domingo, 16 de fevereiro de 2014

SOCORRO - LINDÓIA - ÁGUAS DE LINDÓIA


Dando continuidade às postagens relativas à região bragantina e arredores, vou falar sobre as cidades de Socorro, Lindóia e Águas de Lindóia.

Como disse no post referente a Bragança Paulista, escreverei roteiros por grupo de cidades próximas, de modo que, caso você queira poderá visitá-las de uma vez ou individualmente.

Como são cidades próximas, há possibilidade de fazer o tour básico, em um único dia. Quem decide é o “cliente”. Entenda-se como tour básico as atrações principais.

Lembrando que estou fazendo os comentários sempre a partir de Bragança Paulista.

Quando eu faço este roteiro, geralmente vou primeiro até Águas de Lindóia que é a cidade mais distante, com uma parada em Lindóia. No retorno sigo direto de Águas de Lindóia para Socorro.

Então vou escrever seguindo esta linha, e a ordem das cidades fica a critério de cada um, no final dá tudo certo.

As distâncias aproximadas entre as cidades são:

O acesso a partir de Bragança é a estrada Bragança/Socorro (BR-146), que neste trecho se chama Rodovia Capitão Bardoino. Há indicações na cidade a respeito da direção para Socorro/Águas de Lindóia, basta segui-las.

Passado cerca de 45 km você passará pelo portal de Socorro, continue em frente seguindo as placas com indicação de Lindóia/Águas de Lindóia. Ainda em Socorro você irá se deparar com um shopping de malhas e uma feira de malhas, falarei sobre este locais na parte relativa a Socorro.

Depois de 16 km, você automaticamente entrará na cidade de Lindóia, já que é necessário cruzá-la para pegar a estrada que leva até Águas de Lindóia.

Ah! Vale esclarecer que Lindóia e Águas de Lindóia, são cidades diferentes. Muita gente pensa que é uma única cidade.


LINDÓIA

Seu nome oficial é Estância Hidromineral de Lindóia, e é considerada a "Capital da Água Mineral", já que dali é extraído um volume de 40% da água mineral consumida no Brasil, caracteriza portanto a riqueza natural do local. O Rio do Peixe passa ao longo do município e oferece trechos de grande beleza natural. A cidade tem como sua principal atração o Grande Lago, local destinado ao eco turismo e práticas de esporte e lazer.

Dentre as três cidades deste roteiro, Lindóia é a que possui menos atrações, por isto vale a pena dar uma parada e conhecer o que a cidade oferece, isto na ida, já que precisará dispor de mais tempo para as demais.

Você cruzará a Ponte de Arco e olhando a sua direita verá a famosa Garrafa de Água Mineral Lindóia, que é um monumento à famosa fonte da cidade. Vale a pena parar por ali para tirar algumas fotos.

PONTE DE ARCO – Construída em 1938 sobre o Rio do Peixe, por uma construtora italiana.

Ponte de Arco

Ponte de Arco

GARRAFA – Desde 1978 representa a maior riqueza do Município: Água Mineral. Pode-se dizer que é o cartão postal da cidade, já que a maioria dos turistas tiram fotos ali.

Monumento da Garrafa

Passando a ponte, logo que avistar a garrafa, você pega a rua à direita, ali é tranqüilo para estacionar e também é o caminho que leva até o Complexo do Lago, chamado pelos locais de “lagão”. Seguindo as placas indicativas você chegará ao Grande Lago Lindóia, que fica em uma área residencial bastante bonita.

GRANDE LAGO LINDÓIA - Complexo Turístico do Vale do Barreiro, composto por espelhos d'água que são alimentados pelas nascentes que afloram das montanhas. Sua área pertence à Prefeitura, sendo o maior empreendimento turístico da região. Conta com o Clube Náutico e Vertedouro. É muito procurado para o eco turismo por sua paisagem exuberante, cachoeira em sua cabeceira, árvores ornamentais, etc. Destaca-se também a prática de Esportes e Lazer, tais como: pesca, natação, esportes náuticos, trekking, corrida, etc.
Clube náutico: Composto de 07 quiosques com churrasqueiras, 01 lanchonete, 02 decks,vestiários e fontes de água mineral.
Vertedouro: Composto de 02 quiosques com churrasqueiras, vestiários, quadras de areia, pista de skate, lanchonete e praia artificial.
Endereço: Av. Contorno do lago, s/n.

Grande Lago

Grande Lago

Grande Lago

Outras atrações em Lindóia são: Cristo Redentor, Morro do Mosquito, praças, etc. Havendo interesse em ficar mais tempo na cidade basta seguir as orientações dos painéis turísticos que se encontram em diversos pontos da cidade. Como ela é muito pequena, você não terá dificuldades para encontrá-los ou obter informações.

Retornando para o monumento da garrafa, você passará em frente a ela e seguirá direto para o caminho que leva até Águas de Lindóia. O trecho é bem sinalizado, não há como errar.

ÁGUAS DE LINDÓIA


Portal da Cidade

Seguindo a estrada (uma grande subida de 7 km) você chegará ao portal da cidade de Águas de Lindóia, ali há um posto de informações turísticas, inclusive você pode obter um mapa da cidade, para melhor se orientar.

A cidade é conhecida como um dos mais importantes centros hidroclimáticos do mundo. As propriedades medicinais de suas águas foram atestadas por Dr. Francisco Tozzi em 1.909 e Madame Curie (Prêmio Nobel de Física) em 1.926. Deste modo, tem destaque o turismo voltado para a cura e repouso, além das opções de lazer. Esta situada entre os montes e vales na Serra da Mantiqueira, com uma altitude média de 945 metros e clima ameno.

Oferece opções de gastronomia de alta qualidade em restaurantes e barzinhos, comércio de malhas, couro, roupas e acessórios e os deliciosos doces de frutas regionais e produtos da fazenda.

Tudo isto faz com que o local inspire o descanso, tranquilidade, relaxamento, enfim um local perfeito para curtir o passeio/férias caso o objetivo seja desestressar.

A cidade possui hotéis instalados em prédios de arquitetura antiga muito lindos, e em determinados locais se têm a impressão de estar em alguma cidadezinha da Europa ou do sul de nosso país.

Chegando a Águas de Lindóia, após passar pelo portal, recomendo que você siga as placas com o destino Praça Adhemar de Barros, que é o ponto central da cidade. Ali você pode deixar seu carro estacionado e caminhar a pé, curtindo as principais atrações existentes no local, que são: Praça Adhemar de Barros, Rua São Paulo, Bosque Municipal Zequinha de Abreu e Loja de Cosméticos Dr. Tozzi.

PRAÇA ADHEMAR DE BARROS - É uma praça muito bonita, composta por área verde com espelhos d’água, que torna o local muito propício para passeios a pé. Seu projeto foi feito pelo famoso paisagista Burle Marx. O local conta com ponto de trenzinhos turísticos, carrinhos de propulsão humana para crianças, ponto de charretes para adultos e crianças e pedalinhos no lago. Ali também funciona uma feira de artes e artesanato nos finais de semana e feriados prolongados. A noite funciona uma fonte luminosa, tornando o local romântico e acolhedor.
Praça Adhemar de Barros
Praça Adhemar de Barros
Praça Adhemar de Barros
Praça Adhemar de Barros
Praça Adhemar de Barros

RUA SÃO PAULO - com seus restaurantes e lojas e demais ruazinhas da área central. Uma dica: nesta rua há um restaurante chamado CHIC CHOPP I, ali nós comemos um sanduíche ótimo, é o PSICODELICO, que é feito com rosbife, presunto, mussarela, copa e azeitona preta. Simplesmente ÓTIMO! Se ao passar por ali bater aquela fome, já sabe!
Sanduiche Psicodélico

BOSQUE MUNICIPAL ZEQUINHA DE ABREU – Localizado na Praça Dr. Francisco Tozzi, em frente ao Balneário, bonita alameda totalmente arborizada, onde corre um riacho em toda sua extensão, suas escadas são utilizadas para realização de feira de artesanato, malhas, artigos de couro, todos os domingos e feriados. Há um acesso pela Rua São Paulo (em um dos cantos da Praça Adhemar de Barros).
Bosque Zequinha de Abreu
Bosque Zequinha de Abreu
Bosque Zequinha de Abreu

LOJA DE COSMÉTICOS DR. TOZZI – é uma loja com produtos de beleza e cuidados corporais, FANTÁSTICA! Trata-se de um produto com história desde 1901, conforme consta no site. A linha de produtos é composta por loções, gel e sais de banho, shampoo/condicionadores, óleos, manteigas, sabonetes e hidratantes de excelente qualidade. Eu quando vou lá, piro nos sabonetes e compro “trocentos”. Dr. Francisco Tozzi foi e é uma figura muito conhecida na cidade, já que foi o fundador das termas. Eu transcrevi a história dos Cosméticos Dr. Tozzi, que consta no site deles, a qual de certa forma é vinculada à história da cidade. Para conhecer os produtos da marca e demais informações clique aqui.

“NOSSA HISTÓRIA
Os produtos Dr. Tozzi para chegar ao sucesso de aceitação que se tornou nos dias de hoje, precisou passar por vários processos ao decorrer dos anos.
Pesquisas em documentos da época e a tradução de fórmulas, foram feitas por pessoas competentes e preparadas.
Um breve resumo para que conheçam essa maravilhosa e inesquecível
História

Dr. Francisco Antônio Tozzi (1870-1937), descendente de uma família tradicional na área da medicina e farmácia desde 1799, nasceu em Benevento na Itália em 18 de Junho de 1870.

Formou-se médico pela Faculdade de Nápoles e pós-graduado em Milão, especializando-se no tratamento e cura pelas águas termais, tornando-se um renomado médico cientista na Europa.

Veio para o Brasil em 1901, e já em 1916 fundava Thermas de Lindóya hoje Águas de Lindóia.

Em 1926 recebeu a visita da ilustre cientista polonesa, Madame Marie Curie, prêmio NOBEL de física, que comprovou e avalizou suas pesquisas e a elaboração de produtos com as águas termais de Águas de Lindóia, sendo esta composta de ótimas propriedades para a cura de inúmeros males.

1996 - Sua bisneta se interessa pela fórmula do sabonete.

Em 1996 com a fórmula do sabonete em mãos, Valeria Tozzi segue a frente dos negócios e inaugura sua primeira boutique de banho, dando continuidade a tradição da familia.
A Empresa que antes possuía o nome de “Produtos Estância Azul Dr. Tozzi” hoje é conhecida por Dr. Tozzi Cosméticos e é uma marca reconhecida em todo o Brasil e no mundo.

Sua maior preocupação, além da qualidade e originalidade, sempre foi em manter as características de seu produto.
O uso do principal agente que são as Águas Termais, óleos essenciais e extratos naturais, faz com que se mantenha o equilíbrio entre seguir a tradição de seu bisavô, sem deixar de ficar atenta a constante mudança de um mercado atual e exigente.”


ARQUITETURA DE EDIFICIOS E HOTÉIS – é algo para se observar ao redor da Praça Adhemar de Barros e ruas próximas.


DOCES TÍPICOS DA REGIÃO – Os doces, inclusive os tipo compotas, são de matar qualquer um, não deixe de conhecê-los e prová-los. Com certeza você voltará com um ou mais vidros, na bolsa/mala. Você encontra em diversos pontos da cidade.

Depois de conhecer esta parte da cidade, é hora de seguir para o Balneário Municipal, então siga as placas indicativas e rapidinho você chegará à Praça Dr. Francisco Tozzi. Chegando ali, de imediato você identificará o Balneário Municipal, pois ele que ocupa grande parte da área.

BALNEÁRIO MUNICIPAL DE ÁGUAS DE LINDÓIA - foi construído em torno das principais fontes de águas radioativas que existiam à época, isto no começo do século XX. O projeto foi realizado por um dos maiores arquitetos da época chamado Oswaldo Arthur Bratke, o paisagismo ficou por conta de Burle Max. Também conta com pinturas e mosaicos feitos por artistas renomados.

O médico italiano Dr. Francisco Tozzi, fundador das termas, realizou estudos à época, onde concluiu que as águas daquele local, possuíam elementos que contribuíam para o tratamento de diversas enfermidades, dentre elas: cálculos renais, ácido úrico, eczemas, reumatismos, etc.

Nos dias de hoje, os recursos disponíveis na terapia pelas águas (CRENOTERAPIA), são oferecidos no Balneário Municipal, sendo uma das soluções mais saudáveis para a prevenção e/ ou tratamento de doenças. Os tratamentos consistem em diversos tipos de banhos não somente de fator terapêutico, mas também os de características relaxantes, inclusive contam com massagens.

O Balneário também possui um complexo de lazer formado por três piscinas abastecidas com água mineral natural, constantemente renovada a uma temperatura de 26º C, lanchonete e solário.

Você pode obter informações detalhadas por meio do site www.balnearioaguasdelindoia.com.br(clicar aqui)
Balneário Municipal
Balneário Municipal
Balneário Municipal

Nas imediações do balneário, encontra-se o acesso à subida que levará ao mirante do Cristo, localizado no Morro do Cruzeiro, que é um dos ou o ponto mais alto da cidade, siga as placas de orientação e em caso de dúvida o próprio mirante. O local conta com uma estátua e um mirante de onde se avista toda a cidade de Águas de Lindóia e arredores. Dali se tem uma bonita vista do caminho que leva para a cidade vizinha de Monte Sião/MG. O acesso pode ser em carro ou por meio do trenzinho turístico que sai da Praça Adhemar de Barros.
Mirante do Cristo
Mirante do Cristo
Vista da cidade a partir do Mirante do Cristo
Praça Adhemar de Barros, vista a partir do Mirante do Cristo

Descendo o Morro do Cruzeiro (Cristo), você pode retornar á área central, ou ir pela esquerda, margeando o centro seguindo as placas de saída da cidade.

No caminho você verá diversos restaurantes simples, mas interessantes e também algumas lojas que vendem muitas coisas gostosas, tais como queijos artesanais, embutidos artesanais, doces típicos da região e do sul de minas, biscoitos, enfim muitas guloseimas. Vale ressaltar que em vários pontos da cidade você encontrará lojas deste tipo.

Águas de Lindóia também oferece o chamado turismo rural e turismo de aventura, você poderá obter informações na cidade ou por meio da internet. Segue dica de duas empresas que realizam o turismo de aventura:

LINDOIA AVENTURA – Rua Romualdo Ricieri Giaciani, 660 – Tel.: (19) 3824-6644 – (www.lindoiaventura.com.br)clicar aqui

JEEP TRILHA – Praça Adhemar de Barros – Tel.: (19) 9742-7474

Além disto você encontrará outros locais a serem visitados na cidade, mas para o passeio de um dia o que eu sugeri é suficiente, porém querendo ficar mais dias na cidade, não falta o que fazer.

Agora retomando a estrada novamente.........

Você deverá seguir as placas indicativas para Lindóia e chegando ali, as placas indicativas para Bragança Paulista, já que Socorro fica no trecho Lindóia-Bragança. Percorrendo 16 km você chegará em Socorro.

SOCORRO

Portal da cidade - sentido Bragança/Socorro

Cidade turística, localizada junto à Serra da Mantiqueira, que com suas características interioranas oferece inúmeros atrativos para todas as idades, em atividades de terra ou na água, inclusive atividades de aventura.

Você também poderá desfrutar de eco turismo, turismo rural, turismo de aventura, compras em seus dois centros de venda de malhas/confecções, dentre outras coisas.

O que não falta por ali são bonitas paisagens e tranquilidade.

Ao avistar o portal da cidade (sentido Lindóia/Socorro), você deverá passar por ele de modo a adentrar na parte central da cidade.
Portal da cidade -  sentido Lindóia/Socorro

Olhando para o lado direito, após passar a prefeitura você verá indicação referente ao caminho para o Mirante do Cristo. Siga as orientações e chegará até o mirante.

MIRANTE DO CRISTO - Dali você tem uma vista muito bonita de toda a cidade de Socorro. Um dos pontos que mais aprecio avistar dali, é a Praça da Matriz, onde fica a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, inclusive a noite, quando nota-se com maior facilidade o local, já que tem uma iluminação bastante marcante.

O efeito das luzes da cidade altera bastante a paisagem vista do mirante, portanto caso seja possível visite o local durante o dia e a noite também.
Mirante do Cristo
Vista da cidade a partir do Mirante do Cristo
Praça da Matriz vista a partir do Mirante do Cristo

Voltando para a área central, siga as placas com orientação para chegar até a Praça da Matriz, ali se encontra a igreja matriz que é a Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que possui arquitetura muito interessante e bonita.

A disposição das árvores na praça cria ângulos especiais para se contemplar/fotografar.
Igreja Nossa Sra. Perpetuo Socorro - Praça da Matriz
Igreja Nossa Sra. Perpetuo Socorro - Praça da Matriz
Igreja Nossa Sra. Perpetuo Socorro - Praça da Matriz

Na praça há um coreto, que foge à disposição tradicional, deste tipo de construção, ou seja, são sempre feitos na área central de uma praça. Ali o coreto fica em um dos cantos da praça, o que dá a impressão de que o mesmo não faz parte do conjunto.
Coreto da Praça da Matriz

Esta praça está rodeada de casarões antigos, o que contribui para embelezar o ambiente. Nestas construções encontram-se instaladas lojas, cafés, escritórios e também residências.
Casarões - Praça da Matriz
Casarões - Praça da Matriz

Tenho uma recomendação especial a fazer, é o café EMPÓRIO CAIPIRA (Praça da Matriz, 104), onde comemos salgados e doces, bastante saborosos. O atendimento ali é muito atencioso. Um local que marcou.
Empório Caipira - Praça da Matriz
Torta de limão do Empório Caipira

Como estávamos com pressa, pois já era final de tarde e ainda tínhamos muito o que visitar, não circulamos pelas ruas ao redor da Praça da Matriz, mas o que vimos deu para notar que o centro é composto por diversas construções antigas, onde está instalado o comércio local.

Da região central você pode fazer dois tipos de passeio, você decide qual fazer primeiro. Seguindo as orientações poderá ir para o Shopping e Feira Permanente de Malhas ou para o Corredor Turístico Rio do Peixe.

Vou falar primeiro da feira e do shopping.

A FEIRA PERMANENTE DE MALHAS - abrange um conjunto de lojas, que lado a lado, formam um grande complexo de malhas e confecções, em sua maioria produtos feitos na região. O local possui um amplo estacionamento e encontra-se próximo ao portal da cidade no sentido Lindóia/Socorro.
Feira Permanente de Malhas
Feira Permanente de Malhas

Próximo da feira encontra-se instalado o shopping de malhas/confecções, chamado de MODA LOJA DE FABRICA, que também seguindo a linha da feira oferece muitos produtos relativos à confecção de roupas e malhas.

Principalmente nos finais de semana, são locais muito procurados pelos turistas que estão na cidade, ou simplesmente, passando por Socorro, já que como dito anteriormente a cidade fica na rota de diversas cidades que compõe o circuito das águas.

Estando em um destes dois locais e querendo seguir para o Corredor Turístico Rio do Peixe, siga as placas de orientação no sentido Bragança Paulista/São Paulo. Assim que você pegar esta estrada, encontrará placas de orientação quanto à entrada para o Corretor Turístico Rio do Peixe, que fica à esquerda da estrada.

O CORREDOR TURÍSTICO RIO DO PEIXE, na verdade é a estrada Socorro/Munhoz, que leva este nome devido a quantidade de locais disponíveis para o turismo de aventura e eco turismo existente ali, onde é possível praticar aventuras radicais, passar o dia em pesqueiros, visitar grutas, etc.

Logo no inicio deste caminho, há uma placa com indicações dos locais instalados no roteiro e respectiva quilometragem a partir dali. É bom para fazer você decidir se encara ou não o trecho.

Alguns dos locais instalados no Corredor Turístico Rio do Peixe são:

Kango Jango - (19) 3855 7507 -Estrada Soc. Munhoz Km5 (http://www.kangojango.com.br/)clicar aqui

Parque do Monjolinho - (19) 3895 7346 - (19)3855 7002 - Estrada Soc. Munhoz Km 6 – ( http://www.parquedomonjolinho.com.br/ )clicar aqui

Rios de Aventura - (19) 3895 6255 - (19) 3895 5292 - Estrada Soc. Munhoz – ( http://www.riosdeaventura.com.br/ )clicar aqui

Gruta do Anjo - (19) 3895 1357- (19) 9741 9797 Estr. Socorro / Munhoz, Km 1 – ( http://www.pousadagrutadoanjo.com.br/home/gruta.php#gruta )clicar aqui

GRUTA DO ANJO – Sua origem é conseqüência de uma antiga mineração existente no local, que foi desativada em 1995. Após a desativação formou-se uma piscina natural de água mineral, que em alguns pontos chega a 4 metros de profundidade e temperatura média de 10 graus. Ali se faz passeios em pedalinhos.

Como visto é uma gruta artificial, já que as imagens ali existentes são provenientes de explosões de dinamite durante o período em que a mineração esteve ativa.

É cobrado o ingresso de acesso à gruta. Outras informações podem ser obtidas no site (clicar aqui) - Estr. Socorro / Munhoz, Km 1
Gruta do Anjo
Gruta do Anjo
Gruta do Anjo

MIRANTE DA PEDRA DA BELA VISTA – Trata-se de um passeio até a Pedra da Bela Vista, cujo acesso é pela estrada Socorro/Lindóia. Após sair da citada estrada, o trecho consiste em 1 km em asfalto e 6 km em estrada de terra. Como o próprio nome identifica trata-se de um ponto muito alto de onde se têm uma vista linda da cidade de Socorro e região. Próximo ao mirante a estrada é bastante inclinada, eu não gosto de dirigir em subidas/descidas íngremes, então fiquei um pouco com medo, mas não se oriente por mim, sou medroso neste quesito...rs.rs.rs... Mas quando chegamos lá o visual compensa tudo. É cobrada uma pequena taxa de ingresso. Este ponto é utilizado pelas pessoas que querem praticar rapel, escalada, voo duplo de paraglider e trekking. Informações no site ( www.pedrabelavista.com.br )clicar aqui
Vista com Pedra Bela Vista ao fundo
Pedra da Bela Vista
Pedra da Bela Vista
Pedra da Bela Vista

CIDADE AVENTURA – É uma agência que promove a pratica de esportes de aventura, tais como: Rafting, Tirolesa, Parapente, Rapel, Arvorismo e Trekking. Você pode obter informações no site da mesma ( clicar aqui) ou no escritório que fica localizado na Praça da Matriz, 257 (19) 3895-1500.

Em Socorro há muito, mas muito mesmo o que fazer, de modo que o citado neste post foram atividades que são possíveis de fazer em um único dia, isto se aplica mais a pessoas que residem na capital de SP, ou nas cidades circunvizinhas de Socorro. Para os demais, caso queira passar alguns dias em férias ou mesmo curtir um feriado prolongado verá que há muito mais a ser explorado por lá. Resumindo, deixo um endereço onde você poderá ver o que a cidade oferece, inclusive a quantidade de atividades relativas ao turismo de aventura. O endereço é : www.socorro.tur.br (clicar aqui)

Também segue o link onde você pode obter um mapa turístico da cidade, (clicar aqui.

PASTELARIA COROZOLA – Se você gosta de pasteis não pode deixar de experimentar um dos pasteis servidos nesta pastelaria, são muito bons e acompanhadas de um caldo de cana...... é tudo de bom ! Ela fica na saída da cidade, próximo ao portal no sentido Socorro/Bragança. Eu digo saída, por estar considerando que estou indo embora para casa...rs.rs.rs.... Mas se você está chegando em Socorro, ela fica um pouquinho antes do portal, que neste caso é entrada da cidade...nossa que confusão !!!

Você deve ter notado que em determinados pontos do post, utilizei a conjugação verbal considerando “nós”, é que fiz as visitas na companhia de minha sobrinha Lorena, que me ajudou muito com a parte de anotações de informações/dados e também com algumas fotografias. Obrigado Lorena Rocha!

Bom, assim finalizo mais um post relativo à região bragantina, esperando que você tenha gostado e resolva conhecer os locais. As vezes vamos para tão longe em busca de diversão/descanso, quando na verdade temos tantas opções próximas de nós.

Um abraço e até breve,

Benevide

Nenhum comentário:

Postar um comentário