-primas puras dos Andes.

Na sequência seguimos para Pisac, que fica num pico dos Andes. A paisagem é composta por diversos platôs encravados nas montanhas, os quais eram usados para plantação. Dessa foram a água das chuvas era coletada/armazenada para utilização no plantio. Também é possível ver antigas residências. Por ser um local elevado, servia como posto de guarda.

Pisac

Pisac

Pisac

Pisac

Seguimos para o almoço em Urubamba.

Após, fomos para Ollantaytambo. Que também é uma ruína em forma de platôs. Para conhecer o local é preciso ter bastante fôlego (assim como em Pisac), pois é necessário subir toda a ruína. Porém, quando se chega ao topo tudo é recompensado diante da vista que o local oferece.

Esse local é um ponto muito especial no Peru, pois lá do alto é possível ver as formações rochosas que dividem os Andes em norte, sul, leste e oeste. Daquele ponto os Incas podiam se orientar para ir para a selva amazônica, área litorânea, em direção a Cusco, ou seguir para o norte em direção à América Central.

Dali podemos ver uma pedra gigantesca retangular que segundo consta séculos atrás os incas a levaram até lá. Não consegui encontrar uma explicação para que tal pedra fosse deslocada para lá, nem mesmo com a tecnologia dos dias atuais.

Ollantaytambo

Ollantaytambo

Ollantaytambo

Algumas pessoas ficaram em Ollantaytambo para seguirem de trem até Machu Picchu. Provavelmente chegaram lá à noite para fazer o passeio no dia seguinte. É uma opção interessante também. Nós seguimos para Chinchero.

Em Chinchero paramos em uma pequena aldeia nativa, onde vimos todo o processo de tingimento da lã de alpaca. Eles demonstram que as cores saem das ervas e plantas dos Andes. Havendo interesse é possível comprar o material oferecido pelos nativos, que é bem rústico.

Chinchero

Chichero

Chinchero

De lá retornamos para Cusco, aonde chegamos lá por volta das 20hs. É um passeio longo, mas não cansativo, pois paisagem deixa o tempo passar bem rápido.”

San Blás – Bairro muito próximo do centro, onde você pode fazer caminhadas por suas ruas cujas casas são construções do estilo cusquenho e abrigam muitas lojas de artesanato, galerias de arte, restaurantes, etc. É um bairro muito colorido e gostoso para passear.

San Blás

Iglesia de San Blás

San Blás

Museus – Cusco conta com uma grande variedade de museus, vários voltados para a cultura inca. Alguns deles são: Museo Histórico Regional, Museo de Arte Contemporâneo, Museo de Arte Popular, Museo Inka, etc. Sugiro que você procure material informativo nos guichês de informações turísticas que estão espalhados por toda Cusco, recepções dos hotéis ou guias específicos. Caso você compre um dos Boletos Turísticos poderá obter informações no material recebido.

Danças Típicas – Há um espetáculo de danças típicas/folclóricas de Cusco e região, que é muito lindo e baratinho. É um show que vale a pena conhecer, pois permite entender melhor a região de Cusco e o próprio cusquenho. O nome do local é CENTRO QOSQO (clicar aqui), localizado na Av. el Sol 604 - Cusco Fica na região central e o show é no horário noturno.
Show no Centro Qosqo

Show no Centro Qosqo

Show no Centro Qosqo

Comidas - você terá a sua disposição uma gama enorme de pratos e guloseimas típicos da região cusquenha, portanto deixo a seu cargo conhecê-los e prová-los. Minhas dicas são: não deixe de provar o “choclito” que é um milho cozido, cujos grãos são claros e enormes. Prove também a carne de alpaca que é servida em bons restaurantes. Ela é parecida com a carne de porco.
Carne de alpaca

Choclito

Artesanato - os produtos de Cusco são diferentes dos de Lima, é claro que há muita coisa semelhante, mas a padronagem e cores muda um pouco, eu acho os de Cusco mais coloridos, tenho muitas coisas de lá. Pelo fato de Cusco ser mais turística que Lima, os preços costumam ser mais altos.

Lãs – os artigos de lãs são muitos, inclusive com lã de alpaca. Ela tem uma textura muito interessante que proporciona à peça leveza e suavidade. Caso queira algo mais fino, porém mais caro, veja as peças em lã baby-alpaca. Como o próprio nome diz, são lãs extraídas dos filhotes de alpaca, que gera produtos de extrema qualidade e bom gosto. Eu tenho “trocentas” peças de ambos os tipos de lã....rs.rs.rs.rs.....

MACHU PICCHU

Para conhecer o “umbigo do mundo” é necessário comprar o tour oferecido pelas agências de turismo, aonde já vem tudo incluído e você se preocupará somente com as fotos que irá tirar e o visual que irá apreciar.

Machu Picchu está localizado em um povoado chamado Águas Calientes e para chegar lá, será por meio de trem.

O roteiro dos tours é o seguinte:

Bem cedo o transporte (van/microônibus/táxi) passará no hotel/pousada para pega-lo e levá-lo até o terminal ferroviário.

Já no terminal ferroviário você embarcará no trem com destino a Águas Calientes.

Trem para Machu Picchu

Trem para Machu Picchu

Se possível procure sentar-se do lado esquerdo do trem, pois assim terá uma visão melhor da paisagem que irá se descortinar durante a viagem, inclusive, quando a via férrea começar a margear o Rio Urubamba. O tempo entre Cusco e Águas Calientes é de aproximadamente 4 horas.
Rio Urubamba

Rio Urubamba

Rio Urubamba

Chegando em Águas Calientes, você será guiado para a área de embarque nos microônibus que te levarão até o complexo arqueológico de Machu Picchu. Se puder sente-se do lado direito do ônibus, pois a vista é melhor. O trajeto dura cerca de 20 minutos.
Aguas Calientes

Após uma grande subida, você chegará ao complexo, onde lhe serão dadas orientações quanto ao melhor caminho para adentrar no sitío arqueológico. Você estará na companhia de um guia que irá explicar ponto a ponto as atrações do complexo.

Quando você der conta, estará em um ponto no alto, tendo a seus pés toda a beleza do complexo de Machu Picchu. A sensação nem vou comentar, quando você chegar lá, sinta e se quiser me conte depois.

Eu me senti muito feliz e realizado quando me dei conta que estava ali, pois inicialmente a sensação era de que eu estava vendo mais uma foto do complexo e não vivendo aquela situação. Nossa, acho que já falei demais...rs.rs.rs....
Machu Picchu

Machu Picchu

Machu Picchu

Machu Picchu

Machu Picchu

Machu Picchu

Machu Picchu

Finalizado o tour guiado, você terá um tempo livre para ficar curtindo o ambiente e fixarão um horário máximo para a descida.

Neste tempo, você poderá comprar lanche/bebidas e fazer seu almoço ali mesmo entre as ruínas, ou se quiser, pode já tomar o microônibus e descer para almoçar ou simplesmente zanzar em Águas Calientes.

No final da tarde, conforme a orientação recebida você embarcará no trem para Cusco, fazendo o trajeto de volta.

Chegando ao terminal ferroviário de Cusco, haverá alguém escalado para te levar ao hotel/pousada.

O movimento é grande tanto na ida como na volta, pois todo mundo vai para lá e volta praticamente no mesmo horário.

Então, recomendo que quando chegue a Cusco, já faça sua reserva, assim você garante os melhores horários e fica tranquilo a respeito do principal passeio a ser feito em sua viagem a Cusco.

Caso você queira ficar mais tempo em Águas Calientes, há possibilidade de fazer outros passeios a sítios arqueológicos e explorar todos os pontos de Machu Picchu, pois além do passeio tradicional, há pontos onde para se chegar são necessárias horas de caminhada. Basta se informar a respeito.

Puxa vida, agora me deu vontade de largar tudo, pegar minha mochila, embarcar em um avião e ir curtir a vista de Machu Picchu. Local que quero retornar em breve, pois uma visita, não foi o suficiente.

Meu agradecimento para Gustavo e Isabel, pelas informações e fotos cedidas.

Um abraço e até a próxima!

Benevide



TRUJILLO
Como já disse anteriormente, na primeira vez que voltei do Peru, comecei a pesquisar a respeito do país, na questão turismo e acabei descobrindo muita coisa interessante para se conhecer por lá, isto de norte a sul.

Acabou que minhas idas para lá foram um tanto quanto pontuais de modo que ou estava de passagem para outro país, ou fui somente para aproveitar Lima, já que eram viagens curtas.

Voltando o foco para o primeiro parágrafo, assim que voltei recebi uma reportagem a respeito de umas ruínas existentes no norte do país, precisamente em Trujillo. Fiquei muito interessado, já que a paisagem era maravilhosa, pois remetiam às paisagens egípcias. Eram fotos das ruínas de Chan Chan.

Desde então, um de meus objetivos era ir ao norte do país para conhecê-las. Isto aconteceu em Dezembro de 2012, quando resolvi passar o Ano Novo por aquelas bandas.

No norte do país a cidade de Trujillo é um dos locais com maior quantidade de sítios arqueológicos abertos à visitação, é certo que alguns ainda estão em “desbravamento”, porém algumas partes são liberadas para visitas.

Antes de começar a falar dos passeios existentes em Trujillo e arredores, vale a pena comentar um pouco sobre o norte do país, que é totalmente diferente de Lima e das regiões do sul peruano.

Trujillo está a 560 km de Lima (1h10min de voo). É um local de clima quente e a cidade encontra-se beira-mar.Possui boa estrutura para o turismo a exemplo de outras partes do país, contando com culinária, musica e comportamento próprios o que os diferencia dos habitantes de Lima e demais regiões do sul.

As pessoas são mais agitadas, alegres, descontraídas e festeiras. E assim como é o povo peruano, são educadas e hospitaleiras.

Eu fiquei muito à vontade desde que cheguei ao norte do país e também muito interessado no que havia de diferente para se conhecer, experimentar, comer e beber.

A cidade possui uma praça principal que é chamada de Plaza Mayor. Desde a primeira vez que vi foto deste lugar, eu pensava o seguinte: “é impossível um lugar ter uma praça tão limpa e brilhante como esta, no mínimo é photoshop ou eles limparam a praça somente para fazer fotos publicitárias”.

E assim continuava meu pensamento, pois toda foto que via de Trujillo, a praça era o referencial e possuía o mesmo aspecto.
Assim que cheguei a Trujillo a tal praça foi o primeiro lugar que conheci. Era domingo à tarde e estava lotada de gente passeando para lá e para cá. Quando olhei para o chão, não acreditei no que estava vendo, pois o chão estava limpíssimo, sem um único papel ou lixo lançado no solo e brilhava como se estivessem acabado de encerá-lo. Para provar isto, segue ai uma foto do local:
Plaza Mayor

Viram? É claro que esta foto foi tirada no dia seguinte, logo cedo, pois como eu estava indo para um tour, aproveitei que passava pelo local e fiz algumas fotos. Para falar a verdade este foi o local que mais fotografei em Trujillo, pois a praça é muito linda e aconchegante. Todos os dias que estive por lá passava diversas vezes pelo local.

Então por ai, você faça uma idéia de como é a cidade, apesar de seus problemas, tem organização e o povo é muito educado neste sentido.

Eu quis fazer este preâmbulo, pois isto foi uma das coisas que mais me impressionou nesta viagem.

O aeroporto de Trujillo fica fora da cidade, mas como ela é bem pequena o acesso, por meio de táxi é bem rápido.

HOSPEDAGEM – Fiquei hospedado nos arredores da plaza Mayor, no entanto recomendo que você se hospede o mais próximo possível da praça, pois as lojas, restaurantes, bares, lanchonetes, bancos, agências de turismo ficam todos por ali e também porque é mais alegre e movimentado.

Logo que você sai da praça, as ruas arredor vão ficando muito calmas, tranquilas e paradas, bem estilo interior.

Fiquei hospedado no Casa Muchik Hotel Boutique (clique aqui), limpo, organizado, bom atendimento, mas como disse nos arredores da plaza Mayor.

Um dos ou o principal hotel fica exatamente na praça ao lado da catedral. Eu me arrependi de não ter ficado nele, a diferença de preço nem era tanta e o custo beneficio, sem comentários. É o Hotel El Libertador (clique aqui), vale a pena dar uma pesquisada.
Hotel El Libertador - Plaza Mayor

TRANSPORTE – Toda a locomoção fora da área central, fiz em táxi, pois são baratos e há muitos. Mas sempre no mesmo esquema de combinar o preço antes de embarcar, pois a exemplo de Lima, eles também não utilizam o taxímetro.

PASSEIOS – fora as atrações da área central, os demais passeios, inclusive ruínas, fiz todos por meio de tours oferecidos pelas agências de turismo e te digo que foi a melhor opção, pois não achei os transportes públicos acessíveis, além do mais, quando se chega às ruínas, como fazer para saber a historia de tudo aquilo? Nem todos os locais possuem visita guiada, e quando há é necessário pagar a parte. Então se é para pagar, já pago logo o tour e fico tranquilo. Além do mais os tours não são caros.

PLAZA MAYOR – É considerado o centro da cidade, tem como destaque o monumento La Libertad, que é uma linda escultura feita em mármore. Ao redor da mesma encontram-se duas igrejas e diversos prédios públicos e particulares, que apresentam a arquitetura típica da região. Estes prédios são pintados em cores fortes, o que dá um colorido todo especial para o local. Plaza Mayor é o cartão postal de Trujillo, pois é a referência fotográfica da cidade. Sempre que se vê alguma reportagem do local, ali está uma foto ou imagem da praça.
Plaza Mayor

Plaza Mayor

Plaza Mayor

Plaza Mayor

Plaza Mayor

CATEDRAL – Construída em 1666, esta localizada na Plaza Mayor e conserva valiosas obras de arte da escola cusquenha. Ali está instalado o Museo Catedralicio, que é aberto à visitação.
Catedral

Catedral

IGLESIA DE LA COMPAÑIA DE JESÚS – Também localizada na Plaza Mayor. Pelo fato da Catedral ter uma estrutura tão grande e esta igreja ser bem pequena, e estarem localizadas na mesma praça, a impressão que se tem é de que ela é uma “capela”.
Iglesia de la Compañia de Jesus

MONASTERIO DEL CARMEN – Localizado no cruzamento da calle Colón y calle Bolívar, é considerado um dos melhores conjuntos arquitetônicos da cidade. É formado por um templo e um convento. Possui uma pinacoteca com importante coleção de obras de arte.
Monasterio del Carmen

IGLESIA DE LA MERCED – Localizada no Jiron Francisco 550, próximo à Plaza Mayor, foi construída em 1536. Foi destruída após um terremoto e reconstruída em 1634. A construção da mesma se diferencia das demais igrejas da cidade, pois foi construída na parte central de uma mansão e não em uma esquina, como é comum. Muito bonita.
Iglesia de la Merced

Estas são algumas das igrejas de Trujillo, andando por lá você verá muitas outras, Ô cidade para ter igrejas...rs.rs.rs..

Trujillo também possui muitos MUSEUS, CASAS e PALÁCIOS específicos, os quais você irá encontrando durante sua caminhada pelo centro histórico. Para se orientar melhor, sugiro consultar a internet ou pegar folders/informações no centro turístico da cidade.

Enfim, o forte do centro histórico são seus prédios antigos e somente o fato de caminhar pelas muitas ruas que compõe o centro histórico é um colírio para os olhos, pois eles são realmente bonitos e interessantes.




PLAYA HUANCHACO – É o balneário mais visitado da província de Trujillo. Consta que foi ali que o povo mochica deu origem ao ceviche, que é um prato da gastronomia peruana de reconhecimento internacional. Nesta praia são realizadas competições internacionais de surf. Huanchaco é conhecida também por seus “caballitos de totora”, ou seja, cavalinhos de totora (espécie de fibra), os quais são usados para navegação desde o tempo dos povos mochicas e chimús. Atualmente os pescadores de Huanchaco continuam com esta ancestral tradição. Todas as vezes que fui até lá utilizei o serviço de táxi. Esta aproximadamente a 13 km do centro histórico de Trujillo.
Playa de Huanchaco

Caballito de Totora - Huanchaco

Playa de Huanchaco - Caballitos de Totora

Playa de Huanchaco

CHAN CHAN – Quando falamos em ruínas peruanas, sempre imaginamos uma cor cinzenta, pois nosso referencial acaba sempre sendo Machu Picchu, a qual foi construída com pedras. Chan Chan também é considerada como ruínas no entanto as construções foram feitas em adobe, ou seja, barro e o tom amarelo é o que se por todo lugar. Tudo muito bem desenhado/modelado o que causa um estilo de ruína belíssimo para se ver e fotografar. E foi isto o que mais me chamou a atenção quando vi a primeira foto do local.

Chan Chan encontra-se a 5 km de Trujillo e esta localizada no Valle de Moche. Representa a maior cidade de barro da América pré-hispânica. Em 1986 foi declarada como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Da imensa cidade de barro Chan Chan, somente uma de suas dez cidadelas encontra-se aberta à visitação turística.

Chan Chan foi a capital do reino Chimú, ocupava aproximadamente 20 km quadrados e os arqueólogos estimam que abrigou mais de 100 mil pessoas. Em sua estrutura distinguem-se praças, depósitos, oficinas, ruas, muralhas, cemitérios e templos.

Seus enormes muros são decorados com relevos de figuras geométricas e figuras mitológicas.

A parte aberta à visitação é um dos palácios que existiram ali, porém o mesmo é tão grande que se tem a impressão que era um bairro.
É um passeio que necessariamente precisa ser feito como visita guiada, já que a história do local é muito interessante.
Chan Chan

Chan Chan

Chan Chan

Chan Chan

Um dos poços que ficavam dentro do palácio - Chan Chan

Chan Chan

Chan Chan


HUACA EL DRAGÓN OU ARCO IRIS – Esta localizada a 4 km de Trujillo. É uma pirâmide de adobe de grande importância pois sua construção foi realizada no inicio da cultura Chimú e finalizada no final da cultura Tiahuanaco-Wari, entre os séculos 10 e 11 dc. Calcula-se que possui mais de 1.100 anos.

Foi construída em uma base quadrangular e tem as paredes decoradas com altos relevos representando formas com traços de animais. O nome Dragão se deve a uma destas figuras, que é um ser bicéfalo com diversas patas, similar a um dragão.

Os estudiosos consideram que uma das funções do local era cerimonial, e estariam vinculadas a rituais de louvor ao arco-íris e outros fenômenos naturais relacionados com a fertilidade.
Huaca Arco-Iris

Huaca Arco-Iris

Huaca Arco-Iris

HUACA DE LA LUNA y HUACA DEL SOL – Estão localizadas a 8 km de Trujillo. A Huaca de La Luna funcionou como centro cerimonial e a Huaca del Sol como centro político-administrativo.

Elas ficavam separadas por uma área urbana que era composta por casas, grandes avenidas, corredores e praças, o que confirma a alta organização política, religiosa, econômica e social da cultura Moche.

A Huaca de la Luna é composta de templos sobrepostos e em algumas paredes se observam bonitos murais cujas figuras claramente definidas representam o deus Ai-apaec.

Somente a Huaca de la Luna está aberta à visitação, os turistas podem circular por sua área composta de corredores, praças e gigantescos murais pintados.
Huaca de la Luna

Huaca de la Luna

deus Ai-apaiec - Huaca de la Luna

Huaca de la Luna

Huaca de la Luna

Huaca del Sol

COMPLEXO EL BRUJO – SENHORA DE CAO - O Complexo el Brujo, em Magdalena de Cao, ( a 60 km de Trujillo), é formado pela Huaca Cao que é considerado o centro cerimonial mais importante do vale de Chicama e pelo Museo CAO, inaugurado em 2009, que abriga a múmia de uma das primeiras mulheres governantes do Peru, a Senhora de Cao, cuja morte é estimada a mais de 1.700 anos.
A múmia foi descoberta em 2006, encontra-se em bom estado de conservação e é exibida em um ambiente com temperatura e luz adequada à conservação. Está adornada com um luxuoso traje, acompanhado de coroas e colares de ouro e prata
A Senhora de Cao, também é conhecida como a Dama das Tatuagens, devido aos desenhos de serpentes, aranhas, leopardos e outros animais gravados nos braços, os quais representam a fertilidade da terra mas também poderiam indicar seus dotes como advinha.
Este passeio geralmente é feito em tour oferecido pelas agências de turismo local.

MUSICA – Nesta região há um tipo de música típica chamada de MARINERA. A palavra Marinera vem de Mar, e expressa os movimentos das roupas e do corpo que são realizados pela bailarina e se assemelham às ondas do mar.
É possível assistir apresentações em restaurantes típicos, onde os casais se apresentam dançando este ritmo, que é muito bonito, inclusive no que diz respeito à coreografia, roupas e ritmo. Tive a oportunidade de assistir uma apresentação, inclusive ai vai um vídeo de parte da mesma. Não repare, pois esta caseiríssimo...rs.rs.rs...
Marinera - casal de dançarinos

Marinera

Quando cheguei em Trujillo fazia uma semana que havia ocorrido o Festival Anual de Marinera, que é realizado na Plaza Mayor.

CAVALO DE PASO PERUANO – É considerado o único de seu gênero, pela compleição anatômica e peculiares formas exteriores. É considerado patrimônio nacional do Peru. Há apresentação de espetáculos de marcha destes animais. Infelizmente não consegui assistir, pois no dia da próxima apresentação não estaria mais em Trujillo. Me disseram que é muito bonito, mas ficou para uma próxima vez, se você conseguir assistir, curta bastante e depois me conta como foi.
Cavalo de Paso Peruano

CHICLAYO
Uma das principais atrações da região norte do Peru é a visita às Tumbas Reais do Senhor de Sipan, que ficam em Lambayeque, local vizinho à Chiclayo, uma cidade que está a 3 horas de Trujillo.

Eu comprei o tour em Trujillo, e funcionou da seguinte maneira:

• Traslado hotel – terminal rodoviário da companhia de ônibus que faz o trajeto Trujillo-Chiclayo
• Embarque em ônibus de linha
• Quando cheguei a Chiclayo no terminal de lá, o guia estava me esperando, de modo que ingressei no grupo que estava em formação e seguimos para o tour em Lambayeque.
• No retorno vice-versa.

Portanto não fiz tour em Chiclayo, somente passamos pela cidade e o guia foi informando o que encontrávamos pela frente.

Vale esclarecer que a visita às Tumbas Reais do Senhor de Sipan, são feitas em duas etapas.

Na parte da manhã, primeiro se visita o Museo Tumbas Reales de Sipan ( clique aqui), onde estão as peças originais encontradas nas escavações da tumba, dispostas do mesmo modo que foram encontradas e ali se obtém informações de toda a história desde a descoberta do sitio arqueológico até a construção do museu, cuja finalidade foi a de abrigar as peças que compuseram a tumba.

A estrutura do museu é muito linda e moderna. O fator segurança, ali é um ponto altíssimo. Não é permitido entrar com bolsa, mochila, sacola, enfim nada. Tampouco fotografar, tudo fica armazenado em uma área especifica fora do espaço principal da exposição.

O local é belíssimo, a impressão é que estamos em um museu europeu ou americano de primeira linha.
Museo Tumbas Reales de Sipán

Museo Tumbas Reales de Sipán

Museo Tumbas Reales de Sipán

Na parte da tarde, se visita o sítio arqueológico Tumbas Señor de Sipan, local onde as tumbas foram encontradas. Há réplica das peças, dispostas do mesmo modo em que foram encontradas. Este local fica do outro lado da cidade, é praticamente uma viagem entre o local do museu e o povoado onde está o sitio arqueológico.
sitio arqueológico Tumbas Señor de Sipán

Entre o passeio da manhã e o da tarde, o guia nos levou para almoçar em um restaurante que servia comida típica da região de Lambayeque/Chiclayo.

Foi ali que comi um dos melhores pratos de minha vida, um Tacu-Tacu acompanhado de lomo saltado Você não entendeu nada, não é? Bem Tacu-Tacu é um prato feito a base de arroz, ele é bem temperado e tem uma consistência de “unidos venceremos”, ou seja, o arroz meio empapado, mas é uma delicia. E o lomo saltado é feito com carne, pimentão amarelo, pimentão vermelho, cebola roxa e sohyu, é um prato tipico peruano.
Tacu Tacu

DOCE TÍPICO - Lambayeque tem seu doce típico, que se chama King Kong. A marca mais famosa é a San Roque (clique aqui). É um doce formado por biscoitos doces, intercaladas com recheio nos sabores amendoim, abacaxi e doce de leite, é muito saboroso.
doce King Kong

doce King Kong

Em Chiclayo, próximo ao terminal de ônibus, há diversas lojas que vendem este tipo de doce. Você também irá encontrar uma loja da San Roque instalada no Aeroporto de Trujillo. Então você escolhe onde e quando comprá-lo. É uma boa dica para souvenir, pois há embalagens pequenas.

O norte do Peru oferece muitas outras atrações, inclusive praias como as de Mancora, Punta Sal, Tumbes, no entanto não foi possível seguir até lá, pois os trajetos entre um local e outro, são complicados quando feitos em avião. Pasme, mas praticamente não há voo entre estas cidades, quando você vai de uma para outra, precisa tomar o voo de volta a Lima e de lá retornar. Exemplo: para ir de Trujillo a Piura, você precisa fazer o trecho Trujillo/Lima/Piura, já que não há voos direto. Eu não sei se era a época, mas me disseram que é assim mesmo, enfim..... Para ir de ônibus, as viagens são muito demoradas, pois se leva horas de uma cidade a outra, parece que os ônibus não fazem uma linha direta pelo litoral, eles saem do litoral, vão por meio de cidades do interior, depois retornam para o litoral, voltam para cidades do interior, e assim você fica perdendo o maior tempo em viagens.

Mas independente disto, ainda irei conhecer estes locais e depois farei um post contando tudo e dando todas as dicas para você.
Com este post finalizo a série PERU que foi divida em 4 partes. Pelo retorno que tenho recebido, as informações e fotos sobre este país muito agradou os leitores e espero que tenha despertado uma grande vontade de conhecer este país vizinho.

Qualquer dúvida que tenha entre em contato, estarei à disposição para responder-lhe.

Um abraço e até outro post,

Benevide

2 comentários:

  1. Benevide, como você sou uma apaixonada pelo Peru, e me apaixonei pelo País antes de me apaixonar pelo meu marido, por sinal um peruano (rsrsrsrs)... coincidências da vida!

    Parabéns pelos seus "posts", estão excelentes para todos aqueles que desejam conhecer e reunir muitas dicas antes de desbravar um País tão rico culturalmente. Adorei!

    Tenho a sorte de visitar o Peru frequentemente e sempre me surpreendo com algo novo.

    Para você novas aventuras, diversão, conhecimento e tudo o que viagens trazem de bom a nossa alma! Siga sempre arrumando a mala aí!

    ResponderExcluir
  2. Olá, seu post ajudou muito a planejar nossa viagem que será de 21 a 30 de setembro de 2017. Muito obrigada!

    ResponderExcluir